11 outubro 2013

Teve Maria mais filhos?



Teve Maria mais filhos?
Análise de passagens bíblicas.
Por Anwar Javier Tapias Lakatt, Colômbia
O tema de Maria divide católicos e protestantes. Um desses pontos de diferença é a virgindade perpétua de Maria. De acordo com a Igreja Católica, Maria só tinha Jesus, mas os protestantes argumentam a partir da Bíblia, que tinha mais filhos.
Quando eu me encontro com um protestante, seja evangélica ou Testemunha de Jeová, Adventista,  a colocação em um tônico fundamentalista incomoda. Eu sempre começo a conversa com a pergunta: Será que a Bíblia diz que Maria teve outros filhos ou melhor, diz que Jesus teve mais irmãos?  De acordo com eles, não posso me colocar nessa perspectiva (e acho que eles estão levando tudo ao pé da letra). Mas, objetivamente, não é o mesmo, uma vez que, por exemplo, poderiam ser filhos de José e Maria. A verdade é que nenhum deles tinha mais filhos. Com uma análise genealógica simples, vamos mostrar gramática grega.
Primeiro, vamos ver  as citações usadas pelos protestantes para dizer que Maria teve outros filhos. É bom dizer antes de qualquer coisa não é utilizado os “filhos de Maria”, que é o que os protestantes argumentam, mas em qualquer caso, segue o seu argumento.
"5 Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs, não vivem todas entre nós? (Mt 13, 55-56)
Em nenhum lugar  a Escritura diz “filhos de Maria”, o que diz é “os irmãos de Jesus”, mas pode-se  facilmente provar quem é a mãe dos personagens.
“... "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram" (Mc 3, 32)
Quando pergunto aos protestantes, porque não acreditam no purgatório, eles dizem: esta palavra não está na Bíblia. Eu lhes diria que, então Maria não teve mais filhos, porque a expressão “filhos de Maria” ou “Maria teve mais filhos” tampouco aparece na Bíblia.. Neste caso, eles recorrem a outras artimanhas para assegurar isto.
"Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos" (Jo 2, 12)
"Todos eles perseveravam na oração e com o mesmo espírito, na companhia de algumas mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos" (At 1, 14)
Por que não dizer: Maria, a mãe de Jesus, e seus outros filhos? Que cada um responda.
"Mas eu não vejo nenhum outro apóstolo, exceto Tiago, irmão do Senhor." (Gal 1, 18)
Parece que um dos nomes mencionados em Mateus reaparece. Então em si é outro filho de Maria?
Além dessas duas citações  eles se valem mais. Na primeira, a expressão “até que”, faz pensar que depois sucedera o que se está narrando::
" E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." (Mt 1, 25)
No segundo caso, a expressão primogênito sugere que como era a primeira vez, Maria tinha que ter mais filhos.
"E deu à luz seu filho primogênito" (Lc 2, 7)
Com as citações acima qualquer cristão pouco versado cairia no erro de crer que Mara teve mais filhos. Agora chega a nossa vez de mostrar a verdade.
A cultura judaica é uma cultura patriarcal. Na autoridade paterna, e esta autoridade toma atribuições linguísticas tasi que ao referir-se a um irmão de sangre toque aclarar: os filhos de meu pai , já que dizer irmão somente pode referir-se a qualquer grau de parentesco como: tio, sobrinho, primo, etc. Isso ocorre porque na língua hebraica não existe a palavra tio, primo ou outro. Aqui estão algumas referências bíblicas:
"Abrão levou Sarai, sua mulher, a Ló, filho de seu irmão" (Gn 12, 5)
Aqui se ve claro que Abraão é tio de Lot; porém, mais adiante lhe chamou seu irmão:" E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.." (Gn 13, 8)
Há um exemplo em Deuteronômio, que pode iluminar sobre a diferença gramatical entre irmãos de sangue.
"Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai ou sua mãe" (Dt 27, 22)
O autor tem que especificar “filho de”  já que dizer  somente “irmãos” não indica nenhum  grau de consanguinidade específico..
Outro texto que pode fazer protestantes entender a diferença entre filhos de mãe e irmãos é encontrado no Salmo 69. Uma vez no site que eu encontrei um protestante-, que argumentava contra a virgindade de Maria usando este salmo que diz:
