17 janeiro 2014

Sola Mentos (Parte 1 de 5) – Sola Fide [Escrito por um ex-protestante, agora, católico]


Texto base: Rm 10, 9
Por que, se confessares com tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo
Olá querido leitor!
Hoje vamos falar sobre sola fide!
- Mas o que? Você não tinha virado católico?
Olá padawan, não sabia que você estava por aqui. Sim, eu me converti à única Igreja de Cristo! Não vou defender o sola fide, pelo menos não como você o conhece, mas vou tentar, dentro de minhas limitações, elucidar essa questão de uma vez por todas!
Para quem não sabe, o protestantismo possui cinco pilares, conhecidos como cinco solas. Não, não são solas de sapato. Sola é “só” em latim. Sim, eles também usam latim! Mas só nos solas, creio eu, hehe.
São eles:
1.            Sola Fide
2.            Sola Gratia
3.            Soli Deo Gloria
4.            Sola Scriptura
5.            Solus Christus
Bom, esse será o primeiro artigo de uma série de cinco onde demonstrarei que esses solas não possuem fundamentação bíblica, pelo menos não como são anunciados.
- Haha, essa eu quero ver!
***
Domingo retrasado fui convidado para visitar uma “igreja” Batista (1/12) por um amigo quando ele descobriu que eu me tornara católico. Bom, acabei aceitando ir.
Dentre muitos pontos citados durante a pregação, havia um que fora bastante frisado:
“Hoje haverá salvação nessa casa”
E o pastor citou nosso versículo base (Rm 10, 9) dando a entender que bastava apenas que alguém dissesse que Jesus é o Senhor da vida dele que seria salvo ali, instantaneamente, pronto e acabou-se.
Isso está certo? Será mesmo?
Como o próprio Silas Malafaia fala: “Texto sem contexto é pretexto para heresia”, então vamos lá.
De fato quando uma pessoa crê em Cristo ela é salva, isso está em todas as Sagradas Escrituras, mas o que de fato é crer? O que significa ter Cristo como Senhor?
Vamos ouvir as palavras de nosso Mestre em Mt 21, 28-32:
Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: – Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha.
Respondeu ele: – Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi.
Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: – Sim, pai! Mas não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam-lhe. E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo: os publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus!
João veio a vós no caminho da justiça e não crestes nele. Os publicanos, porém, e as prostitutas creram nele. E vós, vendo isto, nem fostes tocados de arrependimento para crerdes nele.
Essa parábola é bastante explícita e nos mostra uma diferença clara em quem diz uma coisa e faz outra.
É incrível como as pessoas repetem e repetem exaustivamente “crê no Senhor e serás salvo”, “crê no Senhor e serás salvo”, “crê no Senhor e serás salvo” e essas mesmas pessoas parecem que vivem uma vida de ateu! Não adianta dizer que crê em Cristo como Senhor e não tê-lo como Senhor!
Acreditar que Cristo é o filho de Deus, que Ele veio para salvar o mundo e apenas isso não salva ninguém, pois até o diabo sabe disso e será condenado! Há uma diferença gigantesca entre crer em Cristo e fazer Sua vontade e apenas acreditar nEle.
Se você crê em Jesus como diz crer e não faz o que Ele nos ordena você O está negando! Você está dizendo que sabe que Ele é Deus e Senhor, mas mesmo assim quer ditar o rumo de sua história como se só bastasse o acreditar. Cuidado, pois você pode estar trilhando um caminho de morte!
Pior ainda é pôr palavras na boca dEle ou mesmo tirar.
Cristo nos ensina no evangelho o que precisamos fazer para sermos salvos, mas não diz apenas isto, diz COMO fazer! Mas vou fazer uso das palavras de S. Paulo, tão adulteradas nesses últimos 500 anos!
O que fazer? Crer.
Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido {Is 28,16}.
Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam,
porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo
Rm 10, 9-13
Como fazer? Vamos ver o que o próprio apóstolo Paulo nos ensina na mesma carta, no mesmo texto:
Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas {Is 52,7}?
Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação {Is 53,1}?
Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.
Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras
Rm 10, 14-18 (pode ler até o 21, se quiser)
Nesse texto de COMO crer em Cristo encontramos verdades maravilhosas:
  1. Só pode invocar o nome do Senhor aquele que crê de verdade
    1. Não aquele que apenas fala que crê
    2. Para crer é necessário ouvir
    3. Ouvir a palavra de um pregador
      1. A sola scriptura fica para outro artigo =P
      2. O pregador PRECISA ser enviado
        1. Oh, aqui temos algo interessante. Lembra que o Senhor Jesus enviou os apóstolos? E eles, por sua vez enviaram outros e mais outros? Mas a questão da sucessão apostólica também será tratada em outro artigo, mas fique atento!
        2. Crer significa obedecer
        3. Se não obedeceu é porque não creu na palavra de Cristo, ou seja, em seus ensinamentos
        4. The End.
Veja que eu nem precisei procurar fundamentos em outros versículos, o próprio apóstolo Paulo nos ensina e nos exorta a obedecermos à vontade de Cristo.
