18 maio 2013

É bíblico dar glória e louvor a Maria e aos santos?





* Citações bíblicas retiradas da versão protestante.

Estava recentemente lembrando uma oração que há alguns anos eu praticava com grande devoção, pedindo a intercessão de Santo Inácio de Loyola, que aliás me alcançou grandes favores do Senhor. Lembrei-me que em uma parte da novena dizia-se: "Glorioso Santo Inácio". Digo isso porque junto com essas memórias foram associadas outras, quando já conversava com os irmãos protestantes, que compreendiam de maneira incompleta a palavra de Deus, alegando que ninguém além de Deus pode receber a glória, honra e louvor. Assim - segundo eles - aquele que chamamos de "glorioso" a algum santo ou aVirgem Maria, nossa Mãe, ou que afirmam que eles são dignos de "louvor" por suas virtudes e santidade, é errado e contrário à vontade divina.
É verdade que o Senhor Deus é digno de toda honra, poder, louvor, glória e adoração, como os católicos acreditam também. Que a Escritura afirma claramente:
1 Tm 1:17 "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. ."
Ap 5:13 "E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. "
No entanto, isso não contradiz o que podemos louvar as virtudes e santidade de pessoas que vieram antes de nós, o encontro com o Pai Celestial, ressaltando ainda mais a glória que eles têm diante dEle . Estes nossos irmãos são a Virgem Maria e os santos . Devemos compreender que, se dizemos que Deus merece este reconhecimento de glória e louvor, é óbvio que está no mais alto grau e infinito, uma vez que Ele é um Ser Infinito, enquanto suas criaturas irá recebê-los um grau muito menor. Não se toma nada ao Senhor a glória e louvor que damos aos seus filhos santificados por Ele mesmo. Maria merece ser louvada e glorificada por sua santidade, de uma maneira especial por ser a Mãe do Senhor. A glória e louvor de Deus não é absolutamente prejudicada, pelo contrário, o Senhor é louvado e glorificado nos seus santos.
Até agora, nós poderíamos encontrar a ira dos irmãos protestantes, como o próprio princípio da Sola Scriptura (somente a Bíblia), impedido de aceitar mais argumentos do que aqueles encontrados nos livros sagrados (embora a doutrina da Sola Scriptura não é suportada pela Bíblia).
Você vai ver que o louvor a uma pessoa santa - como dizemos nós católicos - não tem nada de extraordinário, como o próprio São Paulo diz aos coríntios que eles devem fazer:
Romanos 8:16-17 "16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.  "
2 Coríntios 12:11, "Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou."
Mesmo que alguém pudesse elogiar a si mesmo, quando ele tinha motivos para fazer isso, como o profeta Isaías proclamou:
Jer 09:24 "Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. "
Os primeiros cristãos foram elogiados pelos incrédulos, por causa de suas boas obras:
Atos 05:13 "Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima. "
O apóstolo Paulo, considerava motivo suficiente para elogiar seus irmãos, o fato de lembrar e seguir o que pregava:
1 Coríntios 11:02 "E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei."
E é a virtude cristã que deve nos motivar a elogiar:
Filipenses 4:08 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.".
 
Quanto à glória, lembre-se que o próprio Deus deu a Salomão, quando ele pediu sabedoria:
1 R 3:13 "E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias."
 
Assim, se o próprio Senhor dá glória a seus filhos, por que negá-la para aqueles que o merecem, pela sua santidade, até o martírio?
Além disso, os seres humanos, em geral, foram coroados de glória e honra do Senhor, como diz a Sua Palavra:
Sl 08:05 "Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. "
 
Falando de Jesus Cristo, a carta aos hebreus lhe dá maior glória a que teria Moisés, como eles se relacionam com o Criador e sua criatura, respectivamente. Isso mostra que a glória de uma criatura, não diminui a glória do Senhor, a diferença, obviamente, é que a glória de Deus é infinita:
Hb 3:03 "Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.".
 
No geral, é digno de glória o cristão que faz o bem:
Rom 2:10 "Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;"
 
Mesmo as criaturas celestes têm a sua glória peculiar, como lemos no livro do Apocalipse:
Apocalipse 18:01 "E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. ".
 
Finalmente, como já vimos, a glória e o louvor que pode receber as criaturas de Deus não diminui a glória e louvar que o Senhor merece ,sim Deus é louvado e glorificado pela santidade dos seus eleitos.
Sendo motivos biblicamente suportados, por que não considerar digno de glória e louvor a Maria, mãe do Senhor, e a todos os santos que servem o Rei dos Reis!
Para finalizar, quero compartilhar com vocês outros versículos bíblicos que reforçam o tema.
Gênesis 49:8 "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; "
 
Dt 32:43 "Jubilai, ó nações, o seu povo, ".
 
Cant 06:09 "viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. ".
 
2 Samuel 14:25 "Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.."
 
 1 Reis 20:11 "Porém o rei de Israel respondeu: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge. ".
 
Provérbios 27:2 "Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios. ".
 
Pr 12:08 "Cada qual será louvado segundo o seu entendimento, mas o perverso de coração estará em desprezo."
 
Pr 31:28 "Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. ".
 
Pr 31:31 "Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.".
 
Eclesiastes 8:15 " Então louvei eu a alegria, "
 
Is 61:7 "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte;."
 
