13 novembro 2012

É fácil ser cristão? Iraque: Fuga de Cristãos


"Cristãos fogem do país abandonado à própria sorte"

Kirkuk (RV) - “Piora a situação dos cristãos no Iraque”, é o que denuncia o Secretário Geral da Conferência Episcopal Iraquiana, Arcebispo Caldeu de Kirkuk Dom Louis Sako. Em entrevista à Agência xiita “Alsumaria News”, ele manifestou a sua tristeza pela contínua migração dos fiéis do país, fuga esta que ameaça até mesmo a presença cristã no Iraque.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o sacerdote iraquiano Georges Jahola sublinhou que os atentados a bomba, sequestros de crianças para que grupos armados possam obter recursos, além das contínuas execuções, indicam que o Iraque está muito longe de ter atingido a normalidade.
Referindo-se ao êxodo dos cristãos do país, indicou que cerca de um terço dos cristãos abandonaram o país e entre 300 a 350 mil vivem precariamente devido às condições gerais do país. “Os fiéis acabam migrando devido à falta de trabalho, de serviços e produtos básicos, como combustível e eletricidade. Os atos terroristas hoje, afirma, são mais resultado da luta entre componentes políticos.
Padre Jahola cobra do governo a responsabilidade em garantir a todos os grupos "a segurança, a estabilidade e a dignidade", explicando que "os cristãos fogem do Iraque em busca de uma vida pacífica e uma vida de cultura que falta no Iraque, assim como a educação escolar". E conclui denunciando que"o país foi abandonado pelo ocidente a própria sorte após 10 anos de ocupação". (JE)

 De: news.va


Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>