05 julho 2011

Jesus, a liberdade que nos prende; a prisão que nos liberta



Nos meus tempos de juventude, quando eu era coordenador de um grupo de jovens, uma pergunta que sempre os novos participantes me faziam era se eles poderiam fazer as mesmas coisas de antes de serem membros do grupo. Por exemplo: tomar cerveja, ir a casas noturnas (baladas), ir a bares, etc...
Eu não dava uma resposta final, eu sempre dizia mais ou menos assim: “Caminhe conosco, por um tempo, e você verá quais coisas você pode fazer, eu não posso dizer-te o que deve ou não fazer.” Com o tempo, aquelas perguntas eram deixadas de lado, e o perscrutador obtinha suas respostas na caminhada.
Uma das dificuldades mais comuns era sobre ser servo, servir. Muitas pessoas têm dificuldades de serem servos, pois, para o mundo essa palavra está ligada a coisas pejorativas.
“Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: Vem depressa sentar-te à mesa?
E não lhe dirá ao contrário: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu?
E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação?
Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer. “(Luc 17, 7-10)

O Senhor nos chamou para a santidade, para sermos sevos, para nos capacitar ao trabalho do reino. Chamou-nos para que despertemos, para que comecemos a produzir frutos, a dar frutos, a colocar para fora, tudo aquilo que ele vem ao longo do tempo nos capacitando para que nos tornemos servos do reino de Deus.
Agora eu posso perguntar: Você está disposto a ser servo? A ser servo do Senhor, colocar sua vida, seus bens a serviço do reino? Está disposto a servir ao Senhor?
- Servo é aquele que não exerce os seus direitos; ele não tem razão, vontade, em circunstância alguma;
- Servo não se impõe. O servo não exerce os seus direitos. Não existem direitos para o servo; sua função é servir, dar, doar.
- O servo é aquele que não dispõe de si mesmo, de nada (sua vida, seus bens, nada). É aquele que renuncia a si mesmo. Renuncia a tudo para servir ao reino, para seguir os passos de Jesus:
-Servo é aquele que se entrega totalmente ao Espírito Santo. O Espírito Santo é quem dirige a sua vida, ele é guiado pelo Espírito Santo.
- Ele não dispõe de si mesmo. A qualquer hora, a qualquer momento que é convocado para o trabalho ele está disponível, está pronto, está de prontidão, ele não questiona. Obedece faz com alegria, com amor, com prazer.
- O servo não é livre para fazer o que quer, para fazer a sua vontade. Ele é cativo, está sob ordens do Senhor.
- Vocês estão dispostos a consagrar-se ao reino de Deus? A santificar-se?
- Vocês estão dispostos a se humilharem?
- A não exercer os seus direitos?
Depois de respondidas essas questões, seremos livres verdadeiramente, basta dizer “sim”, ou “não”. Muitos deixaram a caminhada, que pena, mas outros, porém, permaneceram e se tornaram livres.
Parece um paradoxo, mas, para sermos livres, temos que ser servos de Jesus e dos irmãos.
Se não me foge à memória, tem uma frase do Pe. Zezinho, mais ou menos assim: “Jesus, a liberdade que nos prende; a prisão que nos liberta”

Paz e Bem.