13 junho 2013

Rabino Skorka fala sobre sua amizade com o Papa Francisco

 Cidade do Vaticano (RV) - Na Audiência Geral desta quarta-feira, com o Papa Francisco, estava presente um grupo de judeus e cristãos que nesses dias participa, em Castel Gandolfo, de um encontro para o aprofundamento da dimensão espiritual do diálogo, promovido pelo Movimento dos Focolares.
Dentre os membros do grupo estava o responsável pelo Seminário Rabínico Latino-americano de Buenos Aires, Rabino Abraham Skorka, que entrevistado pela nossa emissora falou sobre sua amizade com o Papa Francisco, uma amizade que nasceu quando Jorge Mario Bergoglio era cardeal da capital argentina.
Rabino Skorka: "Trata-se de uma amizade muito forte. Uma amizade muito sincera em que oferecemos uma mensagem para a comunidade de Buenos Aires e para toda a humanidade. Uma mensagem de diálogo, de busca de conhecimento, de elevação espiritual pelo fato de caminharmos juntos. Não foi por acaso que escrevemos juntos um livro sobre diálogo e também não foi por acaso que gravamos 30 programas para o canal do Arcebispado. Isto é a conseqüência da aproximação de um em relação ao outro. Foi o resultado do compromisso profundo que temos para com os valores bíblicos, as palavras de nossos profetas, e digo nossos: os profetas judeus, os profetas comuns. Tudo isso, tendo em mente, que os sentimentos perdem o significado se permanecem apenas nas palavras e intenções, porque a coisa mais importante é transformá-los em ação, mostrar que se está comprometido com o outro e com o próximo, ou seja, com todos aqueles que nos circundam. Quando nos reuníamos e conversávamos sobre coisas pessoais, imediatamente surgia a pergunta: "Bem, qual é o nosso próximo projeto? O que podemos fazer para deixar uma marca na vida? Essas marcas que não se cancelam chamadas de 'marcas indeléveis, uma marca no espírito, no espírito das pessoas. É como se tudo o que ele diz, no âmbito dos valores, em suas pregações, discursos e homilias fossem aulas para dar forma a este desejo. Este é o caminho que fazemos juntos. Eu o convidei duas vezes ao templo da minha comunidade, à sinagoga, para que nos desse a sua mensagem antes do Ano Novo Judaico. Ele me convidou para ensinar no seminário que forma os futuros sacerdotes, e para muitas outras coisas."
O que o Papa Francisco representa para o senhor em relação ao diálogo judaico-cristão?
Rabino Skorka: "Para mim, a pessoa de Bergoglio, meu caro amigo, porque me demonstrou constantemente sua amizade leal, é um desafio. O desafio de tentar compreender mais profundamente o momento histórico do Povo de Israel em que, de um lado emerge o judaísmo rabínico, e de outro, a primeira comunidade cristã. Ao analisar as fontes talmúdicas nas quais aparecem as histórias e as circunstâncias do diálogo entre os sábios do Talmude e os líderes da primeira comunidade cristã, podemos ver um diálogo muito, muito especial. De alguma forma deve, e eu sinto, recriar-se com ele esse tipo de diálogo. Este é o nosso desafio e isso pode responder ao enorme momento de crise espiritual que a humanidade está vivendo hoje."

 De: news.va

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>