O Coliseu romano guarda até hoje o calor dos feitos heróicos que se passaram
em sua arena. Ali, a graça do martírio penetrou profundamente e legou à
Cristandade uma de suas mais gloriosas páginas...
O exemplo do primeiro Bispo de Antioquia encerra toda a doçura e a força com que a Santa Igreja lançou suas divinas raízes ...
Quem
já teve a oportunidade de viajar para Roma e conhecer seus
antiqüíssimos monumentos - obras-primas da inteligência e da capacidade
de nossos ancestrais - certamente terá experimentado uma forte atração
ao deparar com o anfiteatro Flaviano, mais conhecido pelo nome de
Coliseu.
Sólido
e bem edificado, com suas galerias de arcos tipicamente romanos, ele
atravessa os séculos, insensível ao tempo, como imagem de um passado que
poucos sabem admirar. Com efeito, hoje em dia o Coliseu é objeto da
incessante curiosidade dos turistas que o visitam durante todo o ano.
Muitos formam intermináveis filas para nele ingressar, com o desejo de
fotografá-lo e depois vangloriar-se de ter estado num dos locais mais
famosos do mundo; outros percorremno com o mero intuito de constatar seu
valor artístico e estrutural; poucos são, porém, os que para lá se
dirigem na intenção de rezar.
O
imperador Vespasiano, invejoso da afetuosa lembrança que o povo
guardava a respeito de César Augusto e sabendo que este, antes da sua
morte, prometera construir um imenso anfiteatro que excedesse em
esplendor todos os edifícios do mundo, concebeu a idéia de realizar este
plano e assim rivalizar em fama com aquele seu predecessor. No segundo
ano após sua ascensão ao trono (72 d.C.), Vespasiano iniciou sua obra.
Entretanto, também a ele não seria dado ver o objeto de suas ambições, e
a morte colheu-o antes de ser completada a construção, que só seria
dedicada no ano 80 d.C., por seu filho Tito. Este último teve grande
parte na ereção do anfiteatro, empregando nos trabalhos aproximadamente
50 mil prisioneiros, trazidos de sua vitoriosa campanha na Judéia.
Construída
especialmente para ser palco daqueles jogos de gladiadores que os
romanos tanto apreciavam, a gigantesca mole estava, porém, reservada
para servir de quadro a combates de fé e de heroísmo muito mais
gloriosos do que desprezíveis eram aqueles espetáculos pagãos! Se os
divertimentos do Coliseu deixaram uma mancha no passado por causa das
horríveis cenas de crueldade ali representadas, outros fatos, sob o
ponto de vista sobrenatural, constituem uma das mais belas páginas da
história da Santa Igreja.
É
com espírito de piedade que deve penetrar no Coliseu o verdadeiro
peregrino católico. Bastará permanecer em silêncio por um curto tempo,
para perceber os imponderáveis e inverossímeis de fé, força e coragem
que habitam sob essas numerosas arcadas. É evocativo esse edifício, no
qual cada pedra tem um belo fato para contar e até as gramas e os musgos
mais recentes desejariam dizer uma palavra sobre aquele passado feito
de sangue, dor e glória. Contemplando mais detidamente essa arena,
outrora pedestal de tantos bem-aventurados, podemos ainda divisar os
compartimentos onde as feras eram mantidas na fome. Vê-se também ao lado
destes as celas que aprisionaram os que hoje constituem uma verdadeira
legião, no gozo da visão beatífica. Essas veneráveis ruínas, nas quais
refulge um misterioso brilho sobrenatural, parecem cantar, ao longo dos
séculos, a célebre frase latina: sine sanguine non fit remissio;
lembrando aos homens que, para ser verdadeiros discípulos de Jesus
Cristo, é necessário primeiro segui- Lo até as ignomínias do Calvário
para depois participar do triunfo da ressurreição. Sim, foi sobre essas
pedras benditas, banhadas de sangue católico, que nasceram as raízes da
era em que a filosofia do Evangelho dominou sobre todos os povos.
