14 junho 2013

Papa recebe Primaz da Comunhão Anglicana: "Juntos na promoção dos valores cristãos"

 Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu esta manhã, no Vaticano, o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, Primaz da Comunhão Anglicana.
O encontro foi realizado em três momentos: um colóquio privado entre o Pontífice e o Primaz, os discursos e a troca de presentes e uma oração na Capela Redemptoris Mater.
Em seu discurso, Francisco repetiu as palavras que Paulo VI pronunciou em 1966, na histórica visita do então Primaz Michael Ramsey: «Os Seus passos não chegam a uma casa estrangeira […] Temos a satisfação de abrir-lhe as portas e, com elas, o nosso coração, porque nós estamos felizes e honrados em acolhê-lo “não como estrangeiro e adventício, mas como concidadão dos santos e membros da família de Deus”.
A história das relações entre a Igreja da Inglaterra e a Igreja de Roma, disse o Papa, é longa e complexa, inclusive com momentos dolorosos. Todavia, as últimas décadas foram caracterizadas por um caminho de aproximação e de fraternidade, principalmente no campo do diálogo teológico. O Pontífice agradeceu o esforço que a Igreja da Inglaterra fez para compreender as razões que levaram Bento XVI a oferecer uma estrutura canônica que respondesse a pedidos de grupos anglicanos para serem admitidos na Igreja Católica.
“O encontro de hoje é a ocasião para nos recordar que o empenho pela unidade entre os cristãos não deriva de razões de ordem prática, mas da vontade de Jesus Cristo. Por isso, a oração que hoje elevamos é de fundamental importância.”
Para Francisco, o caminho rumo à unidade poderá encontrar expressão na colaboração em vários âmbitos da vida cotidiana, como a promoção dos valores cristãos, o empenho por uma maior justiça social, por um sistema econômico que esteja a serviço do homem e em benefício do bem comum.
“Uma de nossas tarefas é dar voz ao grito dos pobres, para que não sejam abandonados às leis de uma economia que considera o homem somente enquanto consumidor.” Outra frente comum, observou, é a reconciliação e a resolução de conflitos entre as nações. A propósito, Francisco citou o apelo feito pelo Arcebispo Welby por uma solução pacífica para o conflito na Síria. Somente vivendo e trabalhando juntos, disse o Pontífice, inclusive com a contribuição de outras religiões e de pessoas de boa vontade, os dons da paz e da graça produzirão frutos. E concluiu:
“Caminhemos rumo à unidade, unidos fraternalmente na caridade e tendo Jesus Cristo como ponto de referência constante. Na adoração de Jesus, encontraremos o fundamento e a razão de ser do nosso caminho. Possa o Pai misericordioso ouvir e atender as orações que juntos Lhe dirigimos.”
Tratou-se do primeiro encontro entre os dois líderes, já que o Primaz anglicano não esteve presente na missa de início de pontificado de Francisco, porque também ele deveria tomar posse como Arcebispo de Cantuária dois dias depois.
O Papa convidou o Primaz para almoçar em sua residência, na Casa Santa Marta.

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>