27 outubro 2012

5 RAZÕES BÍBLICAS PARA AMAR MARIA

Com muita alegria daremos 5 razões bíblicas pelas quais amamos a Virgem Maria. À nossa volta, temos familiares, amigos e que nos atacam, dizendo que fazemos mal venerando Maria. Afirmam que a Bíblia nada diz a este respeito. Por este motivo abordaremos este tema pois "devemos dar as razões da nossa fé" (1Pe 3,15), das razões do nosso amor a Maria. Que assim nasça em você o amor e a veneração a ela. Recorramos à Sagrada Escritura

1ª Razão - Como católicos temos um presente especial da parte de Jesus Cristo que quis deixar-nos sua Mãe Santíssima como nossa Mãe. O Evangelho de João nos diz sobre isso o seguinte:

"Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa." (Jo 19,26-27).

Se você ler atentamente esta passagem, notará que Jesus Cristo disse ao seu discípulo: "Eis aí tua mãe." Não é a qualquer pessoa, mas ao "discípulo" que Ele disse estas palavras. É o autêntico discípulo de Cristo quem hoje, a exemplo do Apóstolo João, aceita Maria como "Mãe". No Evangelho de João encontramos o modelo de todo o discípulo que aceita o presente de Jesus. Na cruz, em seus últimos momentos, quando Ele sabia que estava partindo, é quando Nosso Senhor, diante de todos, deixa como testamento espiritual para todo discípulo cristão um presente especial: "Eis aí tua mãe". Bendita sejas, Maria, Mãe da Igreja e Mãe Nossa!

Um momento depois, notamos a atitude do discípulo. João, sem vacilar, escreve o que nesse dia ele mesmo havia feito: "E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa". Como não recordar este momento e pô-lo dentro da Boa-Nova que estava escrevendo no Evangelho? Ele mesmo o disse: "Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho" (Jo 21,24).
João era o mais jovem de todos os Apóstolos e escreveu isso porque, para ele, era um motivo de alegria e júbilo que não poderia calar. Quão fácil seria para ele não escrever isso anos depois! Se ele tivesse as mesmas idéias dos evangélicos atuais, nunca teria escrito isso. Mas não! Para João, ter Maria como Mãe não era motivo de vergonha, nem de retribuir favores a Jesus Cristo. Para ele, isso foi algo tão grande e tão valioso que não poderia ser esquecido no seu Evangelho.

João havia escrito: "Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever" (Jo 21,25). Se, ao terminar seu Evangelho, ele claramente afirmou que muitas coisas que Jesus Cristo havia feito não as havia escrito, isso quer dizer que ele escreveu apenas o que era realmente importante. Não iria desperdiçar sua mensagem com coisas sem importância. Somente pôs aquele que merecia ser mencionado, ainda que desejasse escrever as muitas coisas que o mesmo Jesus havia feito. Pois bem, umas destas palavras tão valiosas foram: "Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa" (Jo 19,26-27). E é por isso que hoje, a exemplo deste dia, o verdadeiro discípulo de Cristo faz o mesmo que João, e "leva Maria para sua casa". Benditas sejas Mãe Santa, pois podemos ter a mesma alegria de João de levar-te e ter-te em nossa casa!

Além disso, se a Bíblia ensina que devemos honrar pai e mãe (Lc 18,20), foi certamente o que fez João e nos deu como exemplo honrar Maria. Com esta atitude, João foi um bom católico.

Acho que muitos irmãos separados já ouviram o que diz o Livro do Deuteronômio: “Moisés e os anciães de Israel deram ao povo a seguinte ordem: Observareis todos os mandamentos que hoje vos prescrevo. Maldito seja aquele que despreza seu pai e sua mãe! E todo o povo dirá: Amém!” (Dt 27,1.16).
Da nossa parte, como católicos, como seus filhos, também a honramos e a amamos (Lc 18,20).

