28 março 2014

A obediência na fé



Uma das mais marcantes características do povo católico é a obediência as autoridades eclesiásticas.
Quando um fiel tem algum problema de relacionamento, se ele for fiel católico mesmo, o máximo que ele fará é mudar de paróquia. Não quero comparar, mas já comparando, o que aconteceria no meio protestante? Em alguma rusga, aluga-se uma galpão, compra-se umas cadeiras e começa-se uma nova igreja.
Como é fácil fundar uma igreja não é mesmo?
Mas como é difícil obedecer a uma autoridade eclesiástica... Nisso, os católicos sabem guardar os preceitos de Jesus Cristo, que fundou uma igreja. 
É balela dizer que Jesus não fundou nenhuma igreja, e se essa igreja foi fundada por Deus-Filho, quem somos nós para dividi-la? Quem somos nós para não aceitar as regras e preceitos sabiamente apresentados aos fiéis?
Podem acusar aos católicos de muitas coisas, menos acusá-los de esquartejar o Corpo de Cristo como se tem visto nos últimos anos por diversas denominações de esquina.
A nossa obediência não provém do medo dos padres ou bispos ou do papa, mas provém do nosso grande temor que temos em não dividir o Corpo de Jesus Cristo

Abaixo um pouco do Catecismo sobre a Obediência (sim, nós católicos temos um catecismo, isso é sinal de orgulho)

Obedecer  ("ob-audire")  na  fé  significa  submeter-se  livremente  à  palavra  ouvida,  visto  que  sua
verdade é garantida por Deus, a própria Verdade. Desta obediência, Abraão é o modelo que a Sagrada
Escritura nos propõe, e a Virgem Maria, sua mais perfeita realização. 


MARIA "BEM-AVENTURADA A QUE ACREDITOU"
148 A Virgem Maria realiza da maneira mais perfeita a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o
anúncio  e  a  promessa  trazida  pelo  anjo  Gabriel,  acreditando  que  "nada  é  impossível  a  Deus"  (Lc 1,37[fca15] ) e dando seu assentimento: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Isabel a saudou: "Bem-aventurada a que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido" (Lc 1,45). É em virtude desta fé que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada. 
149  Durante toda a sua vida e até sua última provação, quando Jesus, seu filho, morreu na cruz, sua
fé não vacilou. Maria não deixou de crer "no cumprimento" da Palavra de Deus. Por isso a Igreja venera em Maria a realização mais pura da fé.

489  Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas
mulheres.  No  princípio  está  Eva:  a  despeito  de  sua  desobediência,  ela  recebe  a  promessa  de  uma descendência que será  vitoriosa sobre o Maligno e a de ser a mãe de todos os viventes. Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu o era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel,  Débora,  Rute,  Judite  e  Ester,  e  muitas  outras  mulheres.  Maria  "sobressai  entre  (esses)  humildes  e pobres  do  Senhor,  que  dele  esperam  e  recebem  com  confiança  a  Salvação.  Com  ela,  Filha  de  Sião  por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia" (Parágrafos relacionados: 722,410,145,64)  

"FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA...
494  Ao anúncio de que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho do Altíssimo pela virtude do  Espírito  Santo[a66]  ,  Maria  respondeu  com  a  "obediência  da  fé",  certa  de  que  "nada  é  impossível  a Deus":  "Eu  sou  a  serva  do  Senhor,  faça-se  em  mim  segundo  a  tua  palavra"  (Lc  1,37-38). Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tomou Mãe de Jesus e, abraçando de todo  o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção: (Parágrafos relacionados: 2617,148,968) 
Como  diz  Santo  Irineu,  "obedecendo,  se  fez  causa  de  salvação  tanto  para  si  como  para  todo  o gênero humano". Do mesmo modo, não poucos antigos Padres dizem com ele: "O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a  virgem Eva ligou pela incredulidade a virgem Maria desligou  pela  fé”.  Comparando  Maria  com  Eva,  chamam  Maria  de  "mãe  dos  viventes"  e  com  freqüência afirmam: "Veio a morte por Eva e a vida por Maria”. (Parágrafo relacionado:  726) 

Obediência, a gente se vê na Igreja católica.

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>