19 março 2018

A emocionante descoberta da Virgem feita por um pastor influente e sua esposa em sua viagem ao catolicismo


Ulf Ekman e Birgitta lideraram uma importante comunidade pentecostal até sua conversão em 2014


Ulf Ekman
  foi o pastor pentecostal mais influente na Suécia, definido pela Aliança Evangélica como o "líder cristão mais dinâmico e influente que tivemos na Suécia no último meio século". Quando os centros protestantes suecos reuniam apenas algumas dúzias de pessoas  por semana, ele atraia mais de 3.000 pessoas na comunidade da Palavra da Vida.
Juntamente com sua esposa Birgitta, eles também eram missionários incansáveis ​​criando comunidades  em vários países, além de uma ONG para ajudar as crianças na Índia. Até em 2014, e depois de mais de 30 anos na liderança desta comunidade, eles surpreenderamtodos ao anunciar sua conversão ao catolicismo.

A descoberta gradual da Virgem Maria
Foi inesperado, mas este casamento levava já anos percorrendo um caminho para a Igreja Católica depois de ler o Catecismo, a Doutrina Social, sua história e muitos dos seus ensinamentos. No final, eles chegaram à convicção de que eles foram chamados para o catolicismo.
Neste processo de discernimento e conhecimento da Igreja Católica,  Ulf e Birgitta Ekman foram, por sua vez, conhecendo e descobrindo a Virgem Maria , desprendendo-se de preconceitos ao profundo amor para a Mãe de Deus.
No livro  TheGreat Discovery, Our Journey to Catholic Faith  (Rialp), este casamento fala sobre como essa conversão ao catolicismo foi produzida e dedica vários pontos ao papel desempenhado pela Virgem Maria.
Em 2003, enquanto estavam em Jerusalém, foram à igreja ortodoxa armênia de San Marcos. Uma irmã iraquiana, diz Birgitta, mostrou-lhes "um ícone da Madona e do Menino Jesus, e nos contou sobre os maravilhosos milagres que ocorreram por intercessão de Maria". Ficamos maravilhados, mas nossas incertezas protestantes nos obrigaram a calar a boca ".  No entanto, uma questão começou a pairar em seu coração: "era realmente possível rezar para a Virgem?".

Superando os preconceitos
Pouco a pouco, conheceram mais figuras católicas, sacerdotes, leigos e até bispos. Enquanto isso, a ansiedade cresceu neste casamento, mas ainda teve que superar certos preconceitos.
"Eu fui influenciada pela cultura protestante do meu país. A atitude sueca em relação à Igreja Católica é considerar isso como algo estranho à nossa cultura , típica do sul da Europa, cheia de coisas curiosas ", admite a esposa do ex-pastor. 
Mas a Virgem Maria continuou a chamá-los poderosamente. Eles começaram a ler livros sobre ela porque  "muitas perguntas sobre Maria e os dogmas católicos que a cercam foram despertadas em mim",  então ela começou a "ler para tentar entender".

Maria, na Encarnação.
Essas leituras e conhecer pessoas que amaram Maria geraram dúvidas na fé de Birgitta. Ela diz no livro que "no meu mundo protestante, nunca me disseram uma certa verdade teológica:  o papel de Maria na encarnação" .
O problema então era que se Jesus "nasceu de uma mulher, como ele se livra de compartilhar o pecado herdado para toda a humanidade?" Algumas igrejas protestantes não acreditavam no pecado original. Eles, no entanto, fazem. Mas as dúvidas continuaram a surgir:  "Jesus não é o filho de Maria, carne de sua carne?"
Eles foram percebendo que  os ensinamentos do protestantismo sobre a Virgem não se sustentavam "mas estavam envolvidos em heresia antiga na história da Igreja."

A chave da Anunciação
Como Jesus pode ser livre do pecado, se ele nasceu de uma mulher pertencente à humanidade pecadora? Esta era a questão latente. O desejo de entender todo esse mistério estava crescendo até finalmente, diz a mulher, ela entendeu. E  foi graças à Anunciação quando o arcanjo chamou Maria "cheia de graça".
"Como cristão, eu já entendi isso, para que a encarnação fosse possível, a mulher que iria dar a luz a Jesus precisava de uma graça especial. Mas também tinha que estar livre das consequências do pecado original, para ser a colaboradora de Deus desta maneira tão íntima,  para levar o Filho de Deus em seu ventre e trazê-lo para o mundo ", relata.
Como e quando a Virgem Maria se preparou?  No Catecismo e especialmente nos escritos de São João Paulo II, ele encontrou a resposta que seria definitiva . O Papa polonês afirmou que "a eleição de Maria é completamente excepcional e única. Por isso, a singularidade e unicidade de seu lugar no mistério de Cristo "e acrescenta ainda que" em virtude da riqueza da graça amada, por causa dos méritos redimidos de seu filho, Maria foi preservada da herança do pecado original ".

"Agora eu acreditava na Imaculada Conceição"
Ao entender esta explicação católica, Birgitta finalmente conseguiu encaixar todas as peças do enigma juntos. "Até aquele momento eu acreditava no nascimento da Virgem Maria, e agora eu também poderia dizer que eu acreditava na Imaculada Conceição.  Que felicidade ", diz ela.
Isso fez com que as Escrituras também fossem esclarecidas de outra maneira, especialmente no Antigo Testamento, descobrindo que "  Maria também tinha prefigurações na história de Israel.  Então continuei com meus estudos marianos no meu tempo livre por muitos anos.
Seu fascínio por Maria cresceu ao longo dos anos e, apesar de seguir sendo protestantes, eles eram na prática pessoas de grande devoção mariana. E então vieram a Lourdes, querendo resolver outras dúvidas, como a questão dos milagres. 
"Foi fascinante testemunhar o que aconteceu em Lourdes , " Ulf, que confessa não poderia escapar algo que o surpreendeu muito, o Cristocentrismo girando neste lugar escreve:  "Em Lourdes, Jesus ocupa, sem dúvida, o centro de tudo , mas Maria tem um lugar elevado como sua Mãe ".

Suas viagens a Lourdes, Espanha e Guadalupe
No que diz respeito aos milagres, o pastor ainda pentecostal afirmou que aqueles produzidos em Lourdes  "são de um tipo que ele mal tinha ouvido e nunca tinha visto".
Além disso, este casal tinha um apartamento na Espanha e foi para uma paróquia em Marbella. Birgitta também lembra da procissão mariana que eles viram naquele dia nas ruas de Fuengirola. "Nós nos misturamos com a multidão, e o sentimento de solenidade e amor pela Mãe de Deus foi palpável. Eu não sou muito sentimental ou emocional, mas lembro-me de ter-me comovido pelo que experimentei lá ".
Mesmo assim, eles  oraram "por uma renovada valorização de Maria no cristianismo sueco",  onde a Mãe de Deus estava muito esquecida. Sem saber que estavam chegando às portas da Igreja Católica.
Pouco antes de dar o passo, foram para Guadalupe. Lá perceberam que Ulf não poderia continuar sendo pastor. Ele deixou tudo amarrado, um sucessor foi nomeado e um de seus filhos também anunciou sua conversão ao catolicismo. Eles ficaram muito felizes e logo depois  este casamento anunciava sua entrada na Igreja Católica  em um processo no qual a Virgem Maria teve muito haver. 


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>