Ouçamos, pois, atentos, um dos emocionantes feitos que esses valos, essas muralhas e arcadas têm a nos narrar.
Corria
o ano 106 da era cristã. O imperador Trajano festejava sua vitória
sobre Decébalo, rei da Dácia. Querendo manifestar seu reconhecimento aos
deuses, a quem atribuía seu recente sucesso, Trajano organizou uma
perseguição contra os cristãos que negassem a existência dessas
divindades. Entre os condenados estava um venerável ancião, presa de
grande valor, - pois se tratava do bispo de uma das cidades de maior
importância naquela época - varão que gozava de muita estima e
autoridade entre os fiéis da Ásia Menor, por ter sido discípulo do
evangelista São João e designado pelo próprio São Pedro para assumir o
cargo naquela Igreja: Inácio de Antioquia.
Segundo
uma antiga tradição, o primeiro encontro entre o imperador e Inácio
dera-se quando este último, sabendo da passagem do césar por sua
diocese, fora apresentar-se voluntariamente a ele. Submetido a um
interrogatório no qual Trajano tratou-o de "espírito malvado", respondeu
o santo com majestade: "Ninguém pode chamar a Teóforo de espírito malvado". "Quem é o Teóforo ou portador de Deus?" perguntaram-lhe."É
aquele que leva a Cristo em seu peito..." Instado pelo imperador para
que se explicasse mais sobre essa afirmação, o homem de Deus declarou:
"Está escrito: ‘Habitarei e andarei no meio deles'" (2 Cor 6,
16). Assim, por essas palavras, ele mesmo dava testemunho de um milagre
que viria a ser confirmado após o seu martírio.
Trajano
ordenou, pois, que Inácio fosse acorrentado e conduzido a Roma, sob a
custódia de dez soldados, para ali ser lançado às feras no anfiteatro
Flaviano.
Grande
foi a consternação dos fiéis ao conhecerem a sentença que recaíra sobre
seu amado pastor. Ele, pelo contrário, regozijava-se e não deixava de
dar graças a Deus por ter sido achado digno de tão grande misericórdia.
Já antes da partida, embarcando no porto de Selêucia, a notícia de sua
detenção espalhara-se por aquelas regiões e de todas as partes acorriam
os cristãos para vê-lo passar e dar um último adeus àquele que os
precederia no Reino dos Céus. A dolorosa viagem viu-se, então,
transformada em verdadeiro desfile triunfal. Em Esmirna, o bispo São
Policarpo, acompanhado de seu rebanho, acolheu- o com manifestações de
homenagem e respeito. Também as comunidades de Éfeso, Trales e Magnésia
foram- lhe ao encontro em grande multidão, desejosas de pedir sua bênção
e testemunhar os padecimentos daquele atleta de Cristo. Ele, de seu
lado, não esquecera a missão que o Senhor lhe confiara e continuava a
exercer seu ministério, apesar de ter as mãos apertadas por grilhões. A
muitos batizou pelo caminho, a outros edificou pelas suas palavras
cheias de unção, e a um número incontável inflamou na caridade,
arrastando-os com seu exemplo a acompanhá-lo no martírio.
Seu zelo incansável levou-o a escrever sete cartas, dirigidas àquelas mesmas Igrejas que tão fervorosamente o haviam
recebido. Seus escritos, verdadeiros tesouros de doutrina e espiritualidade, podem ser considerados como "a segunda formulação doutrinária cristã" 1.
