30 agosto 2014

Fiquei horrorizada com a ideia do meu marido se tornar católico - História de conversão de JoAnna Wahlund




"ele tinha chegado à conclusão de que a Igreja Católica era a única com a plenitude da Verdade"

JoAnna Wahlund

Joanna é casada e tem quatro filhos. Esta é a sua história como um membro vitalício da igreja luterana ao catolicismo.

Eu nasci para luterana, e, claro, batizei  todos os meus filhos na igreja Luterana. Fui batizada em 28 de dezembro de 1980 - uma data que eu percebi, logo depois da minha conversão, como a Festa dos Santos Inocentes. Às vezes me pergunto por que não fui batizada mais cedo, uma vez que nasci seis semanas antes do tempo, mas eu suponho que na igreja Luterana o batismo não é considerado crucial para os recém-nascidos, mesmo os prematuros.

De qualquer forma, eu fui criada em uma casa luterana. Meus pais me levavam para a igreja e da Escola Dominical regularmente, um fato pelo qual sou grata. A religião foi por vezes discutida em nossa casa, mas principalmente em resposta a questões que coloquei depois de ler a Bíblia (que eu fiz em uma idade precoce) ou assistir a filmes sobre Jesus. Isto nunca foi um tema que eu me lembro dos meus pais iniciando ou mesmo discutir em detalhes (conosco ou com os outros). Meu sentimento por toda a infância foi que igreja e religião eram atividades de domingo. Isso não quer dizer que os meus pais eram nominalmente religiosa - é só que Deus, Jesus, religião, etc, não me parece que jogar esse grande parte no nosso dia-a-dia. Isso é apenas minha percepção, olhando para trás, depois de muitos anos.

Eu fui confirmada na Igreja em 1994, creio eu. Lembro-me que, como parte de uma das classes de confirmação, fomos obrigados a memorizar e recitar uma parte do Catecismo Menor. Fui designada a fazer o discurso da Última Ceia ("isto é o meu corpo, entregue por vós ...") e eu me lembro de estar muito contente por ter essa parte particular. Mesmo assim, eu considerei a Comunhão algo muito especial. Durante este período de tempo, meus pais estavam passando por um divórcio amargo, e minha fé foi o meu consolo.

Em 1999, eu fui para a faculdade da Universidade de Wyoming. Comecei a frequentar uma igreja luterana perto de campus em Laramie, e também comecei a frequentar um grupo cristão no campus chamado Chi Alpha, dirigida pela Igreja Assembléia de Deus (isto é, fundamentalista). Não houve conflito entre os dois; teologia nunca foi realmente discutida ou levantada. Eu conheci muitos amigos fantásticos através Chi Alpha, incluindo o minha melhor amiga e ex-companheira de quarto Rose. Foi uma experiência maravilhosa na faculdade. Eu não tive muito envolvida com a minha igreja Laramie ELCA; Eu principalmente participava porque me lembrava de casa.

Em 2000, no final do meu segundo ano, eu conheci o meu futuro marido, Collin, on-line; em 2001 nos casamos e me mudei para Minneapolis, transferindo-me para a Universidade de Minnesota-Twin Cities. Eu me lembro de estar satisfeita ao saber que Collin era, como eu, um membro praticante da Igreja Luterana. Embora ele tivesse se afastado do cristianismo por um tempo como qualquer adolescente, uma classe que ele participou na faculdade chamada "Os Escritos de CS Lewis" o trouxe de volta e fez com que ele tomasse a sua fé mais a sério. Nós nos casamos em Igreja Luterana de Nosso Salvador, a mesma igreja onde eu tinha sido confirmada, em 01 de setembro de 2001.

Avanço rápido de alguns anos ... um dia, eu acho que foi no início de janeiro de 2003, Collin me surpreendeu com o anúncio de que ele estava tendo um monte de pensamento, fazendo pesquisas, e orações, e ele sentiu que Deus estava levando-o a converter-se à Igreja Católica. Fiquei horrorizada com a ideia.

