05 dezembro 2012

Primeiro tweet do Papa será a 12 de Dezembro



 Siga o Papa no tweeter
https://twitter.com/pontifex_pt 

"A web está a contribuir para o desenvolvimento de novas formas de consciência intelectual e espiritual de consciência partilhada" - estas as palavras do Papa na mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais de 2011 que já abriam a porta para aquela que será a partir deste mês uma presença habitual e assídua do Papa nas redes sociais, específicamente no Twitter. No próximo dia 12 de Dezembro o Papa Bento XVI fará o seu primeiro tweet, no dia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Será, com certeza, um momento histórico continuando a dar cumprimento às inovações comunicacionais dos seus antecessores, tal como fez Pio IX a 12 de Fevereiro de 1931 com a sua mensagem através da Radio Vaticano. Estas e outras informações foram apresentadas ontem na Sala Paolo VI numa conferência de imprensa em que estiveram presentes o Mons. Claudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais; o Mons. Paul Tighe, Secretário do citado Conselho, o P. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Radio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano, o prof. Giovanni Maria Vian, diretor do Osservatore Romano e ainda o Dr. Greg Burke, Media Adviser da Secretaria de Estado.
Passadas 24 horas desde a abertura do account e já são cerca de 350.000 os seguidores. A propósito deste tema o P. Lombardi prestou declarações ao nosso colega do programa italiano Alessandro Gisotti:
R.- Não me admira que exista esta grande resposta, porque já nas semanas anteriores eu fui continuamente interpelado sobre quando é que começaria esta presença do Papa no Twitter entre outras informações. Portanto, verifiquei que, sobretudo no mundo da comunicação existia um enorme interesse e isto quer dizer que esta iniciativa deuverdadeiramente um sinal de capacidade, da parte do Santo Padre e dos seus colaboradores, de responder a expectativas que sentiam no ar.

P.- Na apresentação desta iniciativa o Mons. Celli disse que a presenza no Twitter tinha nascido da vontade do Papa de encontrar os homens e as mulheres do nosso tempo lá onde eles se encontram...
R.- É mesmo verdade, porque os encontros, hoje, são naturalmente e como sempre na realidade, no face a face quotidiano, e este continua a ser um aspecto essencial do nosso viver juntos e com os outros, mas também no ambiente digital através das novas possibilidades de comunicação há a possibilidade de encontros. Podem ser superficiais, podem ser não envolventes, mas podem ser também significativos e profundos. E, portanto, é nosso dever valorizar estas possibilidades e indicar que também neste modo, que se está a desenvolver tão vertiginosamente, é preciso meter elementos de encontro profundo, de comunicação de ideias, de sentimentos, de mentes e de corações.
P.- Pessoalmente, como homem da comunicação, que coisa o atrai deste largo empenho do Papa, finissimo teologo que sabe também utilizar as redes sociais?
R.- Diria que o Papa compreende muito bem a situação. Evidentemente, como pessoa de uma certa idade e como tantas pessoas da sua idade, não é um nativo digital e, portanto, utiliza as redes sociais de uma forma diferente dos jovens, mas compreende a dimensão, as potencialidades e convida a Igreja a aí estar presente. E é extremamente disponível a dar a sua palavra como mensgem que circule através das redes sociais. Por conseguinte, é sempre pronto, perante propostas razoáveis e inteligentes dos seus colaboradores, a dar a sua colaboração com a sua palavra e a sua autoridade, por forma a inserir-se neste grande diálogo do mundo de hoje. Nisto, a inteligência e a sensibilidade da pessoa ajudam muito a fazer novos passos, com grande serenidade e alegria, nesta direção.
A presença do Papa no Twitter e nas redes sociais pode assim ser vista como a ponta do iceberg da presença da Igreja no mundo dos novos media. A Igreja está já presente de forma abundante nestes ambientes com uma vasta gama de iniciativas, desde sites oficiais de várias instituições e comunidades até sites pessoais, blogs e micro-blogs de paróquias, dioceses e personalidades do mundo eclesial. Esta presença do Papa no Twitter é um definitivo apoio ao anúncio da boa nova de Jesus Cristo no espaço público criado pelos social media. Inicialmente os tweets do Papa serão publicados por ocasião das audiências gerais de quarta-feira, mas no futuro poderão vir a ter uma frequência maior. O formato que foi escolhido para o lançamento deste canal de comunicação foi o de pergunta e resposta. Desta forma, os primeiros tweets responderão às perguntas enviadas ao Papa sobre a temática da fé. Estas perguntas poderão ser enviadas nas várias línguas. Em português o endereço é @pontifex_pt.
  


Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>