12 abril 2013

"A interpretação da Sagrada Escritura deve ser sempre autenticada pela tradição da Igreja" - Papa Francisco


Durante esta manhã o Santo Padre recebeu em audiência a Pontificia Comissão Bíblica. No seu discurso o Papa Francisco realçou a escolha do tema da reunião desta Comissão: "A inspiração e a verdade da Bíblia", um tema que o Santo Padre considerou não ser apenas relativo a cada um individualmente mas a toda a Igreja, visto que a vida e a missão da igreja se fundem sobre Palavra de Deus. E a Palavra de Deus precede e excede a Bíblia, pois a nossa fé - diz o Papa - não se baseia apenas em só num livro mas numa pessoa, Jesus Cristo. Precisamente porque o horizonte da Palavra divina abraça e estende-se para além da Escritura, para a compreender adequadamente é necessária a constante presença do Espírito Santo que nos leva a toda a verdade. Assim, o Santo Padre afirma que:

"O Concílio Vaticano II reiterou com grande clareza na sua Constituição Dogmática Dei Verbum que tudo quanto concerne ao modo de interpretar a Escritura está submetido em última instância ao juízo da Igreja, a qual assume o divino mandato e ministério de conservar e interpretar a palavra de Deus."

E o Papa Francisco concretizando na realidade do serviço dos presentes afirma dizendo que:

"...o esegéta deve estar atento a perceber a Palavra de Deus presente nos textos bíblicos colocando-os no interior da própria fé da Igreja. A interpretação da Sagrada Escritura não pode ser apenas um esforço científico individual, mas deve ser sempre confrontada, inserida e autenticada pela tradição da Igreja."


De: radiovaticana.va 

Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>