18 maio 2011

EM SINAL DO MEU AMOR E DA MINHA FIDELIDADE



O titulo desse post faz parte da fórmula da celebração do Matrimônio.

Em meio à crise que assola esse lindo sacramento, muito se vê por aí que a palavra “fidelidade” é trocada por “felicidade”.
Repita a frase do titulo trocando as palavras.
Fica assim: “Em sinal do meu amor e da minha Felicidade

É claro que isso é uma brincadeira, mas é isso que acontece, vemos uma busca da felicidade própria em detrimento da felicidade do outro.
É legitimo que queiramos ser felizes, realizados em nossas relações, todos temos esse direito.
Não é também o caso de anular-se a ponto de ser um vegetal, sem emoções e sem vontade própria, é muito mais que isso. É entender o sentido cristão da entrega de si mesmo, de servir ao outro.

“Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.” (MT 20,28)

Se colocarmos esse princípio em nossas relações, creio que entenderemos um pouco mais o verdadeiro sentido de entregar-se a uma pessoa para viver uma vida a dois.

Pergunte a você mesmo: Estou lutando para fazer a minha esposa, o meu esposo feliz, ou estou buscando a minha própria felicidade?
Eu compreendo quando ele ou ela está passando por um frio inverno em sua vida e, ao invés de tentar aquecê-la ou aquecê-lo, eu fico criticando o seu comportamento para as pessoas de fora?

“...Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado... “(São Francisco de Assis)

Muitos buscam a sua própria felicidade e se esquecem lutar para fazer o outro feliz.

É próprio da pessoa emocionalmente madura não querer ser o centro das atenções, não querer algo em troca sempre que se doa. As crianças é que são assim, sempre querem ser o centro de tudo e não têm ainda a capacidade de retribuírem nada, de serem altruístas.

Amadurecer emocionalmente para compreender as palavras de Jesus “servir e dar sua vida” e buscar a felicidade do outro, porque o outro, por sua vez, estará tentando fazer você feliz.

Meu bem, meu amor, meu preto, minha preta, querido, querida, e tantos outros adjetivos são formas íntimas e carinhosas que um casal usa para se comunicar.
Nunca perca esse carinho e busque sempre a felicidade desse xuxuzinho que Deus lhe deu.

Confie em Jesus e confie no se cônjuge.
Paz e bem!