Como se viu, Collin tinha tido um monte de discussões teológicas com seu melhor amigo, que é católico, e ele tinha chegado à conclusão de que a Igreja Católica era a única com a plenitude da Verdade. Eu discordei, mas depois de algumas semanas falando sobre o assunto, eu concordei em ir para Igreja católica com ele. Eu pensei que se eu estava indo para lá deveria pensar em nossos potenciais filhos como católicos, então eu deveria saber mais sobre a fé. Na época, eu comecei a ir a Igreja Católica, mas eu não tinha a intenção de converter.

Eu tenho que admitir que algumas coisas tinham me incomodado sobre a Igreja Luterana por um tempo antes do anúncio de Collin. Por exemplo, eu descobri que o plano de saúde da Igreja Luterana dos seus funcionários (por exemplo, os seus ministros) pagava o aborto. Foi uma descoberta perturbadora, pois eu sempre fui firmemente pró-vida ... e depois quando li a declaração real da Igreja Luterana sobre o aborto, ele parecia bastante insosso para mim. Eu já escrevi um artigo para o blog católico Phoenix sobre o que exatamente eu achava tão perturbador sobre a postura da Igreja Luterana sobre o aborto.

Enquanto na Igreja católica fui confrontada com perguntas que eu realmente não tinha pensado antes.
Primeiro e mais importante foi a questão sola scriptura. A autoridade da Igreja Católica é como um banquinho de três pernas, com a Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério todos com peso igual. Tradições protestantes vão todos pela Bíblia somente. No entanto, quando se trata algo fará da biblia, isso realmente não faz sentido. Afinal, Jesus falou muito claramente sobre ser uma Igreja unificada, mas há mais de 5,000 igrejas protestantes que todos afirmam que seguem a Bíblia somente. Quem está certo? Eles não podem estar todos certos. Será que Jesus realmente deixou a sua Igreja nessa tal confusão?

Além disso, a doutrina da sola scriptura não é realmente encontrada na Bíblia. Em nenhum lugar Jesus ou qualquer dos apóstolos, ou São Paulo, diz que só devemos seguir as Escrituras. Somos informados de que as Escrituras são boas, confiáveis, etc, mas nunca dizem que elas são a única regra de fé. São Pedro adverte contra a particular interpretação das Escrituras, uma pedra angular da fé protestante, e São Paulo diz a Timóteo para seguir as tradições que a ele tinha sido ensinado! Eu nunca tinha sido confrontada com essas questões aparentes antes.

Uma vez cheguei à conclusão de que a sola scriptura era falsa, que implorou a pergunta: será que os cristãos têm uma autoridade na Terra, que interpreta a Palavra de Deus, à luz dos nossos tempos modernos e pastores do rebanho de Cristo?

Se você ler os pais da Igreja primitiva, eles eram extremamente católicos. Eles acreditavam na virgindade perpétua de Maria, a transubstanciação da Eucaristia, e assim por diante. O argumento protestante parece ser que a Igreja Católica acabou corrompendo o cristianismo e a Reforma Protestante colocou-o de volta aos trilhos. Mas se a Igreja desde os seus primeiros dias era católica, poderia realmente ter sido danificada tão cedo? Não parecia lógico que Deus iria colocar Sua Igreja nas mãos dos homens, só para vê-la ser corrompida diante de duas gerações depois de Cristo.

Além disso, a Bíblia não tinha sido ainda compilada até por volta de 400 dC. Se nós deveríamos ir pela Bíblia somente, o que os primeiros cristãos faziam? Além disso, foi a Igreja Católica que compilou e estabeleceu o cânone dos livros da Bíblia, por isso não faz sentido para mim que os protestantes confiaram na Igreja para compilar uma Bíblia inspirada e inerrante, mas não seja confiante de qualquer outra forma .