Note como crer em Cristo é algo tão mais profundo que apenas acreditar!
Crer em Cristo e tê-lo como Senhor, significa que você crê, também, que é servo! E o servo faz sempre a vontade de seu senhor, caso contrário é um servo rebelde.
- Mas você está dizendo que a minha salvação então depende de meus atos? Em Efésios vemos que a salvação não vem das obras!
A salvação não vem pelas obras, é verdade, a fé é dom gratuito de Deus! Nossa salvação é pela graça, não pelas obras para que ninguém se glorie. Está lá na carta de S. Paulo aos Efésios 2, 8-9, mas não nos esqueçamos do versículo seguinte:
Pois somos criaturas dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras que Deus já antes preparara para que nelas andássemos
Ef 2, 10
Ora, Deus, em sua infinita misericórdia, predestinou a muitos (não sabemos quantos e nem quais) e os deu o dom da fé de graça, sem que fizéssemos nada, pelo beneplácito da soberana vontade dEle e pronto, cabou-se, porque Ele quis. Mas em contrapartida, nós temos que demonstrar essa fé por meio de obras, pois a fé sem obras é morta!
De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?
Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano,
e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?
Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.
Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem.
Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril?
Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar?
Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas.
Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus {Gn 15,6}.
Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?
Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho?
Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tg 2, 14 – 26
Por que me chamais: Senhor, Senhor… e não fazeis o que digo?
Todo aquele que vem a mim ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram-se as torrentes contra aquela casa e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída.
Mas aquele que as ouve e não as observa é semelhante ao homem que construiu a sua casa sobre a terra movediça, sem alicerces. A torrente investiu contra ela, e ela logo ruiu; e grande foi a ruína daquela casa.
Lc 6, 46 – 49
Lembra do Pai Nosso?
Perdoai as nossas dívidas (ofensas) assim como nós perdoamos aos nossos devedores (aqueles que nos tem ofendido)
O próprio Cristo nos ensina aqui que o Pai nos perdoa com a mesma medida em que perdoamos! Você guarda mágoa de alguém? Cuidado, pois Deus guarda de você também! Duvida?
Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.
Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida.
Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!
Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida.
Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves!
O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei!
Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida.
Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado.
Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste.
Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?
E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida.
Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.
Mt 18, 23 – 35
Não quero me estender muito para que o texto não fique muito grande. Eu poderia escrever um livro sobre esse assunto, pois a mentira do sola fide é enorme!
Para que fique um pouco mais claro, observe a seguinte comparação que Cristo faz:
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
Jo 15, 1 – 11
Você se torna um galho dessa videira, um membro desse corpo pela graça, mas experimente não dar frutos! Você corre o risco de ser CORTADO!
- Mas o paxtô disse que uma vez salvo, salvo para sempre!
Bom, você vai ficar com as palavras e Cristo ou as do “paxtor”? Eu fico com as de Cristo.
Essa questão da perseverança dos santos também poderei ampliar em outro tópico.
Pequeno exemplo em cada evangelho (tem muito mais!)
Mateus -  Sal da terra e luz do mundo: Mt 5, 13 – 16
Marcos - O primeiro mandamento: Mc 12, 28 – 34
Lucas – Necessidade da prática: Lc 6, 36-38
João – Os de Cristo guardam a Sua palavra: Jo 17, 6 – 8
E já que o nosso texto base é de Romanos, observe o restante da carta:
A resposta dos crentes: Rm 12;13;14;15, 12
Não tente a Deus dizendo que O serve, mas acredita que será salvo apenas por acreditar que Cristo é o filho de Deus, mas não faz o que Ele quer que façamos, deixe isso aos fariseus! Seja sal, seja luz, seja a diferença na vida das pessoas fazendo sim boas obras, pondo em prática a caridade, lembrando-se que a maior caridade de todas é fazer visível o Reino de Deus.
Vista o nu, dê bebida aos sedentos, acolha a quem precisa, dê suporte às viúvas e aos órfãos. Faça isso tudo e, principalmente, anuncie o Reino de Deus, pregue A Palavra: Jesus, o Verbo encarnado, o LOGOS, pois nossa religião não é uma religião de um livro como o islã, de letra morta, mas da Palavra, Palavra que é viva e eficaz, Palavra, Verbo que se fez carne por causa de nosso pecado. Viva essa palavra, viva Cristo!
Lembre-se sempre: Ainda existe uma cruz para você carregar! Mt 16, 24 – 28

De: cristaoreformado.wordpress.com


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>