26 fevereiro 2019

Pastor calvinista, filho do capelão calvinista ... e um católico respondeu ao seu desafio com a Bíblia na mão



John Bergsma é um especialista no Antigo Testamento e especialista nos Manuscritos do Mar Morto

John Bergsma ( www.johnbergsma.com ) , casado e pai de 8 filhos, é um especialista em cultura bíblica e do Antigo Testamento , professor da Universidade Franciscana deSteubenville .
Ele é especialista nos Manuscritos do Mar Morto e ler acadiano (língua semítica que era a língua internacional do Oriente Médio entre os anos 2.000 e 1.000 aC) , ugarítico (outra língua semítica do mesmo período, dos quais temos muitos textos e literatura) e aramaico (a língua semítica falada pelo povo hebreu e seus vizinhos no tempo de Jesus, assim como o grego clássico, hebraico clássico, latim, francês e alemão).
John Bergsma é professor em Steubenville desde 2004, mas ele é católico desde 2001. Antes disso, ele era pastor calvinista por quatro anos. Na verdade, ele cresceu em uma família de tradição calvinista holandesa, filho de um capelão da Marinha. Mas seu desejo de mergulhar na história e nas Escrituras levou-o à fé católica.
Um amigo católico que conhecia bem a Bíblia levou-o a estudar os Padres da Igreja, e os textos de Santo Irineu do segundo século convenceram-no de que a visão católica da Eucaristia é a original, a dos primeiros cristãos.
Filho de um pastor ... e pastor também
Em um vídeo de 9 minutos da série " Signposts" noCHNetwork.com , ele explica que sempre teve fé de sua infância em uma família calvinista. "Eu era o quinto filho de um capelão da Marinha, eu nasci em um domingo, quando meu pai estava pregando, ele deixou minha mãe no hospital, foi líder de louvor e voltou e eu já estava lá, " ele diz.
"No Instituto, orando em profunda oração, perguntando a mim mesmo o que fazer na vida, ouvi muito claramente que Deus me chamou para o ministério pastoral, para o ministério da Palavra ", lembra ele.
Por 4 anos ele foi um pastor calvinista. "Foi a experiência mais formativa da minha vida, mergulhei em minha vida espiritual e conheci a 'guerra espiritual' diretamente, sem verniz, em uma comunidade que tinha problemas com drogas."
Aprofundar a doutrina e a história
Mas após esses 4 anos John duvidava já seriamente vários ensinamentos centrais do protestantismo, como "Sola Fide" (que diz que apenas a fé em Cristo salva, sem importar as obras), ou "Sola Scriptura" (somente a Bíblia é a fonte de doutrina, independentemente do Magistério ou da Tradição).
Sua congregação e denominação pediram-lhe mais um passo de compromisso, para ser um ministro ordenado, e ele não estava de todo convencido. Ele preferiu voltar ao aprofundamento dos estudos bíblicos e históricos, em Notre Dame (Indiana). Lá ele conheceu pela primeira vez católicos que eram ao mesmo tempo fervorosos e bem versados ​​na Bíblia.
"Houve um, em particular, inteligentíssimo , e sociologicamente fundamentado, e sua vida espiritual era mais forte do que a minha, embora ele era três anos mais novo que eu, e ele não tinha nenhuma experiência pastoral e eu estava pensando. 'Como pode ele ser, se eu fui pastor ...!
"E nós começaram a nos encontrar cada semana para comermos juntos e ele varreu todos os meus argumentos polêmicos ., Que eu usei para atrair os católicos desencantados para minha Igreja refutou todos usando a Escritura e isso me parecia muito injusto. Eu pensava, muito chato .: ei, isso é o meu jogo, supõe-se que você tem que limitar-se à tradição da Igreja ou documentos papais. ..' Ele sacava passagens do Novo Testamento que eu nunca tinha visto antes ... bem, talvez eu tinha visto, mas nunca sob essa luz que ele me mostrou. "
Um desafio: "Marai Rainha do Céu, onde está escrito isso?"
John Bergsma levantou um desafio para seu colega católico: defender o papel de Maria como Rainha do Céu a partir das Escrituras e do Novo Testamento, "o que eu achava impossível, pensei, aha, eu o peguei".
"E ele abre o Novo Testamento que carregava consigo -imagina-te, católicos com a Bíblia nas mãos, onde vai o mundo - e vai para Apocalipse 12, a mulher vestida de sol com a lua debaixo dos seus pés , uma mulher celeste com coroa de doze estrelas, que é, uma rainha, uma rainha celestial, e no versículo 5 diz que seu filho governa as nações com um cetro de ferro, que é uma alusão ao Salmo 2 , versículo 9 ( "Tu deves quebra-los com uma vara de ferro "), que se refere ao Messias, a Jesus. Caso encerrado, está aí, é um argumento muito convincente. Ainda hoje posso desafiar qualquer um a refutar essa interpretação: você pode resistir, não aceitar, mas não pode excluir essa interpretação exegética. Isso me impressionou e foi assim que comecei a aprender com ele. "
"Eu li os Padres da Igreja ... e eles não eram calvinistas"
Bergsma já tinha claro que as diferenças doutrinárias não podiam ser resolvidas simplesmente indo à Bíblia: era preciso ir aos Padres da Igreja , aos antigos santos, pastores e teólogos dos primeiros séculos.
"Adquiri um livro sobre os Padres Apostólicos, comecei a lê-los esperando que eles fossem calvinistas e ha-ha, nada disso, não há predestinação, não há Sola Fide, nenhuma Sola Scriptura, tudo o que eles disseram eram coisas católicas ... "

Ele leu Santo Irineu, no segundo século "que conhecia pessoalmente São João" em "Contra as Heresias " critica aqueles que não creem que a Eucaristia é realmente o corpo de Cristo, com a sua presença real. " Não é simbólica, li-o uma e outra vez, ele diz que é o Corpo de Cristo. Essa foi a autêntica compreensão, original do Eucaristia, e eu era o herege que negava uma doutrina central, porque se é o Seu Corpo, é uma questão muito importante, e então eu senti aquela sensação de " oh maldição, eu tenho que me tornar católico " . Ele fez isso em 2001. Desde então, ele publicou inúmeros livros e estudos sobre a Bíblia e o Antigo Testamento.
De: religionenlibertad.com

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>