18 outubro 2012

Aplicativos possibilitam novas formas de ler a Bíblia

Natal (RV) - O constante avanço das tecnologias digitais possibilita que a Bíblia torne-se cada vez mais acessível aos católicos conectados ao mundo digital.

Atualmente, estão disponíveis na internet versões online da Bíblia, bem como, Liturgia diária e Liturgia das Horas, Orações e Ofícios. Dentro desse universo, hoje, os católicos podem fazer uso também de aplicativos da Bíblia para smartphones e tablets, que permitem uma maior comodidade de conexão, com facilidade e baixo custo.

Padre Vicente Fernandes, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), faz uso constante dos aplicativos da Bíblia e Liturgia das Horas. "Os aplicativos nos possibilitam uma conexão mais rápida com as informações, e, nesse caso, com a Palavra de Deus, pois podemos acessar os textos bíblicos em qualquer lugar. Acredito que a Igreja seja assertiva em utilizar as novas tecnologias para evangelizar, pois é preciso que ela esteja inserida em todos os meios", destaca.

Entre os jovens católicos, o uso das novas tecnologias é muito comum. Este é o caso de Éden Guerra, administrador e vocalista da Banda Divina Luz. Segundo ele, o mundo atualmente proporciona inúmeras facilidades em diversos setores, e uma delas, é a busca de Deus nas tecnologias. "Na minha opinião, ler a bíblia pela internet, smartphone, celular, notebooks ou trablets, tem a mesma finalidade e entendimento que na impressa. Ando com minha Bíblia dentro do carro, mas também com o aplicativo no meu tablet, que possibilita o estudo todos os dias, em qualquer lugar. Para mim, a palavra de Deus é a mesma em todos os lugares e formas em que ela se apresenta. O que devemos ter em mente é que Deus, com certeza, se alegrará se dedicarmos o mínimo de tempo a ler os seus ensinamentos, seja de qual forma for", ressalta.

Apesar do constante crescimento entre os católicos que utilizam os aplicativos para ler a Bíblia, ainda existem pessoas que preferem a versão impressa. Este é o caso da jornalista e agente da Pascom, Janyara Lima. "Mesmo com todas as ferramentas tecnológicas ao nosso alcance que nos permite acessar a Bíblia virtualmente e de uma forma mais rápida, prefiro ler a versão impressa, pois dessa forma, tenho a sensação de estar mais próxima de Deus e da sua palavra. Além disso, saber localizar os livros na Bíblia para mim é muito importante, pois mostra conhecimento e aproximação com o Evangelho", destaca.

Mensagem de Bento XVI

Segundo a mensagem do Papa para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado este ano, os novos meios de comunicação são um "verdadeiro dom para a humanidade" e, por isso, devem ser postos ao serviço de todos os seres humanos. Ainda na mensagem, Bento XVI diz que as novas tecnologias tem um "potencial extraordinário", quando usadas para favorecer a compreensão e a solidariedade humana.

Alguns aplicativos

Pocket Terço - Aplicativo gratuito para Iphone, que permite o acesso a liturgia diária, orações, bem como, uma opção para recitação do Santo Terço.

YouVersion Bíblia - Aplicativo gratuito da Bíblia para smartphones que possuem tecnologia Android. Contém todos os livros da Bíblia, e possui a opção de ouvir os textos bíblicos em áudio.

(RB-Muticom
)


De: radiovaticana.va

Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>