Então eu comecei a ler mais sobre a alegação da Igreja a sua autoridade; isto é, que o Papa é o sucessor de Pedro, e isso só fez sentido para mim que Jesus iria estabelecer uma Igreja terrestre com um sucessor na terra para guiar seu rebanho. Além de dar a Pedro as chaves do reino (Mateus 16, 18-20), Ele mesmo disse a Pedro três vezes para apascentar suas ovelhas (Jo 21, 15-17) - e não qualquer dos outros apóstolos, mas Pedro sozinho.

Depois que comecei a acreditar que o Papa era o sucessor de Pedro, todo o conceito infalibilidade papal fazia mais sentido, e uma vez que se encaixou, assim como tudo o resto (a Eucaristia, Maria, etc). Imaginei que, se Jesus tivesse dado a autoridade da Igreja para ensinar, então eu deveria seguir esses ensinamentos - caso contrário, eu não estava realmente seguindo Jesus com o melhor de minha capacidade.

Eu também li um monte de histórias de conversão de protestantes que se tornaram católicos, como Scott Hahn no livvro "Rome Sweet Home" e a história de conversão de Jimmy Akin. Também foi útil série de Patrick Madrid "Surprised by Truth". Depois da minha conversão eu descobri os livros de Mark Shea, que são para quem considera o catolicismo uma leitura obrigatória - especialmente "Com que autoridade Uma Tradição Evangélica descobre católica?". Eu também passei muito tempo nas respostas em fóruns católicos, conversando com outros católicos sobre a Igreja Católica.

Outro ponto na minha conversão foi perceber a beleza da Missa. Quando eu comecei a ir à missa (muito relutantemente), eu pensei que era séria e chata. Depois veio a Semana Santa. Fiquei impressionada com o quão intenso os rituais eram, quanto eles se concentraram em Cristo e Sua paixão. Fomos para a Vigília Pascal na Basílica de Santa Maria, e isso literalmente mudou minha mente sobre a missa. A beleza me abalou  os sentidos quando eu ouvi as leituras e ouvi a música e senti o cheiro do incenso - a alegria pura que parecia emanar das pedras como as luzes da Basílica foram jogadas em pleno vigor após a escuridão da Sexta-feira Santa - a felicidade dos recém-batizados - bem, era uma experiência, e eu comecei a ver a missa sob uma luz totalmente nova.

Collin e eu fomos confirmadas na Igreja Católica em 29 de maio de 2003 . Que foi originalmente programado para sermos confirmados no dia de Pentecostes, que foi num domingo, mas eu tinha acabado de me formar na faculdade, duas semanas antes e que tínhamos feito planos de mudar para fora de estado naquele fim de semana, assim que o padre gentilmente concordou em nos confirmar na quinta-feira na missa diária em seu lugar. Creio que as pessoas que assistiram essa particular missa diária ficaram agradavelmente surpresas de estar presente em uma confirmação! Tomei um nome de confirmação, Anne, porque St. Anne é a santa padroeira da maternidade e eu sabia que era a minha vocação de ser um dia uma mãe. (Como se viu, a nossa filha Elanor foi batizado na Igreja Católica quase exatamente dois anos depois, em 28 de maio de 2005)

Através da nossa fé católica também descobrimos as alegrias de Planejamento Familiar Natural e tenho usado tanto para conseguir e adiar a gravidez desde 2003 Além da nossa filha mais velha nasceu em janeiro de 2005, que já concebeu um adicional de cinco filhos, dois dos quais perdemos para o aborto e um dos quais é devido a nascer em dezembro de 2011.

Nossa igreja é a Basílica de Santa Maria, no centro de Minneapolis, MN. É uma igreja incrível, cheia de paz e beleza. O motivo que escolhemos foi bastante simples - foi pela curta distância do nosso apartamento; Na verdade, a caminhada é a quantidade ideal de tempo necessário para rezar um rosário. Como Collin escolheu esse apartamento antes mesmo de considerar olhar para a Igreja Católica, Deus deu-lhe (e a mim) a igreja perfeita, mesmo antes de nós sabermos que iríamos precisar de uma!

Para saber mais sobre Joana e sua vida como esposa e mãe católica visite seu blogue a-star-of-hope
 


De:  whyimcatholic.com

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>