Nos agradecemos ao Apóstolo João por dar-nos o exemplo de amor à Virgem como uma Mãe Espiritual do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Esta é a primeira razão bíblica pela qual nós também fazemos assim.

2ª Razão - Um anjo, enviado por Deus, diz a ela: "Ave, cheia de graça! o Senhor é contigo!"

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." (Lc 1,26-28)

Que maravilhosa é a Palavra de Deus ao nos mostrar isso com tanta clareza. A Bíblia nos diz que o anjo é enviado por Deus para representá-lo, pois a palavra "anjo" significa "mensageiro". E se era enviado por Deus, não poderia errar de maneira alguma, e suas palavras à Virgem Maria são as mesmas que hoje nós a chamamos:

"Ave, Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres!" Nas Bíblias Protestantes se diz exatamente o mesmo.

Bendito sejas, Anjo de Deus, que não teve nenhum problema em dizer estas palavras e de reconhecer a grandeza de Deus nesta Santa Mulher. Quando, hoje em dia, muitos que se dizem cristãos e que perguntam aos católicos as razões pelas quais louvamos a Virgem. Fazem isto porque não estão lendo atentamente a Bíblia ou não a querem aceitar. Bendizer a Virgem é algo que nos pôs como exemplo o Mensageiro de Deus.

Imagine o seguinte por uns segundos: se Deus tivesse enviado nesse dia um católico para dar o anúncio à Virgem, tal pessoa teria feito o mesmo que o Anjo. Saudaria Maria e a bendiria dizendo-lhe: "Bendita sois vós entre as mulheres". Em contrapartida, se neste dia Deus tivesse enviado uma pessoa com idéias protestantes, certamente não teria feito o mesmo, sequer algo parecido. Teria dito algo como: "Olá, mulher como outra qualquer! Não se alegre, pois você necessita ser salva. Você é somente um objeto, um vaso que Deus quer usar. Tchau, mulher!" Graças a Deus, Ele não escolheu uma pessoa com estas idéias, mas escolheu um de seus mensageiros e, por ele, conhecemos a Boa-Nova que deu: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".

Esta é a segunda razão bíblica de nosso amor à Virgem, simplesmente seguimos o exemplo que nos deu o anjo enviado por Deus. Bendita sois vós entre as mulheres, Maria Santíssima!

3ª Razão - O menino João, que será o Batista, pula de alegria e, ao mesmo tempo, sua mãe Isabel fica cheia do Espírito Santo.

Que detalhes tão bonitos e tão fortes nos dão as Sagradas Escrituras ao descrever a reação de quem recebe a Virgem em sua casa:

"Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo" (Lc 1,41).

Atualizemos esta cena: se, hoje em dia, a Virgem Maria parasse na porta da casa de uma pessoa evangélica, o que esta faria? Se permanecesse firme na suas crenças diria a seus filhos: "Crianças, continuem brincando. Quem está lá fora é uma pessoa comum, como outra qualquer. É uma mulher que não merece nenhum louvor nem honra especial, simplesmente é a 'mãe de Jesus', a quem a Bíblia chama de 'mulher'." E a mesma pessoa continuaria com seus afazeres domésticos e nada mais.

Realmente é bastante diferente o que aconteceu com Isabel e com o bebê que nem consciência ainda tinha. Esse bebê, a quem poriam o nome de João, salta de alegria, ficando cheio do Espírito Santo. Isso o anjo havia profetizado: "Porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo" (Lc 1,15).

O que aconteceu neste dia para que Isabel e o "Maior dos Profetas" (Lc 7,28; Mt 11,9) ficassem cheios do Espírito Santo? Qual foi a razão para tão grade manifestação de Deus? Leiamos novamente a Bíblia:

"Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo" (Lc 1,41).

Tudo ocorreu pela presença e pela saudação de Maria. Por isso, como católicos, recebemos com alegria a mesma bênção. Maria nos leva a uma vida cheia do Espírito Santo. O que aconteceu foi que "a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo". Não é estranho que muitos irmãos separados não consigam descobrir o que está tão claro em todas as Bíblias do mundo?

