18 janeiro 2018

Batista, filha de pregador, versículos memorizados: o que aconteceu quando seu pai se tornou católico?




Uma família devota que, pesquisando cada vez mais, alcançou a plenitude da fé na Igreja


Noel Culbertson e seu marido Stan, um soldado na Marinha dos EUA, participam da paróquia católica de Santa Cecilia, na ilha de Camano, no estado de Washington. Eles têm duas filhas adolescentes.
Ela é voluntária no programa de iniciação católica para adultos que se tornam católicos. Ela pode dar um exemplo por sua própria experiência: ela era uma Batista, filha de um pregador, grande memorizadora de versículos, que só descobriu a Igreja Católica muito tarde.

"A Igreja Católica nunca esteve no meu radar, não tive nenhum ódio ou maldade contra ela, foi apenas a típica ignorância e apatia americana em relação a ela", lembra ela em seu depoimento na rede CHN .


Uma família apaixonada pela Bíblia
Seu pai, que veio de uma família de "Ciência Cristã" (uma igreja fundada no século 19 por Mary Baker Eddy), teve seu encontro pessoal com Cristo, ou conversão, em um campo de jovens batista. Ali o pai de Noel apaixonou-se por Jesus Cristo e pela Bíblia e sempre manteve essa paixão. Sua esposa, a mãe de Noel, veio de uma família nominalmente católica, mas era uma batista devota desde que tinha 18 anos.

Noel cresceu em uma família entusiasta da Bíblia. "Não consigo me lembrar de um momento em que o estudo das Escrituras não fez parte da nossa vida familiar diária, cantávamos o alfabeto grego quando crianças, tivemos estudos bíblicos como uma família e frequentamos a igreja regularmente. Meu pai tinha um amor voraz pelas Escrituras. Ele estudou a história judaica , rastreou os relatos evangélicos em ordem cronológica e até mesmo - por diversão - traduziu o Novo Testamento do grego. "

“Nossa família sempre foi envolvidos em serviços em nossa igreja batista no sul da Califórnia. Eu tinha um dom para memorização que ganhava uma garota desajeitada em uma boa atenção no Awana (um programa de memorização de versículos da Bíblia para crianças). Quando eu estava na sexta série, eu tinha memorizado centenas de versículos da Bíblia. “


Envolvida na evangelização batista
Noel gostava de colaborar no campo da juventude batista. " Vimos muitas vidas acesas pela mensagem do evangelho, tínhamos uma oração diária com a equipe, e no meu tempo livre trabalhei com jovens do ensino médio e ensinei crianças pequenas na escola dominical, eu estava constantemente envolvida em atividades do ministério".


Uma gravidez embaraçosa
No início de 1999 ela começou a namorar Stan. "Em uma consulta médica para um assunto não relacionado, descobri que estava grávida, fiquei chocada, envergonhada e humilhada , como eu poderia deixar isso acontecer, o que as pessoas pensariam, eu tinha desapontado meus pais e tantos outros que me olhavam como um testemunho da fé ".

Uma tentação explodiu em sua mente: “Você poderia abortar, e ninguém saberia". "Foi um pensamento surpreendente para alguém que era inflexivelmente pró-vida, era uma tentação vertiginosa no meu momento de humilhação". Para sair da tentação, eu sabia que tinha que verbalizar, conversar com alguém. E ela foi até a casa de sua irmã, já casada.

