29 agosto 2016

Pregador e filho de pregador, fez-se católico ao repensar a contracepção e a Eucaristia




Peter Pellicaan foi pastor e Pregador em duas congregações protestantes e em um campus estudantil na Austrália durante 10 anos, seguindo o exemplo de seu pai, ministro da Igreja Reformada, e seu avô, um pioneiro nesta Igreja. Mas em outubro de 2013 renunciou como pastor de sua congregação (“suicidei minha carreira”, disse) para fazer-se católico, com sua esposa Leone.

Foi o resultado de um longo processo de reflexão sobre Deus, a Bíblia, a contracepção e a fertilidade, a presença de Cristo nos sacramentos e a autoridade na Igreja.

Pastor, filho de pastor, neto de pastor…
Ser pastor e Pregador protestante parecia algo genético para este australiano. Desde criança viu a seu pai predicar aos domingos, batizar novos membros em sua Igreja protestante e dirigir serviços de comunhão, usando pão e vinho e repetindo as palavras de Cristo na Última Ceia.

Depois de uma breve carreira como músico, sentiu que devia servir a Deus como seu pai e seu avô, e começou sua carreira como pastor em uma Igreja evangélica independente em Rangeville (Toowoomba, Austrália).

Ficou três anos como pastor, quando recebeu um e-mail  com um link a uma gravação de áudio intitulada “Como ganhar as guerras culturais” (as “culture wars”, o debate sobre família e vida e valores em nossa sociedade). O autor era Peter Kreeft (www.peterkreeft.com), um grande orador e filósofo com tremenda capacidade para a divulgação uma vez que mantém um pensamento rigoroso.

Peter Pellicaan notou que nestas conversas Kreeft “era o oposto ao reducionismo, reconhecia o Mistério, reconhecia que Deus é maior que nós, que está em todas as partes, que há coisas no mundo que não entendemos”.

Pelo contrário, Pellicaan sentia que a teologia protestante que ele conhecia estava domesticada, controlada, trilhada, por fórmulas bíblicas que se ofereciam como respostas matemáticas, suspeitosamente simples, a qualquer dúvida. Ante tal problema, tal o  versículo.

“Tende a ser como um livro escolar de matemática. quais são os atributos de Deus? Bem, a Escritura diz isto, e isto e isto… pode todas as cosas, ama… é como uma lista”.

Pellicaan gostava da teologia confiável e bem expressada de Kreeft. Até a terceira ou quarta conversa não se deu conta de que Kreeft era católico. Um católico ex-protestante, de origem metodista, mas católico. E Pellicaan nunca havia conhecido antes um católico com fé, um católico “cristão”. Isso lhe abriu a mente ao mundo católico.

Falemos de sexo
O seguinte passo até a fé católica foi conhecer a Teologia do Corpo de São João Paulo II e o ensinamento católico a favor da fertilidade e contra a contracepção. “Em ambientes protestantes é normal que te casas, usas anticoncepcional, deixas de usá-lo para ter filhos, a retomas depois… nem se questiona”.

E, porém, segundo a Bíblia os filhos são sempre uma bênção, a fertilidade é sempre uma bênção, e não há base nela para a contracepção. (Sim para espaçar nascimento com métodos naturais por motivos sérios, como explica a Humanae Vitae de Pablo VI). Mas a Pellicaan o que lhe convenceu foi o ensinamento do jesuíta Gregory Jordan, já falecido, sobre a Teologia do Corpo de São João Paulo II.

 “Mudou minha vida, minha visão da contracepção, e me fez ver de perto como esta mentalidade contraceptiva havia afetado a nosso pensamento como protestantes”, afirma.

Não somente começou a aplicar essa nova visão da fertilidade e a Teologia do Corpo em sua vida como pai e esposo, mas que começou a predicar sobre ela a seus paroquianos protestantes aos domingos.

Cristo na Eucaristia… real
Seu terceiro passo até o catolicismo foi mediante o poder atrativo da Eucaristia. Cada semana se as esforçava para dedicar uma hora ou duas a sentar-se ante um sacrário católico e orar ante o Santíssimo.

Neste momento já tinha claro que queria a fé católica para seus dois filhos, e em privado fez com que o padre Gregory Jordan os batizasse católicos.

Peter seguia predicando em sua Igreja protestante, seguia batizando nela… mas havia algo que já não tinha forças para fazer: levantar o pão, pronunciar as palavras da bênção, repetir o que Cristo fez na Última Ceia.

“Estás partindo o pão e dizendo ‘isto é o meu corpo’ e pensas ‘não me parece que o que eu creio é o mesmo que crê a congregação’”. E mais ainda: “Posso consagrar? Quem sou eu para fazer isto?

O pano de fundo era a autoridade. Quem dá a autoridade para ensinar e para partir o pão, e como?

Peter já acudia uma e outra vez em suas pregações ao Catecismo da  Igreja Católica. “Ao menos podia defender sua autoridade”. Citava desde o púlpito a Karol Wojtyla, a Joseph Ratzinger, ao expert em Teologia do Corpo Christopher West, a os antigos Pais da Igreja …

Tomar a decisão
Quando estava há cinco anos em sua segunda congregação, em sua escola protestante, e seis anos a tempo completo como pastor no campus… demitiu-se. “Disse: não posso mais, sei que não é verdade”.

Em dezembro de 2013 entravam na Igreja Católica ele e sua esposa Leone para serem Confirmados pelo bispo de Toowoomba, Riobert McGuckin.

Seu pai pastor e Pregador “se incomodou bastante”, disse Peter. Mas mais ou menos foi supondo. “Gosta do Papa Francisco leu o livro ‘Jesus de Nazaré’ do Papa Bento”, comenta.

A primeira vez que pôde sentir a Comunhão católica na língua apreciou “impressionante”, “silencioso, humilde, quase cotidiano, mas muito real”. Contrastava com outras experiências profundas que havia vivido em sua etapa protestante.

Hoje explica em CatholicLeader.com.au que estuda teologia bíblica na Universidade de Notre Dame enquanto trabalha na Universidade Católica da Austrália.
Seu terceiro filho, que nunca teria nascido se tivesse mantido a mentalidade contraceptiva que durante a maior parte de seu vida pareceu inevitável, se chama Joseph John, por Joseph Ratzinguer e Juan Pablo II.

Sem esses dois teólogos, meu filho não existiria. Esse é o poder da teologia, esse é o que passa quando aplicas suas ideias”. O matrimônio Pellicaan tem hoje quatro filhos e são entusiastas promotores da Teologia do Corpo do santo papa polaco.




Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>