Intensa comoção, nesta quarta-feira, ao fim da tarde, no Hospital de São Francisco, no Rio, onde o Papa encontrou jovens toxicodependentes que ali são tratados.
Na manhã de quinta-feira (tarde na Europa e África), o Santo Padre desloca-se ao "Palácio da Cidade", onde benzerá as bandeiras dos Jogos Olímpicos de 2016, que terão lugar no Rio de Janeiro. Depois o Santo Padre vai à Comunidade de Varginha, uma "favela" de 10 mil pessoas.Finalmente, Papa Francisco encontra na catedral da cidade os jovens argentinos presentes nesta JMJ.
Do Rio, o nosso enviado, Silvonei José:
Muitas as emoções vividas ontem com a presença do Papa Francisco, primeiramente em Aparecida, onde prometeu retornar em 2017, na celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, e depois no Hospital São Francisco onde inaugurou uma ala dedicada à recuperação de dependentes químicos; este hospital é considerado o principal legado social da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Infelizmente os trabalhos não ficaram prontos para a chegada do Papa. A previsão é que se concluam dentro de um mês.
Aparecida foi um retorno de Bergoglio à Casa da Mãe, lugar que ele conhece muito bem, pois esteve ali participando da V Conferência de Aparecida. No Santuário mariano celebrou a missa e consagrou os jovens da JMJ e seu pontificado a Nossa Senhora.
Já no esperado encontro no Hospital São Francisco a emoção dos jovens que passaram por grandes dificuldades na vida e saíram ou tentam sair do túnel interminável da dependência.
Membros da Associação Solidários Amigos de Betânia, que se ocupa de homens e mulheres dependentes de droga e álcool estiveram presente no encontro. Nós conversamos com um deles João Paulo.
Entretanto, tiveram início ontem de manhã as catequeses em mais de 20 línguas em 300 locais do Rio de Janeiro. Sobre as catequeses nós ouvimos o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
Nesta manhã de quinta-feira, o Santo Padre vai até o Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio onde irá abençoar as bandeiras dos Jogos Olímpicos de 2016, que se realizarão precisamente na capital fluminense. Depois um dos momentos mais esperados da viagem do Papa Francisco ao Rio. O Santo Padre vai à Comunidade de Varginha, uma comunidade de 10 mil pessoasNós conversamos com dois moradores que aguardam o Santo Padre.
Ainda nesta manhã o Papa Francisco encontra os jovens argentinos presentes na JMJ do Rio, na Catedral da cidade. Os argentinos inscritos na Jornada são cerca de 45 mil.
Na parte da tarde, às 18 horas, a grande festa da acolhida do Papa pelos jovens na Praia de Copacabana. Prevê-se outra grande emoção para os jovens e para o Santo Padre. Do Rio de Janeiro, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.
De: news.va
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>