24 junho 2014

Por que a Igreja é contra o aborto? Biblia e Catecismo respondem






Na bíblia vemos que Deus nos conhece desde o seio materno

Liturgia do dia 24/06/2014

Primeira Leitura (Is 49,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.

4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Vejamos o que nos oriente o Catecismo
 
O ABORTO
2270     A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida.


Antes mesmo de te formares no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei (Jr 1,5). Meus ossos não te foram escondidos quando eu era feito, em segredo, tecido na terra mais profunda (Sl 139,15).
2271     Desde o século I, a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. 

Este ensinamento não mudou. Continua invariável. O aborto direto, quer dizer, querido como um fim ou como um meio, é gravemente contrário à lei moral:

NÃO MATARÁS O EMBRIÃO POR ABORTO E NÃO FARÁS PERECER O RECÉM-NASCIDO.
Deus, senhor da vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservar a vida, para ser exercido de maneira condigna ao homem Por isso a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção. O aborto e o infanticídio são crimes nefandos.

2272     A cooperação formal para um aborto constitui uma falta grave. A Igreja sanciona com uma pena canônica de excomunhão este delito contra a vida humana. "Quem provoca aborto,  seguindo-se o  efeito,  incorre  em  excomunhão latae  sententiae" "pelo próprio fato de cometer o delito" e nas condições previstas pelo Direito. Com isso, a Igreja não quer restringir o campo da misericórdia. Manifesta, sim, a gravidade do crime cometido, o prejuízo irreparável causado ao 'inocente morto, a seus pais e a toda a sociedade.
O  inalienável  direito  à  vida  de  todo  indivíduo  humano  inocente  é  um  elemento constitutivo da sociedade civil e de sua legislação:
"Os direitos inalienáveis da pessoa devem ser reconhecidos e respeitados pela sociedade civil e pela autoridade política. Os direitos do homem não dependem nem dos indivíduos, nem dos pais, e também não representam uma concessão da sociedade e do Estado pertencem à natureza humana e são inerentes à pessoa em razão do ato criador do qual esta se origina. Entre estes  direitos  fundamentais  é  preciso  citar  o  direito  à  vida  e  à  integridade  física  de  todo  se humano, desde a concepção até a morte."
2273     "No momento em que uma lei positiva priva uma categoria de seres humanos da proteção que a legislação civil lhes deve dar, o estado nega a igualdade de todos perante a lei. Quando  o  Estado  não  coloca  sua  força  a  serviço  dos  direitos  de  todos  os  cidadãos, particularmente  dos  mais  fracos,  os  próprios  fundamentos  de  um  estado  de  direito  estão ameaçados...  Como  conseqüência  do  respeito  e  da  proteção  que  devem  ser  garantidos  à criança desde o momento de sua concepção, a lei deverá prever sanções penais apropriadas para toda violação deliberada dos direitos dela."
Visto que deve ser tratado como uma pessoa desde a concepção, o embrião deverá ser defendido em sua integridade, cuidado e curado, na medida do possível, como qualquer outro ser humano.
2274     O diagnóstico pré-natal é moralmente licito "se respeitar a vida e a integridade do embrião e do feto humano, e se está orientado para sua salvaguarda ou sua cura individual...
Está  gravemente  em  oposição  com  a  lei  moral  quando  prevê,  em  função  dos  resultados,  a eventualidade  de  provocar  um  aborto.  Um  diagnóstico  não  deve  ser  o  equivalente  de  uma sentença de morte".
"Devem  ser  consideradas  lícitas  as  intervenções  sobre  o  embrião  humano  quando respeitam   a   vida   e   a   integridade   do   embrião   e   não   acarretam   para   ele   riscos desproporcionados,  mas  visam  à  sua  cura,  à  melhora  de  suas  condições de saúde ou à sua sobrevivência individual."
"É  imoral  produzir  embriões  humanos  destinados  a  serem  explorados  como  material biológico disponível."
2275     "Certas tentativas de intervenção sobre o patrimônio cromossômico ou genético não são terapêuticas, mas tendem à produção de seres humanos selecionados segundo o sexo ou outras qualidades preestabelecidas. Essas manipulações são contrárias à dignidade pessoal do ser humano, à sua integridade e à sua identidade" única, não reiterável.   



Infelizmente para o governo a vida vale R$ 443,00

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