15 março 2007

A história de Zaqueu


Evangelho de Lucas 19, 1-10

"1. Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.2. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.3. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.4. Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.5. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.6. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.7. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...8. Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.9. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.10. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido."

Todos queriam ver Jesus; Zaqueu, um cobrador de impostos, não fugia da regra, ficou curioso ao saber que o Pregador da Galiléia ia passar por ali. "Tão perto de mim", pensou, "Vou correndo vê-lo". Seu coração estava palpitando como um tambor de pele, mas ele era baixinho, teve que subor numa árvore para poder avistar o Mestre.
A atitude de Zaqueu deve ser a nossa; ter um coração sedento de ver, tocar, conversar com Jesus, enfim, estar perto daquele que pode nos dar a paz.