22 janeiro 2018

Ex protestante Scott Hahn testemunha como foi participar de sua primeira Santa Missa






'O que eu encontrei na minha primeira missa, graças aos primeiros cristãos


Estudar os escritos dos primeiros cristãos encontrou inúmeras referências à "liturgia" e à "Eucaristia". "Eu queria entendê-los, mas não tive experiência da liturgia"


Segue um fragmento do livro O Banquete do Cordeiro , A Missa, Céu na Terra, de Scott Hahn, em que a característica destacada do livro é a sua visão muda e lúcida da realidade da liturgia da Eucaristia, o ato de culto que nosso Sumo Sacerdote nos deu na véspera de sua morte:

"Lá estava eu, incógnito: um ministro protestante a paisana, escondido na parte de trás de uma capela católica em Milwaukee para testemunhar minha primeira Missa. Eu tinha curiosidade sobre isso, e eu ainda não tinha certeza de que era uma curiosidade saudável. Os escritos dos primeiros cristãos encontraram inúmeras referências à "liturgia", à "Eucaristia", ao "sacrifício". Para os primeiros cristãos, a Bíblia, o livro que amo acima de tudo, era incompreensível se fosse separado do evento que os católicos de hoje chamaram de "Missa".

Eu queria entender os primeiros cristãos; mas não tinha nenhuma experiência em liturgia. Então eu me convidei a ir e a ver, como se fosse um exercício acadêmico, mas continuamente prometendo a mim mesmo que não me ajoelharia nem participaria de qualquer idolatria.

Sentei-me bem no fundo, num banco na parte de trás daquela cripta. Na minha frente, havia um bom número de fiéis, homens e mulheres de todas as idades. Fiquei impressionado com suas genuflexões e sua aparente concentração na oração. Então um sino tocou e todos se levantaram enquanto o padre apareceu junto a uma porta ao lado do altar.

Inseguro de mim mesmo fiquei sentado. Como um evangélico calvinista, eu estava preparado há anos para acreditar que a Missa era o maior sacrilégio que um homem podia cometer. A Missa, eu tinha sido ensinado, era um ritual que buscava "re-sacrificar Jesus Cristo". Então eu ficaria como um mero observador. Eu me sentaria, com minha Bíblia aberta ao meu lado.

No entanto, à medida que a Missa ia progredindo, algo me golpeava. A Bíblia já não estava comigo. Estava diante de mim: nas palavras da Missa! Uma leitura era de Isaías, outra dos Salmos, outra de Paulo. A experiência foi esmagadora. Queria interromper todos os momentos e gritar: "Ei, posso explicar de onde as Escrituras são originárias? Isso é fantástico! "Eu ainda mantive minha posição como observador. Eu permaneci na margem até ouvir o sacerdote dizer as palavras de consagração: "Isto te é o meu Corpo ... este é o cálice do meu Sangue...".

Senti, então, que toda a minha dúvida havia desaparecido. Enquanto observava o sacerdote levantar hóstia branca, senti uma oração subir de meu coração como um sussurro: "Meu Senhor e meu Deus. É mesmo você! ».

A partir desse momento, era o que poderia ser chamado de caso perdido. Eu não podia imaginar mais emoção do que aquelas palavras haviam trabalhado em mim. A experiência intensificou um momento depois, quando ouvi a comunidade recitar: "Cordeiro de Deus ... Cordeiro de Deus ... Cordeiro de Deus ...", e ao sacerdote responde: "Eis o Cordeiro de Deus ..." enquanto eleva a hóstia.

Em menos de um minuto, a frase "Cordeiro de Deus" havia soado quatro vezes. Com muitos anos de estudo da Bíblia, eu sabia imediatamente onde eu estava. Foi no livro do Apocalipse, onde Jesus se chama de Cordeiro não menos de vinte e oito vezes em vinte e dois capítulos. Eu estava na festa de casamento que São João descreve no final do último livro da Bíblia. Ele estava diante do trono celestial, onde Jesus é eternamente aclamado como Cordeiro. Eu não estava preparado para isso, no entanto ...: estava na missa! "

Scott Hahn



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>