"Imediatamente depois de contar a minha irmã tudo, o poder da tentação desapareceu. “Poucas horas depois, falei com Stan e, nos dias seguintes , falei com meus pais e com o nosso pastor, escrevi uma carta ao do pessoal do campo confessando-me arrependida do nosso pecado e pedindo perdão ". Foi uma experiência extraordinária do poder de confessar pecados a alguém com alguma autoridade para conceder perdão.- expor e arrepender-se de nossas faltas em voz alta e assim receber a graça e a liberdade de Deus através dessa confissão. Duas semanas depois de nos casamos. "


Quem decide com autoridade como interpretar a Bíblia?
Eles permaneceram muito envolvidos na congregação Batista. Ela dirigia o ministério das mulheres, Stan era um diácono e tinha um estudo semanal da Bíblia em casa." Analisamos o livro dos Atos dos Apóstolos . Toda semana, Stan e eu lemos um capítulo, pesquisamos todos os melhores comentaristas que pudemos encontrar e depois discutimos com nosso grupo de estudo da Bíblia. "

Mas quanto mais comentaristas consultaram, mais confusão havia. Diferentes comentaristas, todos protestantes, todos apaixonados pela Palavra de Deus, davam diferentes interpretações, não apenas diferentes, mas contraditórias . "Como os crentes fiéis, que não estavam dispostos a dedicar várias horas a cada dia a estudar, sabiam qual era a interpretação correta?"

"Então vieram Atos 15 e o Concílio de Jerusalém, mas quando estudei a Igreja primitiva no Livro de Atos, não parecia muito com a minha experiência de Batista". Eles se conheceram no concílio e falaram com autoridade para todas as outras igrejas em questões de fé. Onde estava isso na minha denominação? Não tínhamos nenhum concílio, nem tivemos a capacidade de definir com autoridade questões de fé e moral. Mais uma vez, essas noções perturbadoras permaneceram como sementes em nosso caminho enquanto navegamos uma vida cheia de fé, crianças e muitas implementações militares de Stan. "

Um anúncio surpreendente
“Em 2003, meu pai anunciou, para o horror de minha mãe e surpresa de nossos amigos batistas, que depois de vários anos de estudos que entraria para Igreja Católica . Isso rasgou minha mãe, devastou nosso pastor que era muito próximo do meu pai e chocou as congregações em que meu pai ensinou com frequência ao longo dos anos. Para mim, não parecia ser a grande tragédia que outros pensavam que era ".

"Meu pai tinha estudado mais do que qualquer um que eu conhecia, fazendo perguntas que perturbavam os pastores e os professores do seminário na busca de encontrarem Cristo". Durante alguns anos ele estava se encontrando com alguns padres, eles o encaminharam para mais fontes e respondeu que ele poderia ter encontrado em sua vida, ele havia crescido profundamente em oração com a ajuda desses sacerdotes carmelitas. A Igreja Católica parecia ser muito adequada para alguém como meu pai, que estudava tanto. Todos nós éramos cristãos, e aqueles que amavam a Bíblia eram batistas, aqueles que se sentiam atraídos por rituais e estudos eram católicos, aqueles que eram carismáticos eram pentecostais, etc. "

"Por respeito à luta da minha mãe com a conversão, meu pai compartilhou muito poucos detalhes (a não ser que lhe pedimos diretamente) sobre essa conversão conosco, deve ter sido um tempo de terrível solidão para ele".


História de contracepção nas igrejas
Vários anos depois, Noel, depois de ouvir uma história sobre o Papa Bento XVI e contracepção, e sabendo que a imprensa geral não era confiável quando se tratava de saber o que uma denominação religiosa realmente ensina, perguntou a seu pai o que a Igreja Católica ensina sobre os anticoncepcionais.

"Eu sabia muito pouco sobre isso: apenas que eles ensinavam contra o seu uso". A breve explicação do argumento da Igreja sobre o raciocínio da Igreja foi surpreendentemente razoável, mas o que mais me impressionou foi que cada denominação protestante possuíam o mesmo ensino que a Igreja Católica sobre contracepção antes de 1930. Então, cada denominação mudou de ensino, nunca tinha ouvido nada disso na nossa história denominacional, para os batistas a questão não era um problema, era simplesmente um fato dado que as pessoas sempre usaram qualquer forma de contracepção que queriam sem se opor a qualquer ensinamento da fé, essa foi outra semente em nosso caminho ".

