15 agosto 2013

Eis aí tua Mãe - A Mãe do Rei – Pe. Alírio Pedrini

Ao ser interrogado, quando estava sendo acusado e julgado, o governador Pôncio Pilatos perguntou a Jesus: “Tu és rei?” Jesus respondeu: “Sim, eu sou rei! Para dar testemunho da verdade é que nasci e vim a este mundo… Mas o meu reino não é deste mundo…” (Cf. Jo18, 36-37) Jesus é Rei.

O termo “rei” vem da língua latina, da palavra “rex”. Esta dá origem ao verbo “régere”, que se traduz por “reger, reinar, dirigir, orientar, dar a direção correta”. Portanto, rei deve ser aquele que tem “autoridade e poder” para dirigir, direcionar, orientar, dar a direção correta a todas as pessoas e a todas as coisas, para o bem de todos os seus súditos. É uma traição ao próprio nome, e mais ainda à sua missão, um rei usar de sua autoridade e poder para seu próprio bem, para privilegiar sua família e seus bem quistos, em detrimento da maioria de seus súditos.

Entendemos o reinado de Jesus a partir da origem e do significado da palavra “rei”. Jesus é rei, pois veio ao mundo e nasceu para orientar, dirigir, direcionar, dar a direção correta à vida da humanidade e a de cada ser humano. A humanidade estava transviada de Deus e, por isto, de seu verdadeiro destino. O ser humano caminhava pelos desvios de uma vida sem Deus, sem destino correto, sem rumo, pelas vias do paganismo, da idolatria e de toda sorte de mentira existencial e de vivência do mal. Jesus veio para direcionar e orientar a humanidade e o próprio ser humano, personalizadamente, para o Deus verdadeiro, para os caminhos de Deus, para a verdade revelada por Deus, para a fraternidade, a vida de amor, a convivência solidária fraterna, enfim, para o seu destino correto, para a qual havia sido criada.

A missão Jesus Cristo como rei, isto é, a missão de orientar, de dar a direção correta à vida humana e a todas as coisas, está sendo cumprida desde o seu nascimento, em todos os corações, em todos os lares e lugares onde Ele é conhecido, aceito e obedecido. Muitos milhões, talvez bilhões de pessoas regidas por Jesus já atingiram seu destino: estão no céu. E muitos milhões vivem hoje esta realidade do reino de Jesus, pois se deixam orientar por Ele em suas vidas pessoais, familiares e sociais.

Jesus Cristo Rei teve e tem uma colaboradora extraordinária na missão de reger a humanidade: Maria, sua mãe. Ninguém jamais deixou-se dirigir, orientar e reger tão radical e perfeitamente pela verdade divina, e para o destino supremo, como ela. Ao mesmo tempo, ninguém pôde colaborar com a missão do seu filho, Jesus Cristo Rei, como ela. Aliás, ela prossegue firmemente nessa missão desde sua Assunção, e continuará até que haja um ser humano para salvar. Por isto ela pode com justiça receber o nome de “Rainha”.

Maria, a mãe do Rei, merece o título de rainha exatamente porque sempre colaborou e colabora, quer com sua missão materna, quer com o exemplo de sua vida, quer com suas palavras, quer também por sua incessante intercessão junto à Santíssima Trindade, em favor de seus filhos peregrinos, a fim de que sejam fiéis ao rei Jesus e vivam como filhos de Deus.

O que a Mãe Rainha mais deseja de seus filhos é que orientem firmemente suas vidas segundo os ensinamentos, os conselhos e os mandamentos de seu filho, Jesus Cristo Rei. Aliás, afirma-se que “mãe de rei é rainha”. No entanto, nas rainhas humanas dos reinos deste mundo, muitas renegaram e traíram sua missão, em nada colaborando para “dirigir todas as pessoas e todas coisas para o bem de todos os súditos”. Tiveram ou tem o nome de rainhas, mas não o são de verdade.

Maria é rainha “de fato”, pelo cumprimento de sua missão já realizada, e ainda em realização no mundo, em unidade com Jesus Cristo Rei. A festa de Nossa Senhora Rainha ocorre no dia 22 de agosto. E a oração à Mãe Rainha, o leitor muito bem conhece, e por certo a tem rezado muitas vezes, desde criança: “Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!…”

De: amoranossasenhora.com.br

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>