29 fevereiro 2012

Os cristãos devem perdoar os que cometem atentados, mas o Estado deve agir para detê-los

papa João Paulo e Ali Agca

Abuja (Agência Fides) - "O perigo está no ar", disse em 26 de fevereiro Dom John Olorunfemi Onaiyekan, Arcebispo de Abuja, em sua homilia na missa de abertura da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal da Nigéria, em andamento na capital federal nigeriana. Dom Onaiyekan se referia, em particular, aos ataques cometidos pela seita Boko Haram e mensagens de ameaças que continuam se multiplicando no país.
"O que é mais preocupante é que aqueles que cometem essa violência pretendem agir de acordo com uma motivação religiosa e repetidamente afirmaram que matando outras pessoas, estão promovendo o Islã. Continuamos a nos dizer que o objetivo deles é transformar a Nigéria num Estado islâmico, com base em sua visão restrita do Islã. Agradecemos a Deus que a liderança respeitável e respeitada do Islã em toda a nação claramente renegou e rejeitou esses bandos de fanáticos assassinos", destacou o Arcebispo.
Além disso, Dom Onaiyekan recordou as vítimas dos atentados e o grande número de deslocados que fogem por causa da insegurança, advertindo que "existe o sério perigo da desagregação da nossa comunidade", porque as relações de boa vizinhança entre cristãos e muçulmanos estão submetidas a um sério estresse. Dom Onaiyekan acusou os "engenheiros da divisão" que querem dividir em campos opostos os nigerianos. O Arcebispo convidou os cristãos ao perdão e à conversão do coração, mas ao mesmo tempo chamou as autoridades às suas responsabilidades para deter a violência. Uma visão que é compartilhada pelo Presidente do Senado federal, David Mark, que interveio na Assembleia Plenária dos Bispos, pedindo aos cristãos que perdoem os agressores, mas acrescentou: "Enquanto pedimos aos fiéis católicos que perdoem, as leis do Estado devem ser aplicadas. Não é tarefa do Estado perdoar. O Estado deve fazer de modo que aqueles que cometem essas atrocidades sejam punidos de modo adequado". (L.M.) (Agência Fides 28/2/2012)


Fonte: Fides.org


Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>