[Os protestantes assumiram contracepção da década de 1930 por causa da mordacidade de seu clero casado, que começou a usá-lo como um mau exemplo para os paroquianos, como o historiador luterano Allan Carlson explica AQUI em ReL ]


Um livro que nunca teve mas ... .
No início de 2010, quando seu pai já era católico havia sete anos, um amigo recomendou o livro " Rome Sweet Home " . Ele conta de forma emocionante a conversão ao catolicismo do pastor presbiteriano Scott Hahn e as dificuldades e choques que envolveram o acordo com sua esposa Kimberly, que não aceitou a fé católica. Era uma situação semelhante à dos pais de Noel e ela decidiu pegar o livro e examiná-lo, talvez para dar a sua mãe.

Assim, ela entrou numa biblioteca católica pela primeira vez, ligada a uma paróquia. Eles não tinham o livro, mas vários CDs sobre o assunto.

Noel e seu marido ouviram os CDs no carro , viajando na estrada enquanto as crianças dormiam. Os versículos que foram discutidos os conheciam de memória, mas agora eles se encaixam em um novo sentido. Mateus 16: 13-20, João 6, Isaías 22: 22-23, João 20: 23,1 Timóteo 3:15 ... "Era como se me tivessem dado as respostas a todas as questões sobre a fé que nunca pensei fazer e ainda assim senti que deveria ter pensado em fazê-los anos atrás ".


Jesus fundou uma única Igreja ... E essa Igreja tem autoridade
" A revelação mais profunda para mim foi que, de acordo com as Escrituras, Cristo fundou...

claramente uma Igreja e ela teve Sua autoridade e proteção (Mateus 16: 13-20). Jesus concedeu a Pedro o poder de ligar e desligar na terra e no céu. Como sabemos que nada impuro pode entrar no céu, sabemos que qualquer coisa que esta Igreja - fundada sobre Pedro - ligue na terra não seria e não poderia ser contrária a Cristo, então, quando Jesus diz que as portas do inferno não prevaleceriam contra esta Igreja, ele dá a palavra de que esta Igreja seria especialmente protegida, se isso fosse verdade, então significava que Cristo havia fundado uma Igreja e ela ainda seria presente hoje em dia, não de uma maneira mística, mas real e visível “
Na minha própria experiência, era muito claro que as denominações tinham problemas de unidade porque não possuem autoridade . Alguém que não concorda com as interpretações bíblicas do pastor simplesmente pode separar e começar outra igreja, e muitas vezes eles fazem isso. Mas aqui a Igreja Católica está com autoridade dada por Cristo, como fez por dois mil anos, guiada e protegida pelo Espírito Santo . Se essa afirmação é verdadeira, era eu que teria que entrar em sintonia com a Igreja e não o contrário . "

Desta autoridade derivam outras questões que os protestantes geralmente não conhecem: que Cristo está realmente presente na Eucaristia (João 6) e que a fé e as obras são necessárias, não apenas a fé (Tiago 2: 14-24).

"No final da nossa viagem, ouvimos mais de 30 horas de ensino católico e passamos inúmeras horas imersos nas Escrituras”.

De volta a casa, eles se voltaram para ler livros católicos e Padres da Igreja "de quem nunca havíamos ouvido".

Eles decidiram que, embora ainda pudessem ser batistas, eles poderiam diminuir sua participação na comunidade em que eles estavam ativos há 18 anos. E iam à Missa católica em alguma vez.


A mãe viu isso como uma traição séria
"Então eu disse a minha mãe que estávamos considerando nos tornar católicos, que sempre estivemos perto e costumamos conversar todos os dias, ela me acompanharia em todas as minhas consultas médicas pré-natais quando Stan foi implantado em alguma missão e até fizemos compras juntas. Quando eu disse a ela o que estávamos considerando, ela ficou sem palavras, um silêncio que logo se transformou em histeria, depois disso, ela não podia falar comigo sem chorar, lágrimas que muitas vezes eram acompanhadas de gritos, ela até foi a psicológica pelo que ela via isso como uma traição absoluta ".


