05 agosto 2014

Atenção católicos, a liturgia não é um show!




A liturgia não é algo fabricado por nós, com joguinhos, trejeitos e coreografias: “o jogo já está feito”, dado pelo próprio Senhor Deus, com seu núcleo vindo da liturgia judaica, cristificado e transfigurado pelo Cristo na Sua Páscoa e recebido pela Igreja, desenvolvido orgânica e serenamente no correr dos séculos, de modo orante e receptivo ao impulso do Santo Espírito que ora discretamente no coração da Comunidade eclesial, dirigindo-a cada vez mais para o conhecimento amoroso, saboroso, sapiencial do Cristo Jesus.
Rito não se inventa do nada ou da nossa criatividade de momento! Não existe rito de encomenda; de encomenda existem as coreografias, que atrapalham, empanam, vulgarizam e esvaziam a nobreza cheia de graça salvífica que o rito traz em seu seio precisamente porque instituído no Espírito do Santo; de encomenda existem os inúmeros e inoportunos comentários, que transformam a deliciosa simplicidade litúrgica numa aula chata, de cunho meramente conceptual... Tão chatos e inúteis os comentários que ninguém recorda o que eles dizem! Sobram comentaristas onde faltam mistagogos (celebrantes que sabem conduzir os fieis aos Mistérios)!
A liturgia não é um show, um teatro ou uma festa que fazemos para o povo; ela não é espaço para a criatividade do padre ou mesmo da Assembleia que celebra.
A Liturgia é a ação do Povo santo de Deus no seu serviço ao Senhor; é espaço de Deus antes de ser espaço do homem; é manifestação de Deus, do Deus vivo e santo!
Em cada celebração litúrgica, a palavra que deveria ressoar aos nossos ouvidos como uma música de fundo é a advertência do Senhor Deus a Moisés: "Tira as sandálias dos pés porque o lugar em que pisas é santo!" Como adverte a Epístola aos Hebreus: "Vós não vos aproximastes de uma realidade visível!" (12,18). Trata-se de algo muito maior que aquilo que nossos sentidos podem captar!
Isto mesmo: os ritos, os gestos, os símbolos, as palavras, os elementos vários: tudo reflete o Mistério, tudo remete ao Mistério e tudo pelo Mistério é ultrapassado! Na ação litúrgica da Igreja, o Cristo Senhor torna presente, atual e atuante a Sua perene ação salvífica!
Na liturgia Deus nos visita em Cristo, Deus torna presente no hoje da nossa pobre existência, no aqui do caminho da criação inteira, a ação salvífica de Cristo Senhor, Aquele que continuamente vem à Sua Igreja "pela água do Batismo e o sangue da Eucarisita" (cf. 1Jo 5,6), na potência do Espíritio, "rio de água viva que alegra a Cidade de Deus" (Sl 46/45,5; Ap 22,1), que é a Igreja!
"O que torna a liturgia atraente não são nossas invenções, mas unicamente a Presença sacramental, misteriosa e salvífica do Deus santo, Mistério eterno e vivificante: Ele nos cura, nos recentra, nos consola, nos corrige, nos adverte, nos salva. Ele, o Senhor, nos gestos e palavras da liturgia, não o celebrante, como se fosse um animador de auditório!" - Bento XVI

 


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>