27 fevereiro 2020

Cruzadas - Seu professor de história mentiu pra você!


A primeira cruzada. (Thread) 


Mais um tema polêmico que é extremamente mal abordado nas escolas e faculdades. Costumamos ver as cruzadas como ataques contra povos muçulmanos, e isso é uma falácia. As cruzadas, principalmente a primeira, eram reações a anos de ataques muçulmanos em territórios cristãos.
E como elas começaram?
Desde a expansão muçulmana pelo oriente médio, invasões muçulmanas nos reinos cristãos se tornaram comuns, eles invadiam terras, saqueavam, e até tomavam reinos. Para vocês terem uma ideia existia um imposto chamado "imposto das cem donzelas"
Um imposto pago com 100 jovens virgens, exigido pelos países muçulmanos invasores. E caso eles não achassem as mulheres bonitas o suficiente, ou se não cumprissem a rigor o número proposto, todas as jovens eram devolvidas com as mãos cortadas. Os cristãos toleraram isso por anos,
Na verdade por séculos.. mas aqueles povos muçulmanos estavam prestes a cometer dois erros dos quais eles se arrependeriam pelo resto da vida: Eles tomaram Constantinopla dos católicos ortodoxos, e depredaram o Santo sepulcro (onde Jesus foi sepultado) causando a revolta de todos
Os católicos. Os ortodoxos então se aliaram ao homem mais influente da Europa medieval: O Papa, e os muçulmanos estavam prestes a descobrir o que acontece quando se mexe com a religião de um continente inteiro.
Então, em 1095 o Papa Urbano II realiza o Concílio de Clermont. Onde ele convoca toda a nobreza cristã para participar da guerra Santa, veja bem, eu falei nobreza justamente porque a nobreza era comumente envolvida em guerras, eles eram treinados e tinham o melhor armamento.

E por que é importante deixar isso claro?
Porque em 1096, Pedro o Eremita criou uma espécie de movimento messiânico, onde ele acreditava que o próprio povo conquistaria os feudos de Deus. Então ele guiou pobres, mulheres e até crianças num exército de 40 mil civis contra os
Muçulmanos, obviamente eles foram massacrados. Entretanto é bom lembrar que essa cruzada dos pobres não é oficial, ela não teve autorização Papal e não foi conduzida pela igreja.
Enfim com um exército de homens vindos de todos os cantos da Europa, a cruzada começa. Em 1097 os cristãos tomam Constantinopla, e começam o cerco de Antioquia. Foi uma batalha tão longa e sangrenta que os corpos dos soldados mortos começaram a atrair insetos que causaram doenças
Nas tropas, a comida se tornou escassa, muitos tiveram que comer os próprios cavalos, mas como era a vontade de Deus, os cruzados conseguem tomar a cidade depois de muito esforço. O rolo compressor cristão não parava, agora estavam marchando rumo a terra Santa: Jerusalém.

Em 7 de junho de 1099 os cruzados finalmente chegaram em Jerusalém, mas suas fileiras já não eram as mesmas. Muitos haviam morrido, principalmente na tomada de Antioque. Os primeiros ataques contra a cidade fracassaram completamente, o que demonstrava
Ainda mais que os turcos já estavam preparados para o ataque. Os cristãos já estavam desesperançosos até que um Padre chamado Pedro Desidério, mandou os homens focarem na fé. O clero cantou salmos em volta da cidade, e orações enormes eram feitas.
Os muçulmanos riam, achavam que os cristãos rezavam por estarem cientes de sua morte. Mas de forma milagrosa, logo em seguida uma frota liderada por Guilherme Embriaco chegou na cidade Santa com homens e alimento para os soldados famintos.
No dia 14 de julho, com as torres de assalto trazidas por Guilherme, os cristãos conseguem entrar na cidade e derrubar o portão nordeste, abrindo caminho para os homens em terra. Dessa forma os muçulmanos que antes riam agora expressavam medo em seu semblante.

Jerusalém foi tomada, e ali começou uma nova era para o cristianismo.
Armadura: As armaduras utilizadas nessa época eram em sua totalidade cotas de malha, que consistiam basicamente em vários anéis minúsculos que formavam uma corrente. O matal da cota de malha era facilmente deformavel, e tinha o intuito de deformar os anéis no impacto ao invés
De deformar/cortar o seu corpo, era extremamente leve e permitia uma ótima mobilidade, geralmente os homens vestiam uma túnica por cima da cota de malha, que variava de acordo com status, classe, e posição religiosa.

Torres de assalto:
As torres de assalto ou torres de cerco, são literalmente torres de madeira com escadas, elas tinham uma ponte em seu último andar e eram utilizadas para proteger os homens enquanto subiam em muralhas. Elas também eram cobertas em barro para não pegar fogo.
Para concluir, o que foi a primeira cruzada? Foi uma reação tardia tomada pelos cristãos contra os abusos muçulmanos. Se elas não tivessem acontecido, hoje você seria muçulmano, ou nem se quer existiria, elas são parte da nossa história, da história do ocidente.

Fonte Twitter @Etrusiano

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>