O impacto da primeira Missa
"Em 1º de agosto de 2010, nós assistimos a nossa primeira missa. Stan, sabendo o quão difícil seria para nossa família ter uma conversão, orou pela orientação divina." Na Missa, ouvimos orações, respostas e leituras tiradas das Escrituras. Como se estivesse falando diretamente para mim: se hoje você ouvir sua voz, não endureça seu coração ".

Em sua homilia, o padre explicou como Hernán Cortés, para evitar a deserção de seus homens, tentado a fugir, queimou os barcos.

"Eu me inclinei em direção a Stan e disse:" Eu acho que nossos navios estão em chamas ", então veio a consagração e vimos como pessoas de todas as idades, raças e status social receberam Cristo." O santo lugar estava literalmente cheio de Cristo. Voltei-me para Stan novamente e desta vez havia lágrimas no seu rosto. Este comandante da Marinha não podia falar sobre isso durante várias semanas sem se sentir comovido pelas lágrimas . Tudo o que estudamos agora era palpável e real. Nunca mais voltamos para a igreja batista.

Muitos amigos batistas se retiraram do seu entorno naquele tempo, enquanto eles se voltaram para ler escritores católicos como Fulton Sheen, Karl Keating, Frank Sheed, o Papa João Paulo II "e especialmente GKChesterton que se tornaria em um dos meus guias joviais e excelentes no meu caminho da conversão. "Os amigos católicos, espantados, deixaram-nos com mais e mais livros e CDs e também rezaram seu primeiro rosário ("muito desconfortavelmente).

Ficaram maravilhados em estudar a importância da autoridade e da unidade através do bispo, chave dos primeiros cristãos. "Santo Inácio de Antioquia, discípulo do apóstolo João, disse em 107 dC:" Todos vocês devem seguir o bispo como Jesus Cristo segue o Pai. Siga o presbitério e os apóstolos . Quanto aos diáconos, reverencie-os quanto ao mandamento de Deus. Que ninguém, sem o bispo, faça qualquer coisa que pertença à Igreja. Somente aquela Eucaristia deve ser considerada válida a que se faz pelo bispo ou por alguém que tenha autorização dele. Em todos os lugares em que o bispo apareça, aí está o povo; Assim como, onde quer que Jesus Cristo esteja também está a Igreja Católica.

"" Eu estava convencida de que a Bíblia e Os primeiros relatos do cristianismo no mundo eram profundamente católicos, e não batistas , em sua estrutura ".

Finalmente, na Vigília Pascal em abril de 2011, Noel, seu marido e filhos receberam o Sacramento do Batismo, a Confirmação e sua primeira Eucaristia. . naquela noite

Noel recorda algumas palavras de Chesterton sobre a Igreja Católica: "Basta parar de gritar para fechar para começar a ouvir o que ele diz com prazer. E basta começar a se apegar a ela. Mas quando esse sentimento ultrapassa um certo ponto, começa a adotar a grandeza trágica e ameaçadora de um grande romance. "


A mãe ... e o avô
Seus pais morreram em setembro de 2012, apenas 3 semanas de intervalo. Sua mãe, que, quando criança, foi batizada como católica, estava envolvida na Igreja Batista desde os 18 anos de idade, mas no dia anterior a sua morte, um pároco veio e a ungiu com a unção dos enfermos. "Foi um momento em que o véu entre terra e céu era tão delgado que quase podias ver através dele, e no ano seguinte meu avô, de 84 anos, foi batizado e entrou para Igreja Católica ".

Noel conclui seu testemunho com outra frase de Chesterton, ele também se converteu ao catolicismo: "Eu sei que o catolicismo é muito grande para mim, e ainda não explorei suas verdades bonitas e tremendas. Mas eu sei que [o protestantismo] é muito pequeno para mim; não consegui voltar para essa segurança aborrecida depois de assistir a visão vertiginosa da liberdade ".


De: religionenlibertad.com

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>