15 março 2013

As penas da galinha - Difamação

“Javé, coloca em minha boca uma guarda, uma sentinela à porta dos meus lábios. Impede meu coração de se inclinar para o mal, de cometer crimes junto com os malfeitores. Não vou participar de seus banquetes” (Sl 141,3-4).
Era uma vez…  uma senhora, que num certo dia foi confessar-se.
- Padre, pequei difamando uma pessoa. Estou arrependida de todas as difamações e calúnias cometidas contra o próximo. Quero o perdão de Deus e a penitência.
O padre responde à senhora:
- Você receberá o perdão, mas vou lhe dar uma penitência. Vá para casa, tome uma galinha, mate-a, tire as penas e coloque-as num saco, e depois traga as penas para mim.
E a senhora cumpriu a penitência: foi para casa, matou a galinha, tirou as penas e levou-as para o padre. E o padre disse:
- Você até agora cumpriu uma parte da penitência. Agora, gostaria que cumprisse a segunda parte. Vá a montanha mais alta que encontrar perto da cidade e jogue as penas para o ar. Depois que o vento levar as penas para os quatro cantos da cidade, deve ter a paciência de recolhê-las, uma a uma.
A mulher, espantada com a penitência que o padre estava lhe dando, disse:
- Isso é impossível. Não conseguirei recolher todas as penas que o vento levar pelos quatro cantos da cidade.
O padre disse para a mulher:
- Minha senhora, assim são as calúnias e difamações. Quando você calunia uma pessoa, a calúnia se espalha por todos os cantos. E assim como é impossível recolher as penas, também é impossível recolher a propagação da maledicência e restaurar o bom nome de uma pessoa, quando alguém a difamou.
Reflexão:
A palavra tem muito peso. Pode construir ou destruir, dar vida ou matar, consolar ou machucar um coração.  Por isso ela deve ser muito bem pesada antes de ser pronunciada.  Cuidado, você pode machucar, ferir seus irmãos.  Imitemos São Paulo, abençoando a todos: “abençoai os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis” (Rm 12,14).
Peçamos junto com o salmista que o Senhor coloque uma sentinela à porta de nossos lábios para só pronunciarmos o que for edificante.
Pense nisso.

De: alphaeomega.org.br

Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>