01 abril 2016

No Vietnã comunista, 200 catecúmenos se batizam a cada Páscoa em uma paróquia pobre da montanha





No sul de Vietnã, no distrito Krong No, o terreno é montanhoso e os deslocamentos difíceis. Muitos católicos, muito dispersos nesta zona rural devem deslocar-se 80 quilômetros para ir à missa na paróquia de Quang Da. Mas aqui, nesta zona pobre e difícil, a fé católica vai crescendo, com mais de 200 batismos de adultos cada Páscoa na paróquia.


A igreja, explica a agência AsiaNews, foi fundada nos anos noventa, e está perto da fronteira com o Camboja e a 250 quilômetros da capital Vietnamita. Os habitantes são em sua maioria empregados de fábricas e agricultores, pobres uns e outros.

Em 2008 as distintas capelas de Quand Dá adquiriram a categoria conjunta de paróquia. Então eram umas mil famílias católicas, umas 3.600 pessoas. Hoje os católicos são uns 6.000, o que significa que chegam a quase 10% da população do distrito e que crescem ao ritmo de 10% anual.

Em 1999, Anton Nguyen Phi Húng não era, todavia, sacerdote e trabalhava como diácono na paróquia de Phúc Loc. Os paroquianos viviam longe da igreja e afastados uns de outros. Húng tenteou reuni-los e visitar aos mais afastados. Em um blog local, os paroquianos o agradeciam: “Hermano Húng, nos tens visitado. Hás escalado montanhas e atravessado rios para visitar a cada família. Graças a tuas visitas regulares, por muitos dias e meses, as comunidades no distrito de Krong No, renasceram”.


Húng foi ordenado sacerdote no ano 2000. Chegou como vigário paroquial a Phúc Loc e em seu primeiro ano batizou a centenas de pessoas, crianças e adultos e “legalizou” centenas de matrimônios entre católicos e não católicos.

Em 2006 lhe encarregaram este distrito montanhoso de Krong No. Ali organizou o apostolado com os leigos, obras de caridade e o catecismo para jovens e adultos.

Para chegar à população dispersa, fomentoo a construção de cinco capelas, que são quase paróquias. Este é o contexto em o que o sacerdote batiza a uns duzentos catecúmenos cada ano na Páscoa em um país comunista com umas autoridades pouco amistosas com a fé cristã.

 
Comparando com a grande cidade


A Igreja Católica no Vietnã conta com uns 7 milhões de fiéis em um país de 90 milhões. Ho Chi Minh City, a antiga Saigon, é a maior cidade do Vietnã, por diante incluindo de a capital, Hanói. Foi a cidade mais ocidentalizada durante o período colonial francês e a que tem maior presença católica.

Ho Chi Minh é uma dioceses de 9 milhões de habitantes, dos quais 680.000 são católicos, em uma igreja diocesana tremendamente viva: 670 sacerdotes, mais de 5.000 religiosos e religiosas, mais de 7.000 catequistas… e cada ano se batizam nela mais de 6.000 adultos. Em 2012, por exemplo, se batizaram 6.736 adultos, chegados do ateísmo, do budismo ou do culto aos antepassados. Para cada adulto se batizam 3 bebês. Uns 25% do crescimento da Igreja é por conversões de adultos.

Para entender melhor esta cifra, pensemos que em toda França há uns 3.700 batismos de adultos ao ano, ou que em dioceses grandes e plurais como Los Angeles e Nova Iorque a Igreja cresce entre 1.300 e 1.600 adultos ao ano.

Mas a situação da igreja em Ho Chi Minh é muito distinta da da zona rural e montanhosa de Krong No. Aqui as distâncias são um impedimento logístico... mas a fé é mais forte.
De: religionenlibertad.com

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>