"Tornei-me um estranho para meus irmãos, e, como um recém-chegado aos filhos de minha mãe" (Salmos 69.8).
De acordo com o protestante este salmo é messiânico pelo que diz no versículo 10: " É que o zelo de vossa casa me consumiu ", que faz menção dos evangelhos (Jo 2, 17). Daqui ele deduz que Jesus sim menciona a seus irmãos de sangre. Realmente há que se ter una mente muito fechada  para pensar isso; ja que o versículo seisdiz::
" Vós conheceis, ó Deus, a minha insipiência, e minhas faltas não vos são ocultas. " (Sl 69, 6).
Estamos, talvez, até mesmo a pensar que Jesus pecou? Em vez disso, dizem que há versículos messiânicos, mas outros não. O que realmente importa neste texto é que há uma diferença entre irmãos e filhos da mãe, como o autor faz a distinção entre os dois.
Com esta explicação baseada em gramática e citações do Antigo Testamento deve ser o suficiente para mostrar que as referências aos irmãos de Jesus não significam que eles são filhos de Maria, mas ainda assim analisemos quais são os supostos irmãos de Jesus.
Antes de entrar com os supostos irmãos analisemos as expressões antes mencionadas: “até que” e “primogênito”.
De acordo com o texto de Mateus, depois de Maria deu à luz, sugere-se que ela teve relações com José. A verdade é que o significado grego e hebraico é diferente do português. Para nós, o que, indica uma ação que é apresentada a seguir, enquanto os judeus indicam uma ação que não acontece até o tempo, para não mencionar o que poderia acontecer a seguir. Com os textos do Antigo Testamento demonstram.
"E Mical, filha de Saul, não teve filhos, até o dia de sua morte" (2 Sam 6, 23).
Com uma ótica protestante deveria dizer que Micol teve filhos depois de sua morte, porque, como eles dizem que até a sua morte indica o que será feito no futuro, então: uma morta deu à luz. Se analisarmos bem a citação acima, veremos que, na cultura judaica, a expressão "até", menciona o que aconteceu a uma determinada data, sem falar nada depois. O mesmo aconteceu com Maria. Mateus menciona que até o momento do nascimento de Jesus, Maria era uma virgem, não informando tudo o que foi perdido após condição de virgem.
Agora, em Lucas uma expressão de primogenitura de Cristo. Muitos acreditam que primogênito significa o primeiro de várias, mas apenas indica o primeiro, sem importar  se haverá mais.
"Filhos de Moisés Gershon e Eliezer. Filhos de Eliezer: Reabias, o primogênito. Eliézer não teve outros filhos, mas os filhos de Reabias foram numerosos "(1 Cr 23, 15-17).
Como pode ser visto, Eliezer era o seu primogênito, que foi o seu único filho. E pensar que Maria teve mais filhos, porque Jesus é chamado de o primogênito não conhecendo as Escrituras, e acham que nós católicos que supostamente não as conhecemos.
Agora, você começa a conhecer os "irmãos" de Jesus:
O primeiro texto usado pelos protestantes para argumentar sobre os filhos de Maria é:
"Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria? E não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não são todos os que vivem entre vós? (Mt 13, 55-56)
Nós dissemos antes, que em nenhum lugar se diz: filhos de Maria.
Vejamos os quatro nomes e memorizemo-los: Tiago (King James Version), José, Simão e Judas.
Vamos saber quem é a mãe de quatro irmãos.
Começando por Mateus, cheguemos ao momento da cruz:
"55 Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. 56 Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu."(Mt 27, 55.56)
A partir deste texto podemos tirar a seguinte conclusão:
· Não se faz menção a Maria, mãe de Jesus.
· Se menciona uma Maria, mãe de José e Tiago
· Se menciona a mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João (Mt 10, 3)
A partir disso, vemos que Tiago, o "irmão" de Jesus não é o mesmo Tiago, irmão de João. Mas essa mãe é Maria? Já em Mateus esta mulher apresenta a Jesus, pedindoos primeiros postos para os seus filhos (Mt 20, 20-28). Vemos que diz seus filhos a  Jesus, nem apresenta seus filhos como irmãos do mesmo.  Esta Maria não é a Virgem Maria.

