Por que preciso ir à Missa todos os domingos – “Finalmente, pela Celebração Eucarística nos unimos à
liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus for tudo em todos”
As
tradições católicas, tão contestadas por muitos e até mesmo dentro da própria Barca
de Pedro, têm sido alvo de questionamentos, rejeições, ataques. Muitos dizem
que a igreja católica precisa renovar-se, precisa modernizar-se, enfim, acompanhar
as mudanças no mundo.
A resposta que nós católicos precisamos dar a isso
tudo, eu creio que seria: “O ‘mundo’ é que precisa acompanhar a Igreja”. Por
exemplo, muitos antes de se falar em diretos trabalhistas a Igreja promulgou a Doutrina
Social da Igreja, Encíclicas, cartas e documentos.
Aqueles que dizem que a Igreja precisa de renovação, necessitam eles mesmos de uma direção do Espírito Santo, pois Ele é o renovador do Corpo de Cristo, da sua Noiva. Jamais a Igreja será abandona, isso é promessa “ Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28,20); “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16,18)
Aqueles que dizem que a Igreja precisa de renovação, necessitam eles mesmos de uma direção do Espírito Santo, pois Ele é o renovador do Corpo de Cristo, da sua Noiva. Jamais a Igreja será abandona, isso é promessa “ Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28,20); “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16,18)
Voltando
ao assunto do título do post sobre a Missa dominical, essa sagrada tradição,
queria meditar sobre alguns trechos do Catecismo:
1088... Cristo está sempre presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas. Presente está no sacrifício da missa, tanto na pessoa do ministro, pois 'aquele que agora oferece pelo ministério dos sacerdotes é o mesmo que outrora se ofereceu na cruz', quanto sobretudo sob as espécies eucarísticas.
1088... Cristo está sempre presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas. Presente está no sacrifício da missa, tanto na pessoa do ministro, pois 'aquele que agora oferece pelo ministério dos sacerdotes é o mesmo que outrora se ofereceu na cruz', quanto sobretudo sob as espécies eucarísticas.
I. A EUCARISTIA - FONTE E ÁPICE DA VIDA ECLESIAL
1324 A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida
cristã”. “Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos
e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam.
Pois a santíssima
Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo,
nossa Páscoa.”
1325 “A
comunhão de vida
com Deus e
a unidade do
povo de Deus,
pelas quais a Igreja
é ela mesma, a Eucaristia as
significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo,
Deus santifica o mundo, como do culto que no Espírito Santo os homens prestam a
Cristo e, por ele, ao Pai.”
1326 Finalmente, pela
Celebração Eucarística a nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna,
quando Deus for tudo em todos (1Cor 15,28).
1327 Em
sua palavra, a
Eucaristia é o
resumo e a suma de
nossa fé: “Nossa maneira de
pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa
maneira de pensar”.
II. COMO SE CHAMA ESTE
SACRAMENTO?
1328 A
riqueza inesgotável deste
sacramento exprime-se nos
diversos nomes que lhe
são dados.
Cada uma destas
designações evoca alguns de seus aspectos. Ele é chamado: Eucaristia, porque é
ação de graças a
Deus. As palavras
“eucharistein” (Lc 22,19;
1Cor 11,24) e
“eulogein” (Mt 26,26;
Mc 14,22) lembram as bênçãos
judaicas que proclamam sobretudo durante a refeição as obras de Deus: a
criação, a redenção e a santificação.
1329 Ceia do Senhor,
pois se trata da ceia que o Senhor fez com seus discípulos na véspera de sua paixão,
e da antecipação da ceia das bodas do Cordeiro na Jerusalém celeste.
Fração do
Pão, porque este
rito, próprio da
refeição judaica, foi
utilizado por Jesus quando abençoava e
distribuía o pão
como presidente da
mesa, sobretudo por da
ocasião. Ultima Ceia.
É por este gesto que os
discípulos o reconhecerão após a ressurreição, e é com esta expressão que os
primeiros cristãos designarão suas assembleias eucarísticas.
Com isso
querem dizer que
todos os que
comem do único
pão partido, Cristo, entram em comunhão com ele e já não formam senão um
só corpo nele.
Assembleia eucarística
(synaxxis, pronuncie “sináxis”),
porque a Eucaristia
é celebrada na assembleia dos
fiéis, expressão visível da Igreja.
1330 Memorial
da Paixão e da Ressurreição
do Senhor. Santo
Sacrifício, porque atualiza o
único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou
também santo sacrifício da Missa, “sacrifício de louvor” (Hb 13,15), sacrifício
espiritual, sacrifício puro e santo, pois realiza e supera todos os sacrifícios
da Antiga Aliança.
Santa e divina Liturgia,
porque toda a liturgia da Igreja encontra seu centro e sua expressão mais densa na
celebração deste sacramento;
é no mesmo
sentido que se chama
também celebração dos Santos
Mistérios. Fala-se também
do Santíssimo Sacramento, porque
é o sacramento
dos sacramentos.
Com esta denominação
designam-se as espécies eucarísticas guardadas no tabernáculo.
1331 Comunhão,
porque é por
este sacramento que
nos unimos a
Cristo, que nos toma participantes de seu Corpo e de seu
Sangue para formarmos um só corpo; denomina-se ainda as “coisas santas: ta
hagia (pronuncia-se “ta
háguia” e significa
“coisas santas”); sancta
(coisas santas” este
é o sentido primeiro da “comunhão
dos santos” de que fala o Símbolo dos Apóstolos pão dos anjos, pão do céu,
remédio de imortalidade[ag29] , viático...
1332 Santa [§30] Missa,
porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio
dos fiéis (“missio”: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua
vida cotidiana.
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>