01 março 2012

Encontro Santa Sé – Vietnã: desenvolvimentos positivos para um diálogo construtivo

 (29/2/2012) "Baseadas na boa vontade e no diálogo construtivo, as relações entre o Vietnã e a Santa Sé registaram desenvolvimentos positivos": é o que se lê no comunicado conjunto no final do terceiro encontro de trabalho Vietnã -Santa Sé, realizado nos dias 27 e 28 do corrente em Hanói.
A delegação vaticana foi chefiada pelo Subsecretário para as Relações com os Estados, D. Ettore Balestrero. O encontro foi co-presidido pelo vice-Ministro dos Negócios Extrangeiros do Vietnã, Bui Thanh Son. Esteve também presente o representante da Santa Sé não - residente no Vietnã, Dom Leopoldo Girelli.
As duas partes – lê-se no comunicado conjunto – analisaram "os progressos feitos nas relações Vietnã -Santa Sé" desde o último encontro, realizado em junho de 2010. A delegação vietnamita encorajou a Igreja Católica local "a participar ativa e efetivamente no atual desenvolvimento nacional, económico e social" do país.
Por sua vez, a Santa Sé fez votos de que "o seu papel e a sua missão sejam reforçados e alargados , a fim de que os laços entre a Santa Sé e a Igreja no Vietnã sejam consolidados, bem como a intenção do Vietnã e da Santa Sé de desenvolver as suas relações".
Ao mesmo tempo, a Santa Sé "manifestou apreço" pela atenção reservada pelas autoridades civis às atividades da Igreja Católica, "em particular no ano 2010, durante a celebração do ano jubilar".
As delegações evocaram os ensinamentos do Papa sobre o ser um bom católico e um bom cidadão "salientando a necessidade de uma contínua colaboração entre a Igreja Católica e as autoridades civis para aplicar, concreta e praticamente, tais ensinamentos em todas as atividades".
O encontro "realizou-se num clima de cordialidade, franqueza e mútuo respeito" – lê-se ainda no comunicado. As duas partes decidiram reunir-se no Vaticano para o quarto encontro.
Respondendo a perguntas dos jornalistas, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, afirmou que um sinal do progresso nas relações Vietnã -Santa Sé encontra-se justamente na maior liberdade de tempo e a possibilidade de movimento que o representante da Santa Sé o Arcebispo Leopoldo Girelli terá para viajar dentro do Vietnã.


Fonte: Radiovaticana.org 
=========================================================================

Por isso que a Igreja é chamada de Católica, ou seja, nossa igreja é mundial, visto que dialoga com todos os países.
Eu sou feliz por ser católico! 

Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>