Então? Esta Maria aqui mencionada será a mesma do capítulo treze? O que se pode analisar é que se Maria (Mãe de Jesus) em verdade é mãe de Tiago e José, Mateus não a nomeia como mãe de Jesus, e sim como mãe dos outros dois, isto é muito suspeito.
Se ler rapidamente os três evangelhos sinóticos, quando Jesus escolheu seus doze discípulos vemos que menciona a um Tiago, filho de Alfeu, seguido de Judas  Tadeu.
Se você excluir que Tiago, irmão de João é o mesmo capítulo treze, temos que mostrar se este filho de Alfeu é verdadeiramente o irmão de Jesus.
Passemos a Marcos:
Marcos é o único que nos mostra a única parte em que Jesus é chamado de Filho de Maria (Mc 6, 3), daí que nos custa muito crer na expressão protestante: “os outros filhos de Maria”, pois de Jesus a Bíblia o disse uma só vez, enquanto os protestantes o atacam todos os dias. "... Entre eles estavam: Maria, mãe de Tiago, o menor e de José, e Salomé" (Mc 15, 40).
Vemos que agora aparece Salomé, e saem novamente Tiago e José. Neste texto vemos novamente Maria Madalena, NÃO APARECE Maria, mãe ode Jesus, e reaparece uma Maria, mãe de Tiago e de José.
João vai nos dar uma pista para esse mistério:
. "Perto da cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19, 25) Vejamos várias coisas: finalmente aparece MARIA, e segue aparecendo outra Maria, agora como a mulher de Cléofas.
· Em todos os Evangelhos, Maria Madalena aparece
· Somente em João aparece a Virgem Maria
· Mas vemos que sempre aparece uma Maria como a mãe de Tiago e de José, ou como a mulher de Cléofas .Será a mesma?
A resposta é analisada como segue:
1. Tiago aparece como o irmão de Jesus e irmão de Judas, José e Simão
2. A carta aos Gálatas, nos menciona a um Tiago, irmão do Senhor (1:18). Como se fala de Jerusalém, deveria ser Tiago, o bispo. Este, chamado de menor, como diz Marcos (6,3), era ao mesmo tempo um apóstolo de Cristo. Como Jesus só teve  dois aopostolos chamados Tiago, e nós sabemos que é o filho de Zebedeu, e morreu por Herodes, o outro deve ser o filho de Alfeu.
3. Lucas (16,6) mostra que Tiago, filho de Alfeu,é irmão de Judas. E nós sabemos que esse Judas foi o autor da Epístola de Judas, que diz: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago" (Judas 1, 1) Veja que Judas é apresentado como o irmão de Tiago.. Em Mateus 13 mostra um Judas e Tiago, como irmãos de Jesus. Mas, em sua carta, Judas se proclama irmão de Tiago MAS NÃO de Jesus, de quem se chama servo.
4. Do exposto, podemos concluir que Judas em Mateus 13, é o autor da carta, e este não se proclamado irmão de Jesus, enquanto que, se de Tiago, que também aparece como o irmão de Jesus, e é o que Paulo viu em Jerusalém, autor da Carta de Tiago. O nome de Alfeu, seu pai, na tradução do aramaico Cleophas, em grego. Isto mostra que:
·         Maria que aparece na cruz como a mãe de Tiago e de José, é a mesma que aparece como a esposa de Cléofas.
·         Cléofas é o mesmo que Judas Tadeu, irmão de Tiago e José, que aparecem em Mateus. E confirma-se na carta de Judas, onde ele menciona seu irmão Tiago, mas não se diz igualmente de Jesus. Além disso, o referido Simão aparece em (Mt 10, 4) e (At 1:13)
·         Que a mãe desses nomes é irmã da Virgem Maria, eles são parentes de Jesus, mas não irmãos de sangue diretos.
·         Entendimento de que entre os judeus não havia palavras para designar os parentes, não é ruim que esses primos de Jesus foram chamados de irmãos.
Agora, olhemos  outros argumentos para não acreditar nos "outros filhos de Maria":
· Se Jesus tinha mais irmãos, deveria entregar Maria a esses irmãos, mas o que ele faz é da-la a João, filho de Zebedeu. Na cultura judaica, a mulher não deve ficar sem um marido ou um filho, e se isso aconteceu, alguém tinha de acolhê-la.
· Na cultura judaica, um irmão mais novo não poderia aconselhar um maior, e Jesus, seus irmãos o aconselham ir a Jerusalém (Jo 7, 3), senmdo que ele é o primogênito.
· Na Anunciação, Maria não sabia como conceberia Jesus, como ela diz:
"Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?" (Lc 1, 34) Se Maria tivesse a intenção de ter relações conjugais com José ou qualquer outro homem, mais tarde, essa pergunta seria um absurda. Maria desde sempre  pensara em oferecer a sua virgindade a Deus, caso contrário, dizendo o anjo que ela daria à luz, ela teria pensado para em ter com José, mas sua resposta demonstra sua firmeza em permanecer virgem. Vejamos o caso de Sara: quando Deus lhe promete um filho em sua velhice, ela não pergunta como seria isso, pois obviamente ela supôs que o teria com Abraão; enquanto que Maria não pensou assim.. Ao contrário perguntou porque seu ideal era ser virgem por amor do Reino de Deus (Mt 19, 12).
Se um irmão protestante foi honesto lendo  em sua Bíblia este estudo, deve reconhecer que Maria sempre foi Virgem. Essa doutrina foi exposta na forma de dogma no Concílio de Latrão, em 649, que afirma: ". Maria era virgem antes do parto, durante o parto e após o parto" Também expressa o Concílio Vaticano II: ... quando a mãe de Deus, cheia de alegria mostra aos pastores e magos ao seu Filho primogênito, que não diminuiu sua integridade virgem consagrada. (Lumen Gentium, cap 8, 57).

De Apologeticacatolica.org/



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>