13 setembro 2013

A Igreja Católica não é a Igreja MÃE... ela é a Santa Mãe Igreja



É devido a esse fato único que todas as demais coisas ... e muitas mais .. se seguem, ocorrem, e NÃO o inverso. A Igreja Católica estabeleceu as Escrituras, definiu o Credo, combateu e superou todas as heresias e preservou a fé ORIGINAL por mais de 2000 anos precisamente porque ELA é o Corpo Místico de Cristo sobre a Terra.

Bom dia a todos e bem-vindos ao Vortex, onde as mentiras e as falsidades são aprisionadas e expostas. Eu sou Michael Voris.

Nos dois últimos finais de semana estivemos em Orange County California – graças a Carol Anne e Bruce, bem como a Sherry e Robert, e os sacerdotes da Norbertines local.

Bom.. a diocese de Orange County anunciou há alguns meses que estava comprando a famosa Catedral de Cristal  .. tornada famosa por Robert Shuller .. um dos pioneiros das mega-igrejas protestantes e do tele-evangelismo.

Seus shows de TV eram conhecidos como a Hora da Força, vistos por milhões regularmente. Shuller também ficou famoso por seu hábito de ter uma área lateral em seu palco por onde podia sair e ir pregar para centenas de carros enfileirados uma mensagem dominical matutina, numa espécie de teatro drive-in.

Sem dúvida .. a Catedral de Cristal foi um marco na história do protestantismo norte-americano. Construção de igreja gigantesca .. televisão .. maior que a vida do pregador.

Então, o inevitável aconteceu. Shuller ficou idoso .. e como ELE era essencialmente a mensagem, quando não pôde mais sustentá-la .. a atratividade de seu show também acabou. Brigas internas entre familiares e diretores da igreja resultaram numa decadência dramática e, logo após, o imóvel gigante foi colocado à venda.

Não tendo uma catedral própria, a diocese católica local adquiriu o imóvel de 300 milhões de dólares em liquidação por 50 milhões.

Estima-se que outros 50 milhões serão necessários para “converter” o prédio numa igreja Católica e que o encargo dessa tarefa ficará para o novo bispo assim que for indicado, pois o atual bispo Tod Brown já está além da idade da aposentadoria obrigatória (75 anos) e só está aguardando o telefonema do Papa.

Enquanto estávamos em Orange County, tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas que estão fazendo o trabalho preliminar de como transformar a enorme construção numa catedral Católica.

Para citar um exemplo, são necessários 100 mil dólares só para limpar todas as janelas envidraçadas sempre que necessário!

Durante uma conversa casual que tivemos com essas pessoas, foi mencionada a seguinte afirmação de Robert Shuller .. parafraseando .. ‘Estou contente que a Igreja Católica tenha adquirido o imóvel, porque ela é a Igreja-Mãe’.

‘Igreja-Mãe’? Sério?? Isso é algo interessante de se comentar por diversos motivos. Primeiro... Shuller diz isso por pensar que a Santa Igreja Católica instituída pessoalmente por Nosso Senhor Jesus Cristo seja uma espécie de quartel-general empresarial e que todas as demais “igrejas não-mães” seriam franquias.  ERRADO!

Nosso Senhor instituiu UMA Igreja e somente UMA. Ele a chamou de “MINHA IGREJA”. Ele a instituiu sobre Pedro e deu-lhe as Chaves. A ninguém mais. Ele prometeu que ELE estaria com essa Igreja até o final dos tempos. E Ele prometeu que ELE enviaria o Espírito Santo para guiar sua Igreja no caminho da VERDADE.

E nisso está o problema com grande parte do Protestantismo atual .. pois a história estabelece que a Igreja Católica em Roma é a Igreja original fundada por Cristo sobre Pedro e somente os opositores protestantes mais enrustidos e teimosos discordam disso hoje em dia.

Mas, como o Cardeal John Henry Newman dizia ... ‘ir fundo na história é deixar de ser protestante’. E ele sabia, pois chegou a ser um clérigo da alta hierarquia na Igreja da Inglaterra, antes de se converter para o Catolicismo depois de estudar a história do cristianismo.

Um grande número de protestantes .. pregadores, pastores e fiéis veem a Igreja Católica apenas como uma igreja a mais entre tantas iguais, com uma ou outra reivindicação única.

Tá bom..  ou seja, a Igreja que definiu as Escrituras E que foi a Igreja original E que em grande parte definiu e sistematizou o credo cristão que pronunciamos a cada semana E que defendeu a fé cristã contra todas as heresias E que esclareceu e superou cada uma dessas heresias por meio de dezenas de concílios ao longo da história E que tem preservado a fé cristã por 2010 anos ... mas, fora essas coisinhas... nada demais, uma igreja como as outras...

Quando pensamos sobre como os Católicos costumam ser tratados pela maioria protestante nos Estados Unidos... podemos dizer que houve um avanço (chamar de igreja-mãe) .. mas, ainda assim, foge da verdade.

Não são essas coisas que fazem da Igreja Católica O QUE ela é... mas sim que foi fundada e instituída pelo próprio Jesus Cristo naquele primeiro domingo de Páscoa... tendo recebido o sopro divino do Espírito Santo que lhe deu vida.

É devido a esse fato único que todas as demais coisas ... e muitas mais .. se seguem, ocorrem, e NÃO o inverso.  A Igreja Católica estabeleceu as Escrituras, definiu o Credo, combateu e superou todas as heresias e preservou a fé ORIGINAL por mais de 2000 anos precisamente porque ELA é o Corpo Místico de Cristo sobre a Terra.

Resumindo, está em sua natureza fazer todas essas coisas devido a como ela foi constituída... ou seja, divinamente.

Assim, é muito curioso ouvir Robert Shuller tecer um comentário admitindo que a Igreja Católica tenha uma reivindicação especial que lhe deva ser concedida, o que ele chama de “igreja-mãe”, e assim considere ter passado a vida pregando o que pode ser considerado uma versão aguada, diluída, do cristianismo.

Na verdade é bastante simples… ou a Igreja Católica tem algo único.. que Shuller e muitos outros protestantes admitem... ou não. Caso sim, então a honestidade intelectual e retidão de alma EXIGEM que se pesquise esse algo até o fim. Foi isso que fez o cardeal John Henry Newman ... E ELE SE CONVERTEU.

Ele não passou vida por décadas pregando um meio-cristianismo e depois, nos seus últimos dias, admitiu que o Catolicismo tem algo a mais que a sua e as outras 40 mil igrejas protestantes NÃO têm!

É terrível e muito triste que ele não tenha dito aos milhões e milhões que assistiam avidamente suas pregações dominicais, que o Catolicismo é a Igreja-Mãe e analisar com maior profundidade o que isso REALMENTE significa.

A Igreja Católica não é a Igreja MÃE... ela é a Santa Mãe Igreja... uma grande, grande diferença.

Deus ama vocês,
Eu sou Michael Voris




Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>