Uma
de suas principais preocupações estava na união que os fiéis deviam
manter com Jesus Cristo, através da legítima hierarquia: bispos e
presbíteros. Assim, exortava ele na carta aos magnésios:
"Esforçai-vos por ficar firmes na doutrina do Senhor e dos apóstolos,
para que tudo quanto fizerdes tenha bom êxito na carne e no espírito,
pela fé e pela caridade, no Filho, no Pai e no Espírito, no princípio e
no fim, com vosso digno bispo e a bem entretecida coroa espiritual de
vosso presbitério, juntamente com os diáconos agradáveis a Deus. Sede
submissos ao bispo e uns aos outros como, em sua humanidade, Jesus
Cristo ao Pai, e os apóstolos a Cristo e ao Pai e ao Espírito, para que a
união seja corporal e espiritual." 2 Em outra passagem, aconselhava a seu amigo Policarpo: "Tem cuidado pela unidade, pois nada há de melhor."3
Ao bispo de Antioquia é devida a honra de ter dado à Santa Igreja, por primeira vez, o glorioso título de católica: "Onde
estiver o bispo, ali estarão também as multidões, da mesma forma que
onde estiver Jesus Cristo, ali estará a Igreja Católica".
4
Também foi ele o defensor de um ponto que só viria a ser elevado à
categoria de dogma séculos mais tarde: o parto virginal da Santa Mãe de
Deus. Assim escreveu aos efésios: "ao príncipe deste mundo foi
ocultada a virgindade de Maria, seu parto e também a morte do Senhor".5
Aos seus caros esmirnenses também afirmava: "Crendo de igual modo que
verdadeiramente nasceu da Virgem, foi batizado por João ‘para que nele
se cumprisse toda a justiça.'" 6
A
doutrina de Inácio era clara e segura; ele a haurira dos lábios daquele
discípulo a quem tantos mistérios haviam sido revelados ao repousar a
cabeça sobre o peito do Verbo Encarnado e nos longos anos de convivência
com Maria Santíssima.
Entretanto,
se as cartas deste insigne doutor manifestam toda a riqueza de seu
ensinamento teológico, uma outra ainda, aquela enviada aos romanos,
deixa entrever o sublime ardor de sua alma, elevada aos píncaros da mais
pura mística. Tendo-lhe chegado a notícia de que os fiéis de Roma
procuravam interpor toda sua influência para afastar dele a mortal
condenação, apressou-se em dirigir- lhes, desde Esmirna, uma comovedora
súplica: "Tenho escrito a todas as Igrejas e a todas elas faço saber
que com alegria morro por Deus, contanto que vós não mo impeçais.
Suplicovos: não demonstreis por mim uma benevolência intempestiva.
Deixai-me ser alimento das feras, porque, através delas, pode-se
alcançar a Deus. Sou trigo de Deus: que seja eu triturado pelos dentes
das feras para tornar-me puro pão de Cristo!
Instigai,
ao contrário, os animais para que neles encontre o meu sepulcro e nada
reste de meu corpo para não ser pesado a ninguém, depois de adormecer.
Então serei verdadeiro discípulo de Cristo, quando o mundo não mais vir
sequer o meu corpo. Suplicai a Deus por mim, que por este meio me torne
uma hóstia para Deus. [...]
Que nada, tanto das coisas visíveis quanto das invisíveis, segure o meu
espírito, a fim de que eu possa alcançar a Jesus Cristo. Que o fogo, a
cruz, um bando de feras, os dilaceramentos, os cortes, a deslocação dos
ossos, o esquartejamento, as feridas pelo corpo todo, os duros tormentos
do diabo venham sobre mim para que eu ganhe unicamente a Jesus Cristo!
[...]
Procuro
aquele que morreu por nós: quero aquele que por nós ressuscitou. Meu
nascimento está iminente. Perdoai- me, irmãos! Não me impeçais de viver,
não desejeis que eu morra, pois desejo ser de Deus. [...]
Vivo,
vos escrevo, desejando morrer. Meu amor está crucificado. Não há em mim
um fogo que busque alimentarse da matéria, apenas uma água viva e
murmurante dentro de mim, dizendome em segredo: ‘Vem para o Pai!' [...]
