20 novembro 2013

A Igreja é depositária do «poder das chaves» - Papa Francisco



Os penitentes têm o direito de encontrar nos padres servidores do perdão de Deus: Papa Francisco na audiência geral


Creio «na remissão dos pecados» - foi o tema da catequese desenvolvida hoje pelo Papa na audiência geral, com dezenas de milhares de pessoas congregadas na Praça de São Pedro.
Deus perdoa o homem na sua soberana misericórdia, mas Ele mesmo quis que as pessoas que pertencem a Cristo e à sua Igreja recebam o perdão através dos ministros da Comunidade - explicou o Papa Francisco. É para isso que a Igreja é depositária do «poder das chaves»: «Dar-te-ei as chaves do Reino dos céus... Tudo o que desligares na Terra será desligado no Céu».
Contudo, observou o Santo Padre, é o Espírito Santo o protagonista do perdão dos pecados. A Igreja não é senhora deste poder das chaves, mas serva do ministério da misericórdia e fica feliz sempre que pode oferecer este dom divino.
Às vezes, ouve-se dizer: «Eu confesso-me directamente a Deus». É verdade que Deus sempre te ouve, mas, no sacramento da Penitência, manda um irmão trazer-te o perdão.
A concluir a sua catequese, Papa Francisco observou ainda que o sacerdote confessor deve estar ciente de que o irmão ou irmã que se abeira dele, procura o perdão e fá-lo como tantas pessoas se abeiravam de Jesus para que as curasse. Os fiéis penitentes têm o direito de encontrar, nos sacerdotes, servidores do perdão de Deus.


De: news.va 



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>