Imagine a cena: Maria vai entrando e, apenas com sua presença, leva Isabel a se encher do Espírito Santo. O júbilo é tal em Isabel que não apenas ela se enche de Deus, mas também o bebê que leva no ventre pula de alegria. Imaginemos a alegria de João pela presença de Maria na casa de sua mãe, Isabel.

Mais expressivo não poderia ser o evangelista São Lucas ao narrar-nos o que aconteceu neste dia: alegria e presença do Espírito Santo, provocados pela visita da Santíssima Virgem Maria.

Esta é a terceira razão bíblica pela qual amamos e veneramos a Virgem. Simplesmente porque, como católicos e verdadeiros cristãos, aceitamos a Palavra de Deus assim como ela é. Por isso, igual a esse bebê, saltamos de alegria ao aceitar Maria em nossas vidas. Pelo que também Jesus Cristo entra e derrama seu Espírito sobre nós para nos transbordar da sua presença. Não há dúvidas que o bebê João e Isabel são como o católico de hoje, que se rejubila diante da presença de Maria. Sem falar que o bebê nem nascido era...

4ª Razão - Isabel, cheia do Espírito Santo, louva e bendiz a Virgem Maria

"E Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lc 1,42). Não há necessidade de explicações, apenas reforcemos o fato de que foi Isabel, cheia do Espírito de Deus, a primeira quem usou as palavras que os católicos usam para louvar a Virgem.

Se hoje alguém afirma que cometemos erro bendizendo a Virgem, na realidade está criticando o mesmo Espírito Santo, pois foi Ele quem impulsionou Isabel a bendizer a Santíssima Mãe de Jesus e Mãe nossa. Igualmente, se hoje alguém pergunta: onde na Bíblia se fala em louvar a Virgem? Nós respeitaríamos, apenas sugerindo que lesse um pouco mais a Bíblia, já que isso está em Lc 1,42. E isto está na Bíblia por volta de 2000 anos. Não lhe parece estranho que, ainda hoje, há quem se diga cristãos, desconhecendo esta passagem da Sagrada Escritura?

Hoje, com alegria, com o Espírito de Deus nos impulsionando e com a Bíblia nas mãos, nós a bendizemos tal qual o fez Isabel, quando ficou cheia do Espírito Santo: "Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!" Se bem que nós não fazemos exatamente como fez Isabel, pois ela o fez gritando: "E exclamou em alta voz" (Lc 1,42).

Esta é a quarta razão que nos motiva, como cristãos autênticos, a louvar à Virgem, seguindo o exemplo desta mulher cheia de Deus: Santa Isabel.

5ª Razão - Santa Maria profetizou que todas as gerações a chamariam de "Bem-Aventurada".

É isto o que nos dizem todas as Bíblias, incluindo as que usam os protestantes: "Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações" (Lc 1,48). Os católicos, ao louvá-la, estão assim cumprindo esta profecia bíblica. Há os que, não sendo católicos, não a cumprem. Nós respeitamos, mas respeitamos e amamos mais a Palavra de Deus. Se nas Escrituras se diz: "desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações", então nos perguntamos: que Igreja, no decorrer da História, tem venerado Maria? Quem, nestes 2000 anos, tem cumprido esta profecia bíblica? Os mórmons? Os testemunhas-de-jeová? Os evangélicos? Nenhum deles, pois sequer existiam; e quando surgiram, ao invés de cumprir esta profecia, puseram-se a contradizê-la.

A resposta correta sobre quem cumpre esta profecia bíblica é a Igreja Católica. Somos nós que, pela graça de Deus, sempre a chamamos de "Bem-Aventurada", sabendo que desta maneira, estamos glorificando o nome de Deus, pois foi Ele quem chamou a Santíssima Virgem e a encheu de sua graça (Lc 1,28).

Por estas 5 razões bíblicas, amamos, bendizemos e louvamos a Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima.
De: facebook.com/CAIAFARSA


Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>