16 dezembro 2016

Estudo bíblico: a doutrina do purgatório




O Purgatório
NO CAMPO DA TEOLOGIA OS " Novíssimos " Tratam das " coisas últimas ": morte, julgamento, purgatório, céu, inferno.
- Falaremos do purgatório porque é sobre o que mais dúvidas temos.
- a palavra purgatório, traz à mente de muitos católicos algo como um lugar de tormentos, uma sala de espera onde os que já estão salvos, mas não são totalmente boas, esperam a sua hora de entrar no céu. E enquanto isso passa por todo tipo de sofrimentos.
- a igreja no seu catecismo nos ensina como dogma de fé (algo que deve ser acreditado por todos os católicos) o seguinte:
A) o purgatório existe sim.
B) não é um lugar, mas sim um estado no qual os defuntos são ¨purificados¨.
C) que os vivos podem ajudar os mortos com orações e sacrifícios.
- na presença de Deus só é possível entrar com uma pureza absoluta. Nada que tenha o mínimo defeito pode comparecer perante ele.
O que é estar purificados?
- explicamos isso com dois exemplos:
A) Deus te entrega à alma como se fosse uma folha perfeitamente branca, limpa, depois de seu batismo.
Quando você cometer um pecado mortal (grave) faz uma mancha negra e grande naquela folha. Se vais confessar-te, então, o sacerdote, em nome de Deus perdoa-te e é como se estivesse a apagar com uma borracha essa mancha; no entanto, sempre apesar de o apagado fica uma marca na tua folha de que essa mancha esteve algum dia aí.
Quando comete um pecado venial (menor), cria-se uma mancha cinza e pequena naquela folha branca que é a tua alma. Por ser um pecado pequeno pode se arrepender e pedir perdão a Deus por si mesmo, sem a necessidade de uma confissão. O pelo muito que te ama, te perdoa e apaga essa mancha com a borracha, mas é também a marca daquele pequeno borrão. Essas manchas que ficam se chama a “pena temporal” que tem que pagar.
Para poder entrar no céu precisa ter essa folha que é a tua alma, perfeitamente branca, muito limpa, como estava quando pela primeira vez a entregaram, sem qualquer mancha ou borrão, por pequeno que seja.
B) por outro lado, quando você nasce, Deus te dá umas qualidades, talentos ou dons em potência, que depende de você o desenvolvê-los ao longo da tua vida. Se ao morrer tens estas virtudes a meio, não pode entrar assim para o céu, então durante o purgatório, se aperfeiçoam essas virtudes que estavam imperfeitas.
Para te dar um exemplo: sua alma é como uma fruta que quando se corta (chega a morte), ainda está verde e assim não pode ser servido na mesa imediatamente. É necessário pô-la a crescer e o purgatório é isso: um amadurecimento de fruta verde.
O que é o purgatório?
- é o estado em que uma alma é purificada dos pecados que fez e das virtudes que não desenvolveu, para poder entrar no céu com Deus.
O Purgatório pode ser mais ou menos profundo,
Dependendo de cada alma.
Quem vai para o purgatório?
- os que morrem na graça e na amizade com Deus, mas não completamente purificados, embora estejam certos da sua salvação, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar no céu.
Por que se está a sofrer no purgatório?
- a alma no purgatório sofre por duas razões:
A) sente uma grande dor de ser defeituosa, manchada, não perfeita.
B) a alma adora a Deus com um amor imenso, o que mais deseja é juntar-se o quanto antes para o, mas se dá conta de que por suas pequenas manchas e imperfeições não pode fazê-lo ainda.
- essa angústia, esse sofrimento é enorme, porém as almas do purgatório são almas ao mesmo tempo alegres porque:
- sabe que é certo que podem entrar no céu.
- Vêem-se a si mesmas impuras, manchadas necessitadas de purificação. É por isso que gostam de sofrer para se tornarem dignas de Deus e do céu.
- São almas que têm um amor ardente a Deus. O amor não se mede, não sente o sacrifício, mais ainda, o quer porque sabe que é um meio necessário para juntar-se ao amado.
Posso tentar limpar as manchas da minha alma em vida?
- Claro que podes: primeiro tentando desenvolver o mais que puderes os talentos que Deus te deu.
Segundo, se pecou, pode te purificar, fazendo sacrifícios, penitência, oferecendo suas dores, sua oração, fazendo obras boas, tudo isso com a intenção de “reparar” essas ofensas a Deus.
Você também pode purificar essas manchas ganhando “indulgencias”.
O Purgatório é o último presente de Deus:
- devemos agradecer a Deus por este último presente, mais uma oportunidade para poder entrar no céu. O Purgatório é então aquela última olhada de amor de Deus para o homem que vai ao seu encontro.
Purgatório, bases bíblicas do dogma.
O Purgatório é doutrina de fé formulada nos concílios de Florença (CF. DS 1304) e de Trento (CF. DS 1820; 1580). Os que morrem na graça e amizade de Deus mas não perfeitamente purificados, sofrem depois da morte uma purificação, para obter a formosura de sua alma (Catecismo 1030).
A palavra "Purgatório" não aparece na Bíblia, como dizem os protestantes quando atacam este dogma querendo por associação desqualificá-lo se não o lerem textualmente, mas a bíblia não tem tudo isso, nem é um dicionário, deveriam ler Jo 21,25 a Mesma Palavra Bíblia não vem, ENTÃO NÓS REMOVEMOS AS SAGRADAS ESCRITURAS? Claro que não.
Purgatório encontra fundamento na Bíblia, quando esta se sabe interpretar corretamente:
O texto do 2 Macabeus 12, 43-46 faz crer que existe uma purificação após a morte.
(Judas macabeu) realizou entre os seus soldados para angariação de fundos... a fim de que ali se oferecesse um sacrifício pelo pecado... Então... acreditavam firmemente em uma valiosa recompensa para os que morrem na graça de Deus... ofereceu Este sacrifício pelos mortos; para que fossem perdoados dos seus pecados.
Os protestantes não reconhecem que este livro é parte da Bíblia porque Lutero o tirou de sua bíblia, precisamente porque ele sabia que se referia ao purgatório.
No entanto, o Novo Testamento faz referência a 2 Macabeus. Por exemplo, Hebreus 11,35
"uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição"

