09 outubro 2013

A intercessão do santos



- Os protestantes não se cansam, e afirmam que os Santos não podem interceder porque não são onipresentes. E agora como argumentar isso a um protestante? Vejamos:

São Paulo nos ensina que a Igreja é o corpo de Cristo. Desta forma, os que estão unidos a Cristo através de seu ingresso na Igreja, são membros do Seu corpo. Isso quer dizer que tantos nós que estamos na terra, como os que já morreram na amizade do Senhor, todos somos membros do Corpo Místico de Cristo, onde Ele é a cabeça. Vejam:
São Paulo ensina que a Igreja é corpo de Cristo: “Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.” (Col 1,24)
São Paulo ensina que somos membros do corpo de Cristo e por isso nós cristãos estamos ligados uns aos outros: “assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro.” (Rom 12,5)
São Paulo ensina que Cristo é a cabeça do seu corpo que é a Igreja: “Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja.” (Col 1,18)
Isso quer dizer que nós e os santos (que estão na presença de Deus) estamos ligados, pois somos membros de um mesmo corpo, o corpo de Cristo, que é a Igreja.
Assim como minha mão direita não pode se comunicar com a esquerda sem que esse comando tenha sido coordenado pela minha cabeça (caso contrário seria um movimento involuntário), da mesma forma, no Corpo de Cristo os membros não podem se comunicar sem que essa comunicação aconteça através da cabeça que é Cristo. Dessa forma, quando nós pedimos para que os santos intercedam por nós junto a Deus (comunicação de um membro com o outro no corpo de Cristo), isso acontece através de Cristo. Assim como a nossa cabeça pode coordenar movimentos simultâneos entre os vários membros de nosso corpo, Cristo que é a cabeça da Igreja e é onisciente e onipresente possibilita a comunicação entre os membros do Seu corpo.
Por tanto, a falta de onipresença e onisciência dos santos não apresenta qualquer impedimento para que eles conheçam ou recebam nossos pedidos, e então possam interceder por nós junto à Cristo.

Podemos também analisar alguns textos Bíblicos. Vejamos:

‘’ Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor DOS FILHOS do seu povo [...]’’ (Daniel 12,1).

Miguel protegia OS FILHOS, ou seja, ele protegia vários ao mesmo tempo e não era onipresente!

‘’ Porque, embora CORPORALMENTE DISTANTE, ESTOU PRESENTE A VÓS EM ESPÍRITO, e me Alegro EM VER a firmeza da vossa fé em Cristo’’ (Colossenses 2,5).

Apóstolo Paulo, não era onipresente e estava AUSENTE corporalmente, mas estava PRESENTE em espírito, ao ponto de VER a firmeza da fé do povo daquela certa região.

‘’ Adiantou-se outro ANJO e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os OFERECESSE com as ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS no Altar de ouro, que está adiante do trono’’ (Apocalipse 8,3).

O Anjo não era onipresente e tinha acesso às orações de TODOS os SANTOS.

‘’ Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens. São eles que ACOMPANHAM O CORDEIRO POR ONDE QUER QUE VÁ [...]’’ (Apocalipse 14,4).

Aqui podemos ver que os Anciãos, acompanhavam o Cordeiro (Que é Jesus), por onde ele for Jesus está em todo lugar por ser onipresente. Esse acesso, essa unidade entre o Céu e a terra é de fato permitida por Deus, para que assim uns ajude aos outros.

‘’ Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de TESTEMUNHAS [...]’’ (Hebreus 12,1).

O Reino dos Céus nos cerca. Faz-se presente na terra, os Santos, por meio de Cristo, cabeça do Corpo Místico.

‘’ Foi para dar a esse assunto uma nova feição que Joab fez isso. Porém tu, ó rei, meu senhor, és tão sábio COMO UM ANJO DE DEUS, PARA SABER TUDO o que SE PASSA NA TERRA’’ (2 Samuel 14,20).

Os anjos sabem TUDO o que se passa na terra!

‘’ Ele nos manifestou o misterioso desígnio de sua vontade, que em sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos – desígnio de REUNIR EM CRISTO TODAS AS COISAS, AS QUE ESTÃO NOS CÉUS E AS QUE ESTÃO NA TERRA’’ (Efésios 1,9-10).

Essa passagem nos mostra a unidade do Corpo Místico de Cristo que é a Igreja. A Igreja é a realização da unidade de tudo que está no Céu e na Terra. 


De: facebook.com/DiscipulosDaSempreVirgemMaria


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>