24 setembro 2015

Conheça Frei Junípero Serra, o ‘fundador de Califórnia’.





Sua Santidade o Papa canonizará em sua viagem aos Estados Unidos a Frei Junípero Serra, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição de Washington.


O frei espanhol Junípero Serra, nasceu na localidade mallorquina de Petra no ano 1713. Depois de fazer um doutorado em filosofia e teologia, mudou-se para a Califórnia, donde fundou nove missões espanholas e presidiu outras quinze.

Depois de sua beatificação em 28 de setembro de 1988 pelo Papa João Paulo II, o novo bispo de Roma o canonizará em 23 de setembro durante sua visita aos Estados Unidos.

Junípero Serra é considerado um dos “pais da pátria” dos Estados Unidos, e é o primeiro hispano que se canoniza neste país. Se trata ademais, do único espanhol que figura no National Statuary Hall do Capitólio de Washington.

Junípero Serra chegou ao Virreinato de Nueva España (hoje México) junto a outros vinte missionários franciscanos no ano 1749. Foi ali donde se encarregou de converter ao cristianismo aos indígenas da zona de Santiago Xalpan.

Posteriormente, a ordem dos franciscanos mandou a 16 de sus missionários, encabeçados por Junípero, à baixa Califórnia. Contudo, Serra decidiu que deviam explorar a zona da Alta Califórnia para levar a “luz do Evangelho” à população indígena. Foi deste modo, como paulatinamente foi criando as diferentes missões.

Os habitantes do que hoje é a Califórnia estadunidense, não conheciam a agricultura e seguiam vivendo da caça e a agricultura, pelo que depois da chegada dos franciscanos, suas vidas mudaram por completo.

Contudo, sua imagem não está isenta de controvérsia, já que há alguns que não estão a favor de sua canonização. É o caso de várias tribos de indígenas que têm expressado seu rechaço ante este evento, já que responsabilizam a Serra de haver “impedido a cultura e tradições de seu povo em seu esforço para que adotassem o cristianismo como religião”. Esta controvérsia não é algo novo, já que quando foi beatificado, coletivos indígenas manifestaram seu mal-estar.

O papa Francisco, pediu desculpas pelos pecados cometidos pela Igreja durante a época da conquista e evangelização. E desta maneira, defende a imagem deste santo espanhol. 

De: infovaticana.com

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>