Os únicos que no Antigo Testamento a quem se aplica esta passagem é aos mártires Macabeus, que foram torturados por conseguir a ressurreição (2 MAC. 7:11, 14, 23, 29, 36).
Também as palavras do nosso Senhor:
 “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” MT 12,32.
“Quando fores com o teu adversário ao magistrado, procura no caminho com ele, que ele não te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te meta na cadeia. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o último centavo”. Lucas 12,58-59
Estas passagens Jesus faz referência a um castigo temporário que não pode ser o inferno, nem o céu.
Se chega a essa conclusão na carta de São Paulo, 1 CORÍNTIOS 3, 12-13: nos fala de um fogo purificador.
De maneira que há um fogo depois da morte que, diferente do inferno, é temporário. A alma que por ali passa se salvará. A esse estado de purga chamamos-lhe o "Purgatório", diz o texto bíblico:
" há quem sobre o fundamento da fé põe por materiais ouro, prata, pedras preciosas, ou seja, obras perfeitas; outro também tem que coloca madeira, feno, folhada, ou seja, obras defeituosas. O que edificou do primeiro modo receberá a paga estabelecida; mas o que edificou do segundo mudo deve sofrer por isso; no entanto não deixará de se salvar, se bem como quem passa pelo fogo ", isto é, deverá sofrer temporariamente nas chamas Purificadoras do purgatório, conforme explicam propostas os pais da igreja, revestidos de uma dignidade e uma antiguidade de que não beneficiam os postulados protestantes, surgidos em cena dezesseis séculos após a instituição do cristianismo.
" o apóstolo São Paulo, nota aqui são Francisco de Sales, é servido nesta passagem de dupla semelhança: a primeira é a do arquiteto que, utilizando materiais sólidos, constrói uma casa sobre bons princípios; a segunda, pelo contrário é a do outro Arquiteto que, edificando sobre os mesmos fundamentos, utiliza materiais combustíveis. Suponhamos agora, acrescenta o santo, para entrar no pensamento do apóstolo, que o fogo acender em ambas as casas; a que foi fabricada com material sólido não sofrerá avaria, enquanto a outra fica instantaneamente reduzida a cinzas. Se o arquiteto da primeira se encontrarei dentro dela, sai são e salvo; o outro, no entanto, se quer ser salvo, deve necessariamente passar através das chamas e receber sobre si as marcas do incêndio. Imagem natural do purgatório, no qual as almas manchadas com quaisquer culpas que não merecem o inferno devem passar e receber também os sinais do incêndio pelas obras da outra vida; enquanto as almas que não têm necessidade de se purificarem de nenhuma mancha de Culpa são preservadas destas chamas, e elas levam ao céu para receber a recompensa por suas boas obras ".



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>