13 agosto 2014

De protestante a seminarista: "Onde estavam os protestantes antes de Lutero?"



               


 Seu nome é Erich Picado e é um seminarista da Costa Rica. Sua história é a de um homem que veio a Cristo e à Igreja através da experiência de amor que viveu com os católicos que descobriu em seu caminho.
Aos 16 anos , explica  Erich-, minha tia me levou para sua seita chamado de "Catedral do evangelho" , e depois de alguns meses me envolvi totalmente na atividade protestante ". Em seus primeiros passos começou a ler a Bíblia de acordo com os preceitos do pastor. As ideias que mais forte o marcavam eram que o Papa era o Anticristo; que a Igreja Católica era  a grande prostituta descrita no Apocalipse; os santos e à Virgem eram demônios que serviam a Satanás para usurpar o trono de Deus; que sacerdotes e religiosos eram pessoas más enganando o povo e deviam ser combatidos ... Que "tudo nessa igreja era ruim – apreendeu Erich na seita -, o mundo era ruim, tudo era pecado, até mesmo minha família, incluindo meus pais e meus irmãos Católicos eram inimigos de Cristo, porque eles ainda estavam presos no catolicismo.
Seguindo o Pastor, passou a odiar os seus pais e se distanciar de sua família. E assim, saia às ruas pregando para converter os pecadores, ou seja, alguém que não fosse de sua seita, "eu repeti ataques que aprendi: que o papa era um personagem do mal; que os católicos eram idólatras porque adoravam imagens; a Igreja Católica viveu mergulhada em erro e submetida ao diabo; além de uma gama enorme de bobagens que eu mergulhei na cabeça por líderes religiosos”.

Chegam as primeiras dúvidas
Ao entrar para a faculdade, foi-se abrindo-lhe os olhos e ajudou-o a questionar algumas coisas que não haviam dentro do da seita. O que mais o feria era que não havia "solidariedade com os pobres.Por que não lutar por justiça social? ". As respostas eram vagas: "Nós não pertencemos a este mundo, a pobreza é o resultado de seu pecado e idolatria" era o máximo que poderia obter do Pastor e dos líderes, enquanto Erich sabia que tanto eles como " seus filhos recebiam grande somas econômicas, porque eu vi o cheques em seus nomes."
Depois veio a ruptura, ou pelo menos uma quebra, da "Catedral do evangelho:" Fiquei no ar como a estrutura religiosa. “Cria em Cristo, em Deus, mas em mais nenhuma Igreja”

Descoberta de Madre Teresa
Um dia assistindo a TV  vi uma reportagem sobre Madre Teresa de Calcutá. Ao vê-la fiquei chocado: "Eu disse a mim mesmo: uma mulher como esta, mesmo uma freira, não pode fazer isso com os pobres mais pobres a menos que seja repleta de Deus . "
Decidi escrever uma carta para Calcutá para cumprimentá-la e explicar-lhe o quanto fiquei impressionado com o seu testemunho, mas as mesmas Missionárias da Caridade, que estava em Costa Rica, disseram a ele. "Não se iluda muito, porque ela não responde às cartas, porque não tem muito tempo".
A carta foi escrita, foi enviada e quatro meses depois foi respondida: "A santa vivente havia escrito para mim, um miserável que odiava a sua Igreja. Ela me deu palavras de conforto, me encorajou a amar até doer, ela me disse que a minha vida valia a pena, para orar com ela todas as noites assim:
Maria, mãe de Jesus me dá o seu coração
tão cheio de amor e misericórdia,
tão cheio de doçura e da paz,
para poder encontrar o teu Filho no Pão da Vida,
escondido entre os mais pobres dos pobres.

