20 novembro 2012

Santa Missa - Nunca falte

1328  A  riqueza  inesgotável  deste  sacramento  exprime-se  nos  diversos  nomes  que  lhe  são  dados.Cada uma destas designações evoca alguns de seus aspectos. Ele é chamado: Eucaristia, porque é ação de  graças  a  Deus.  As  palavras  “eucharistein”  (Lc  22,19;  1  Cor  11,24)  e  “eulogein”  (Mt  26,26;  Mc  14,22) lembram as bênçãos judaicas que proclamam sobretudo durante a refeição as obras de Deus: a criação, a redenção e a santificação.

1329 Ceia do Senhor, pois se trata da ceia que o Senhor fez com seus discípulos na véspera de sua
paixão, e da antecipação da ceia das bodas do Cordeiro na Jerusalém celeste.
Fração  do  Pão,  porque  este  rito,  próprio  da  refeição  judaica,  foi  utilizado  por  Jesus  quando
abençoava  e  distribuía  o  pão  como  presidente  da  mesa,  sobretudo  por  da  ocasião.  Ultima  Ceia.  É  por este gesto que os discípulos o reconhecerão após a ressurreição, e é com esta expressão que os primeiros cristãos designarão suas assembléias eucarísticas.
Com  isso  querem  dizer  que  todos  os  que  comem  do  único  pão  partido,  Cristo,  entram  em
comunhão com ele e já não formam senão um só corpo nele. Assembléia   eucarística   (synaxxis,   pronuncie   “sináxis”),   porque   a   Eucaristia   é   celebrada   na assembléia dos fiéis, expressão visível da Igreja.

1330    Memorial  da  Paixão  e  da  Ressurreição  do  Senhor.  Santo  Sacrifício,  porque  atualiza  o  único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da Missa, “sacrifício de louvor” (Hb 13,15), sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo, pois realiza e supera todos os sacrifícios da Antiga Aliança.

Catecismo da Igreja Católica

Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>