Se for martirizado, vós me quisestes bem. Se for rejeitado, vós me odiastes." 7
Expressões
de tão heróica caridade só poderiam brotar de um coração tomado pela
graça do martírio de maneira superabundante. Com efeito, assim nos
explica São Tomás de Aquino: "Entre todos os atos de virtude, o
martírio é aquele que manifesta no mais alto grau a perfeição da
caridade. Porque tanto mais se manifesta que alguém ama alguma coisa,
quanto por ela despreza uma coisa amada e abraça um sofrimento. É
evidente que entre todos os bens da vida presente aquele que o homem
mais preza é a vida e, ao contrário, aquilo que ele mais odeia é a
morte, principalmente quando vem acompanhada de torturas e suplícios por
medo dos quais ‘até os próprios animais ferozes se afastam dos prazeres
mais desejáveis', como diz Agostinho. Deste ponto de vista, é evidente
que o martírio é, por natureza, o mais perfeito dos atos humanos,
enquanto sinal do mais alto grau de amor, segundo a palavra da
Escritura: ‘Não existe maior prova de amor do que dar a vida por seus
amigos.'" 8.
Esta
excelência da caridade que pervadia o interior de nosso santo, só
tendia a crescer à medida em que se sucediam as etapas da viagem que o
aproximavam da tão almejada meta. Embarcando no porto de Dirraquio -
sempre sob o olhar vigilante dos guardas, os quais ele mesmo chamava de
"dez leopardos", a causa dos maus tratos que lhe infligiam - enfrentou
uma longa travessia, bordejando o sul da Itália e, por fim, desembarcou
em Óstia, a 20 de dezembro do ano 107, último dia das festas públicas
que se celebravam em Roma.
Na
orgulhosa metrópole dos imperadores comemorava-se ainda o triunfo de
Trajano sobre os dácios. Durante 123 dias haviam-se prolongado os
espetáculos nos quais morreram 10.000 gladiadores e 12.000 feras. O
bispo Inácio era esperado com ansiedade pela turba pagã, pois as vítimas
ilustres e de aspecto venerável exerciam maior atração nos jogos
circenses. Por isso, os soldados para lá conduziram-no sem demora. Os
cristãos receberam-no às portas da cidade, com manifestações de sincera
admiração e respeito. Alegravam-se ao vê-lo, mas lamentavam, ao mesmo
tempo, que lhes fosse arrebatado tão cedo. Rogaram-lhe, então, que
obtivesse de Deus o favor de que algumas relíquias suas lhes fossem
deixadas após o martírio. Embora contra sua vontade - pois ele desejava
ser devorado por inteiro - o santo varão acedeu bondosamente em fazerse
cargo de pedido tão filial.
Arrastando
suas cadeias, Inácio atravessou as ruas pavimentadas da capital do
império: ao longe podia divisar os imponentes muros do Coliseu dominando
o vale, circundado pelos montes Palatino, Esquilino e Célio. Aquele
edifício representava para ele o termo de seus anelos, a realização de
suas esperanças mais íntimas, a consumação de seu holocausto. Caminhava
apressadamente, não com a resignação de um condenado, mas impelido pelos
ardores de entusiasmo que não mais cabiam dentro de sua alma, convicto
de que o lutador resignado é traidor. Aquele edifício servir-lhe-ia de
túmulo e de altar, ao passo que seria o pedestal de onde seu espírito
voaria ao céu.
Uma
numerosa multidão acorrera ao Coliseu para presenciar o sangrento
espetáculo e se deliciar com o destroçamento
do corpo do mártir. Este, sereno e alegre, não manifestou a menor
vacilação quando as grades foram abertas e entrou no vasto anfiteatro, à
espera do trágico momento em que as bestas ferozes fossem soltas. As
vaias e os escárnios daqueles pagãos para ele nada significavam. Pelo
contrário, eram-lhe uma razão a mais para crer na invisível coorte de
bem-aventurados a esperá-lo com uma palma e uma coroa.