Obviamente, pode-se imaginar o choque emocional e espiritual que experimentou neste momento o protestante Erich Picado, " Eu ... orar a Maria? "
Viria o "segundo golpe do Espírito Santo"
Deus continuou insistindo. Desta vez, se fizera presente por meio de seus próprios estudos. Na sua faculdade, ele teve a oportunidade de se candidatar a uma bolsa de estudos durante sete meses no exterior. Uma vez que aos trabalhos apresentados foi escolhido para ir, nada mais e nada menos, do que um curso de pastoral Celam comunicação (Conferência Episcopal Latino-Americano), em Puebla, no México.
Quando chegou a este país, o próprio Erich qualifica como "experiência assustadora " o que esperar. Era realmente um estudo da comunicação dentro da própria Igreja Católica . A atmosfera estava cheia de católicos, padres, missas, terços, Virgem Maria ...
Por mais estranho que pareça: "Tornei-me amigo de sacerdotes. E lentamente comecei a fazer perguntas: Por que vocês adoram ídolos? Por que o Papa é o Anticristo? Por que adorar a Virgem? Onda a Bíblia fala da Missa? Onde a Bíblia fala sobre a Igreja Católica? "

O amor em troca de dúvida
" Seu amoroso ato de amizade, sua sinceridade, mas, principalmente, seu compromisso real a prático com os pobres acabaram por me derrubar . " A isto se acrescenta um certo dia, Erich estava lendo um livro sobre a história da Igreja. Ele foi abordado por um dos sacerdotes e perguntou-lhe: " Onde estavam vocês protestantes no segundo ou terceiro ou quarto ou quinto século? Não se dá conta que se chamar cristão no mundo por mais de 1000 anos, foi chamar-se Católico uma vez que não havia outra igreja. E você que durante 1500 anos antes do aparecimento de Lutero ser um cristão deveria ser católico ou ortodoxo? "
Mais uma pergunta lhe retumbou em seus ouvidos: "Você crê que Deus enviou seu filho amado para deixar a humanidade no escuro durante 1500 anos até que apareceu Lutero?”
Silenciosamente, discretamente, tentando desaparecer, o protestante Erich Picado decidiu frequentar aassiduamente uma pequena capela que ficava na faculdade. Eu sabia por um amigo "que no sacrário, que é a pequena caixa que fica ao lado da vela, aí estava o Senhor Jesus. Eu sem crer ou não crer, sozinho e em segredo, comecei a escapar todos os dias até o pequena capela , fechava a porta e ficava lá uma hora e dizia ao Senhor: ". Eu realmente não sei se é você ou não, mas se você me ajudar, me diga qual o caminho a escolher Ele me respondeu"

De volta pra casa
Eu ainda não ir à missa. Foi um 03 de novembro, quando Erich explicou a um de seus amigos sacerdotes que queria voltar à Igreja. Para sua surpresa este respondeu: "Olha, se você vai fazer-se católicos como nós, seus amigos, melhor ficar como está. Se é clara convicção pense um mês e depois vamos conversar”.  Passou-se o mês e disse: ". Estou pronto. Quero confessar-me após 18 anos de não fazê-lo , eu quero pertencer à Igreja fundada por Jesus sobre o Apóstolo Pedro . "
Antes de voltar para a Costa Rica, Erich passou pela Cidade do México e teve a oportunidade de visitar o santuário de Nossa Senhora de Guadalupe: "que emoção mais intensa senti a rezar a oração que Madre Teresa me enviou diante da santa imagem da Mãe de Deus no Tepeyac" "
“Chorei como uma criança enquanto orava -  confessa -  a todos os irmãos presentes lhes contava o meu retorno à Igreja, tão animado como uma criança. Voltei para a Costa Rica. Em casa, todo mundo ficou surpreso ao ver-me cheio de rosários e imagens da Virgem. Pedi o perdão do pai e minha família por anos perdidos na fé, vivendo com ódio e sem amor "
Seminarista para a Glória de Deus
 Já em seu país Erich deixou o seu trabalho profissional e entrou para o seminário: " Eu quero ser um sacerdote de Jesus Cristo , para proclamar a virtude do amor d'Aquele que me chamou do erro à luz. Deus é grande, é maravilhoso. Que lugar bonito é a Igreja Católica, onde a Palavra de Deus reside, a presença de Jesus na Eucaristia e onde você luta por justiça, por amor, para a vida . "


 



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>