Jer 49:25 "Como está abandonada a cidade do louvor, a cidade da minha alegria!"
 
Ez 26:17 " E levantarão uma lamentação sobre ti, e te dirão: Como pereceste, ó bem povoada e afamada cidade, que foste forte no mar; ela e os seus moradores, que atemorizaram a todos os seus habitantes!."
 
Sl 49:18 "Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma; e os homens te louvarão, quando fizeres bem a ti mesmo,."
 
Sl 63:11 "Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará;."
 
Lucas 16:08 "E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente"
 
Rom 13:03 "Faze o bem, e terás louvor dela. ."
 
1 Coríntios 04:05 "e então cada um receberá de Deus o louvor. ."
 
1 Coríntios 11:22 "Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. "
 
2 Coríntios 10:18 "Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva. "
 
1 Pedro 2:14 "Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. ."

Gn 45:13 "E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá. "
 
Dt 26:19 "Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao SENHOR teu Deus, como tem falado. ".
 
Deuteronômio 33:17 "Ele tem a glória do primogênito do seu touro (referindo-se a José, filho de Jacob)".
 
2 Samuel 1:19 "Ah, ornamento de Israel! Nos teus altos foi ferido, como caíram os poderosos!"
 
1 Crônicas 29:25 "E o SENHOR magnificou a Salomão grandíssimamente, perante os olhos de todo o Israel; e deu-lhe majestade real, qual antes dele não teve nenhum rei em Israel. "
 
1 Crônicas 29:28 "E ele morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória."
 
2 Crônicas 1:12 "Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá. ".
 
2 Crônicas 17:05 "E o SENHOR confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância. "
 
2 Crônicas 32:27 "E teve Ezequias riquezas e glória em grande abundância"
 
Jó 19:09 "Da minha honra me despojou; e tirou-me a coroa da minha cabeça. "
 
Sl 49:16 "Não Tenha medo quando alguém se enriquece, quando você aumentar a sua GLÓRIA casa".
 
Sl 149:9 "para executarem neles o juízo escrito; esta honra de todos os santos."
 
Pv 20:29 "A glória dos jovens é a sua força."
 
Provérbios 28:12 "Quando os justos triunfam há grande, glória".
 
Isaías 05:13 "Portanto o meu povo é levado cativo, porque eles não têm conhecimento, e os seus nobres estão morrendo de fome."
 
É 10:03 "Onde você vai deixar sua glória?"
 
É 17:03 "E o resto da Síria será como a glória dos filhos de Israel."
 
Isaías 17:04 "Naquele dia a glória de Jacó vai desaparecer."
 
Isaías 35:2 "GLORIA  do Líbano será dado, a excelência do Carmelo e Sarom".
 
Isaías 60:15 "Porque você foi abandonada e odiada, de modo que ninguém passava por ti, eu farei de ti uma glória eterna".
 
Isaías 61:3 "Para consolar os que choram em Sião, para dar-lhes de cinzas GLÓRIA".
 
Isaías 66:12 "Porque assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória das nações."
 
Ez 24:25 " E quanto a ti, filho do homem, não sucederá que no dia que eu lhes tirar a sua força, a alegria da sua glória, o desejo dos seus olhos, e o anelo de suas almas, com seus filhos e suas filhas, ."
 
Dan 5:18 "O Altíssimo Deus, ó rei, deu a Nabucodonozor, teu pai, o reino, ea grandeza e glória majestade".
 
Os 09:11 "A glória de Efraim voará como um pássaro, de modo  que não haverá nascimentos."
 
Am 8:07 "O Senhor jurou pela glória de Jacó: Certamente eu nunca esquecerei de nenhuma das suas obras."
 
Nah 2:02 "Porque o SENHOR restaurará a excelência de Jacó como a excelência de Israel;."
 
Zacarias 12:07 "E o SENHOR livrará as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém não se engrandeçam contra Judá".
 
Mt 06:29 "E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles."
 
Lucas 14:10 "Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. ."
 
Rom 2:07 "A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;"
 
Rom 9:04 " Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; ."
 
1 Coríntios 02:07 "A sabedoria oculta, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória".
 
1 Coríntios 09:15 "Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. "
 
1 Coríntios 11:07 "O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. ".
 
1 Coríntios 15:31 "Asseguro-vos, irmãos, pela glória que de vós tenho em Cristo Jesus nosso Senhor, que morro todos os dias."
 
1 Coríntios 15:40 " E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. "
 
1 Coríntios 15:41 "A glória é o sol, e outra a glória da lua e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere da outra em glória".
 
2 Coríntios 1:12 "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e piedosa sinceridade, não com sabedoria carnal, mas pela graça de Deus ..."
 
2 Coríntios 1:14 " Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. "
 
2 Coríntios 3:11 "Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. ".
 
2 Coríntios 11:10 "Como a verdade de Cristo está em mim, não me será de glória nas regiões da Acaia."
 
Ef 3:13 "Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória. "
 
1 Tessalonicenses 2:20 "Vós sois a nossa glória e alegria."
 
1 Pedro 1:7 "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra GLORIA quando Jesus Cristo for revelado."
 
Apocalipse 21:26 "E a ela trarão a glória e a honra das nações."

De: apologeticacatolica.org

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>