Ouve-se
um hurra na turbamulta, sucedido por silêncio e um grande suspense: os
famintos leões irromperam na arena e, impetuosos, avançaram sobre a pura
e inocente vítima para devorá-la. Entretanto, com a majestade e império
que possuem as almas tomadas pelo Espírito Santo, o mártir estancou-as a
meio caminho, com um simples gesto de mão.
Num
movimento solene, ajoelhou-se e, elevando os braços ao céu, clamou em
alta voz: "Senhor, aqueles que me acompanharam e que são também vossos
filhos, pediram-me que rezasse a fim de que algo lhes sobre deste
martírio, para estímulo de sua fé. Eu, porém, desejaria ser triturado
como o trigo para vos ser oferecido como hóstia pura. Senhor, fazei a
vontade deles e também a minha, eu vos peço".
Após
a oração, assistida com estupefação pela horda criminosa e pagã e pelas
feras, com respeito, eis que ainda mais grandioso e nobre gesto
permitiu a estas últimas sair de seu miraculoso encantamento e dar vazão
aos instintos de sua voraz natureza.
Vista interna do Coliseu |
Em
poucos minutos, lá entravam os gladiadores a agrilhoar aqueles animais
que acabavam de saciar seu bestial apetite com as carnes de um novo
serafim. A arena vazia, o espetáculo terminado, retirou-se vagarosa e
frustrada a assistência. Que demonstração de fé e de nobreza haviam
presenciado!
Os
cristãos por ali ainda permaneceram à espera do cair do sol. E quando o
manto da noite passou a cobrir a cidade de Roma, penetraram na arena à
procura das poeiras tornadas relíquias ao serem embebidas pelo sangue
daquele que agora os precedia na glória celeste.
Um
milagre! Encontraram intactos um fêmur e o coração! Tomados de
sobrenatural entusiasmo, caminharam sem medir distâncias, rumo às
catacumbas e depois de algumas horas, constataram, à luz das lamparinas,
outro milagre: num círculo, as veias e artérias do coração do santo
mártir, constituíam as célebres palavras: Iesus Nazarenus, Rex iudeorum.
Inácio,
o Teóforo, o portador de Deus, atestara seu nome com aquele comovedor
prodígio. Seu coração amante fora subjugado e modelado pelo Amado,
segundo aquele pedido do Cântico: "Põe-me como um selo em teu coração"
(Ct 8, 6). Nem as tribulações, nem as correntes, nem os suplícios, nem a
própria morte o haviam podido separar do amor de Cristo. Por sua santa
vida, rica em pregações, em caridade e exemplos, assemelhara-se ao
Divino Mestre, imitando- o enquanto verdadeiro Pastor das ovelhas. Por
sua generosa entrega levada ao extremo da imolação, alcançara para
sempre aquela "única coisa necessária" (Lc 10, 42): o convívio eterno
com Aquele a quem só procurara na Terra, Jesus!
A este santo varão de Deus bem poderiam ser aplicadas as belas palavras de um autor medieval: "Forte
é o amor, que tem poder para privarnos do dom da vida. Forte é o amor,
que tem poder para restituir-nos o gozo de uma vida melhor. Forte é a
morte, poderosa para despojar-nos do revestimento deste corpo. Forte é o
amor, poderoso para nos roubar os despojos da morte e no-los entregar
de novo.
Forte
é a morte, a ela o homem não pode resistir. Forte é o amor que pode
vencê-la, embotar-lhe o aguilhão, travar- lhe o ímpeto, quebrantar-lhe a
vitória." 9
E
uma vez mais caiu a noite sobre a grandiosa mole do Coliseu. As areias
do circo pagão, regadas pelo sangue daquele que portara a seu Redentor
no peito, transformaramse de novo em campo arado e fértil, de onde
germinariam muitos outros filhos da Esposa Mística de Cristo.(Revista Arautos do Evangelho, Out/2007, n. 70, p. 32 à 37)
De: arautos.org
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