22 novembro 2012

Papa a católicos e muçulmanos: "Prosseguir no caminho do diálogo autêntico"

2012-11-21 Rádio Vaticana Cidade do Vaticano (RV) - "Prosseguir no caminho do diálogo autêntico e fecundo" – foi o pedido de Bento XVI numa mensagem no encerramento do oitavo colóquio entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e o Centro Islâmico para o Diálogo Inter-religioso (CID) da Organização para as relações e a cultura islâmica (ICRO).
A iniciativa sobre o tema "Cooperação católica e muçulmana na promoção da justiça no mundo contemporâneo" foi coordenada pelo presidente desse dicastério vaticano, Cardeal Jean-Louis Tauran, e pelo presidente da ICRO, Dr. Mohammad Bagher Korramshad.
O encontro entre personalidades católicas e muçulmanas realizou-se num clima amigável, considerado "um terreno comum para agir de forma positiva e partilhar valores". Numa nota, os participantes manifestaram estar cientes e preocupados com os desafios atuais, incluindo as crises econômicas, questões ambientais, enfraquecimento da família como instituição fundamental da sociedade e as ameaças contra a paz mundial.
Segundo o documento, foi ressaltada "a responsabilidade dos líderes religiosos, das instituições e de todo fiel para denunciar a injustiça e a opressão em todas as suas formas e promover a justiça no mundo.
"A Justiça como uma virtude baseada na dignidade humana: acreditamos que as nossas religiões possuem recursos que podem inspirar os povos a trabalhar para tornar realidade a justiça e paz", destacam os participantes, que pedem a cristãos e muçulmanos para que continuem aprofundando o conhecimento uns dos outros através do constante diálogo e da cooperação.
Eles ressaltam a necessidade de colher os frutos do colóquio e levá-los aos povos de suas comunidades e sociedades para que possam ter um efeito real no mundo.
O próximo colóquio se realizará em Teerã, no Irã, daqui a dois anos. (MJ)


De: news.va 


Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>