12 julho 2018

Com o Rosário na mão, treinador da Croácia continua a fazer história: «Deus está diariamente na minha vida»


Zlatko Dalic levou seu país para a final da Copa do Mundo


A Croácia se tornou uma das grandes sensações da Copa do Mundo que está sendo realizada na Rússia. Seu grande jogo levou a este país de pouco mais de 4 milhões de habitantes para a final da Copa do Mundo, onde na quarta-feira ele derrotou a Inglaterra na prorrogação. No domingo ele vai jogar contra a França pelo título.
Modric, Rakitic, Kovacic, Suvasic ou Mandzukic são alguns dos grandes nomes que lideram este grupo que pode fazer história. E nos controles da seleção é um treinador muito menos conhecido do que seus jogadores e perfil muito menor. No entanto, seu trabalho está sendo elogiado em todo o mundo.
Trata-se de Zlatko Dalić, um croata de 51 anos nascido em território atualmente bósnio, ele era um jogador de futebol profissional, mas não destacou como uma figura internacional e sempre desempenhou no que foi a ex-Iugoslávia. Como jogador foi recrutado durante a guerra dos Balcãs para defender sua cidade, Livno, os ataques do sanguinário general Ratko Mladic, agora condenado a prisão perpétua pelo Tribunal de Haia por crimes contra a humanidade.
"Grato ao meu querido Deus"
Tampouco como treinador tem uma carreira de primeiro nível, tendo treinado em seu país, Albânia e Arábia Saudita. No entanto, ele diz que seu segredo é humildade e perseverança, que vêm de sua profunda fé católica.
Em uma entrevista com a rádio católica Hrvatski Katolicki, Dalic confessou que "tudo que eu fiz na minha vida e na minha carreira eu devo à minha fé e estou grato ao meu querido Deus."
Uma das imagens mais marcantes foi vê-lo durante as partidas da Copa do Mundo segurando um Rosário, que ele sempre carrega no bolso. "Eu sempre carrego um comigo e quando sinto que estou passando por um momento difícil, coloco a mão no bolso , me agarro a ele e depois tudo fica mais fácil."
"Deus, presente diariamente na minha família"
Dalic nunca escondeu seu catolicismo, mas o evidencia. Em outra entrevista para a revista Glas Koncila , editada pelo Arcebispo de Zagreb, ele fala sobre sua infância católica em Livno. "A casa dos meus pais era a mais próxima do mosteiro franciscano. Eu era um coroinha quando criança, era estava feliz indo à igreja e minha mãe me ensinou e passou a fé. Eu sempre fui um crente e tenho educado meus filhos dessa maneira . Todos os domingos tentamos ir à Eucaristia. A fé me dá força, eu sempre carrego um rosário no bolso e rezo antes de jogar ", explicou.
O treinador croata confessou que dá "graças a Deus todos os dias, porque ele me deu força e fé, mas também a oportunidade de fazer algo em minha vida. Para mim e minha família, a fé é extremamente importante "e eu insisti que " Deus está presente diariamente em minha família e em minha vida ".
Forjou sua fé na Iugoslávia comunista, agora vive com total naturalidade. Questionado sobre os sofrimentos ou fracassos da vida, Dalic afirmou que "cada um, de uma maneira ou de outra, carrega sua cruz. Há momentos difíceis na vida em que não devemos desistir e afundar. Com fé pode-se voltar muito melhor para o caminho certo. Ajude e dê força para carregar a cruz e lutar com ela. Em situações que parecem não ter solução, também há soluções na fé, mas você precisa confiar".
A família, seu outro grande pilar
O outro grande pilar para o técnico da Croácia é a sua família . Casado e pai de dois filhos, a fé e a família vêm em primeiro lugar. Assim como ele foi testado na fé, assim foi a sua família, depois de sua experiência como treinador que viveu na Arábia Saudita. Ele foi morar lá sozinho. E com essa experiência ele aprendeu muito.
No mundo de hoje, ele disse, "não há tempo para dedicar à família por causa do trabalho. Quando voltei para casa, percebi que não era tudo negócios e dinheiro , que havia outras coisas e alegrias além do futebol. "
"Quando você olha para trás, vê que a vida corre muito rápido e é cheia de coisas sem importância que tiram muito tempo e energia. No entanto, quando tragédias, doenças e acidentes ocorrem, eles fazem você se aprofundar. Eu percebi que um homem precisa de uma família, não apenas trabalho e dinheiro ".
Ele não é o único católico da equipe
Dalic não é o único membro da equipe nacional croata que tem profundas convicções religiosas. O meio-campista do Real Madrid Mateo Kovacic é também um católico declarado. Como seu treinador, ele era um coroinha em sua paróquia, onde Kovacic conheceu sua atual esposa, que era então uma das garotas do coro.

Assíduo à Medjugorje, o jogador croata afirma que ele vai à missa aos domingos. "Não tenho problemas em dizer que acreditar me dá forças, me ajuda a jogar melhor" ou ao reconhecer que "normalmente, sob a camisa do time, eu uso uma camiseta com uma imagem de Jesus", disse ele em uma entrevista.
De: religionenlibertad.com


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>